Vídeos históricos – GP de Portugal (1985)

Senna, punho cerrado, braço esquerdo erguido, é recebido no parque fechado do Estoril por um exultante Peter Warr. Registro histórico da primeira vitória de Ayrton na Fórmula 1, em sua 16ª corrida na categoria

RIO DE JANEIRO – Na terça-feira, feriado de Tiradentes, completou-se exatos 35 anos da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1.

Como presente aos fãs do tricampeão do mundo, o blog traz a íntegra do GP de Portugal, disputado em 21 de abril de 1985, dia marcado, também, pela tristeza da morte de Tancredo Neves, que fora eleito presidente da república pelo Colégio Eleitoral em janeiro e sequer tomara posse. Em seu lugar, assumiu o vice José Sarney.

Reginaldo Leme, que estava lá na transmissão in loco com Galvão Bueno, fez entrevistas a posteriori com Ramalho Eanes e Mário Soares, dois dos principais políticos lusos – que conheciam bem Tancredo.

Voltando ao triunfo de Senna, a vitória do brasileiro foi marcante por ter sido de ponta a ponta e o próprio Ayrton admitiria que as condições no circuito eram terríveis. “Quase saí da pista várias vezes”, contou depois.

Foi também a última vez que uma equipe invadiu a pista para comemorar uma vitória. Quase que Nigel Mansell, ao final, atropelou meio pessoal da Lotus. A FIA, daí em diante, proibiu tamanha comemoração.

https://www.youtube.com/watch?v=pFvSBR9AdzM

Comentários

  • Uma grande corrida de Senna, na chuva.
    Curioso notar que a Lotus manteve o 1-2 durante mais de 2/3 da corrida, com De Angelis que largou em quarto, pulando pra segundo na largada e ficando nessa posição até a volta 40 aproximadamente.
    Alilas, essa Lotus, que os brasileiros gostam de dizer que não era um bom carro, fez 8 poles na temporada (7 de Senna e 1 de De Angelis), e 3 Vitorias (2 de Senna e 1 de De Angelis), terminando a temporada em quarto lugar (Senna) e quinto lugar (De Angelis).
    Le Professeur (Prost) mais uma vez rodou na reta….kkkk
    Essa corrida mostra como a F1 era perigosa ainda nessa epoca: carros batidos ficavam na beira da pista, carros que ficaram parados na pista eram socorridos com a corrida em plena disputa, e no meio daquela chuva onde ninguém enxergava nada….Incrível !!! E a gente achava normal.

    Antonio

    • Seis anos depois desse GP de Portugal, em mais uma corrida na chuva, presenciamos um dos maiores casos de vergonha alheia da história da F-1: Prost rodou na volta de apresentação do GP de San Marino, de 1991.