È finito

RIO DE JANEIRO – Acabou.

Fim de papo: após cinco temporadas – a sexta nem começou ainda… – catorze vitórias, doze pole positions e nenhum título mundial conquistado por Maranello, Sebastian Vettel está fora da Ferrari após 2020.

O tetracampeão mundial de 32 anos não chegou a um termo de renovação com a lendária equipe italiana e hoje foi confirmado o que o jornal Bild, publicação germânica, já antecipara na segunda-feira e o GRANDE PRÊMIO discutiu à noite em mais uma edição do Paddock GP. Um jornalista cravara que seria difícil a permanência de Vettel na Ferrari. E hoje a notícia é confirmada, provocando um abalo sísmico na Fórmula 1.

E tudo isso em meio à Pandemia que já atrasou em quase dois meses o início de uma temporada prevista para iniciar em julho próximo – em princípio – com provas na Áustria e sem público.

“Minha relação com a Ferrari se encerra ao fim de 2020″, disse Vettel, através de comunicado divulgado pela Ferrari. “Para conseguir os melhores resultados possíveis no esporte, é vital que todos os envolvidos trabalhem em harmonia. A equipe e eu percebemos que não há mais um desejo comum de seguir juntos além dessa temporada. Questões financeiras não foram um fator nessa decisão conjunta. Não é assim que eu penso quando tomo certas decisões, nem nunca será”, seguiu.
“O que está acontecendo nesses últimos meses levou muitos de nós a refletir sobre as reais prioridades na vida. Você precisa usar a imaginação e adotar uma nova abordagem. Eu, por exemplo, vou usar o tempo para refletir no que realmente importa quando o assunto é o meu futuro. A Ferrari ocupa um lugar especial na F1 e espero que tenha todo o sucesso que merece. Por fim, quero agradecer a todos na família Ferrari, todos os tifosi do mundo, todo o suporte que tive ao longo dos anos. Meu objetivo imediato é terminar minha passagem pela Ferrari, torcendo por novos momentos lindos juntos, completando os outros tantos que já tivemos”, destacou.
“Essa é uma decisão conjunta tomada por nós e por Sebastian, uma decisão que as duas partes consideram ser para o bem”, destacou Mattia Binotto, chefe de equipe. “Não foi uma decisão fácil, considerando o valor do Sebastian como piloto e como pessoa. Não houve razão específica para essa decisão, além da crença comum e amigável de que já é hora de tomar caminhos diferentes para alcançar nossos respectivos objetivos”, seguiu.
Muito se especula e será especulado sobre as motivações que levaram ao rompimento da parceria, que segundo o chefão da Ferrari, foi feito em comum acordo. Descartada a hipótese de não ter havido questões salariais, o problema teria nome e sobrenome: Charles Leclerc. O monegasco e Vettel andaram se bicando no último ano – apesar do bom relacionamento fora das pistas – e o ponto alto da tensão foi o acidente que eliminou ambos do GP do Brasil, em Interlagos.
É uma situação semelhante à qual o mesmo Vettel passou na Red Bull, quando Daniel Ricciardo tornou-se pedra no sapato do alemão, que acabaria por fechar com a Ferrari. O mesmo aconteceria ao australiano com a vertiginosa ascensão de Max Verstappen na escuderia rubrotaurina.
A Fórmula 1 é isso. Oportunidades vão e vêm ao sabor do vento e é preciso aproveitá-las. A Ferrari trouxe dois grandes campeões e nenhum dos dois levou títulos com os carros vermelhos. Nem Fernando Alonso e agora nem Vettel – sinceramente, ganhar o quinto campeonato em 2020, se este acontecer, é uma hipótese pouco plausível ante o favoritismo da Mercedes, que no atual regulamento vem dominando tudo.
Na esteira do anúncio do fim do vínculo de Vettel, começam as especulações. Sem dúvida, Daniel Ricciardo e Carlos Sainz Jr. são bons nomes. E há um astro que não renovou – ainda – para 2021, que atende pelo nome de Lewis Hamilton.
Todavia eu não sei se é o caminho. Se é o que a Ferrari necessita no momento. Acho mais viável o investimento em Sainz e/ou Ricciardo, deixando para segundo plano uma possível ascensão de Mick Schumacher, que inclusive ainda precisa fazer melhor na Fórmula 2 para mostrar que está pronto e apto a subir para a Fórmula 1.
As cartas estão à mesa. Inclusive as do futuro de Vettel. Aposentadoria? Nova equipe? Ano sabático?
É com vocês, nos comentários.

Comentários

  • Acho que nem a Ferrari imaginava que Leclerc seria tão bom logo em sua primeira temporada em Maranello. Foi protagonista, lutou de fato com as Mercedes e Verstappen, venceu corridas cruciais e não arranjou problema, já Vettel, fez tudo ao contrário. O monegasco é junto com o holandês da Red Bull, o futuro da categoria e, aposto a tempos, será melhor sucedido, maturou mais, é mais calmo, previsível e constante.

    Não vejo Vettel indo para nenhuma outra equipe, da mesma forma que não vejo Hamilton saindo da Mercedes, aposto num período sabático e uma volta em um revigorado WEC pela adesão aos LMD e GT3.

  • Comentar sobre a carreira do Vettel é muito complicado, porque geralmente os seus fãs têm um argumento que eles pensam ser imbatível, incriticável: ” Ele é tetra, e ponto final, não se fala mais no assunto”.

    Meu argumento é bem diferente: ele foi tetra porque seu companheiro de equipe era um Zé Ruela.Mark Webber não é piloto. Ele é motorista. A Red Bull era um foguete, Vettel disparava na frente, e o único que poderia vencê-lo seria o Mark Webber, porque também pilotava, ops, dirigia, o único outro foguete daquela época.Mas nós sabemos o que aconteceu…

    Sejamos sinceros, bastante sinceros, e vamos raciocinar por hipótese. Vamos supor que nos anos vitoriosos na Red Bull, Hamilton e/ou Alonso fossem os companheiros de Vettel. O que aconteceria? Vettel não seria nem campeão! Zero títulos! Já vai tarde! Pena que a aposentadoria não será esse ano.

    Em 2021, acho que fica assim:

    Vettel aposentado
    Sainz na Ferrari
    Ricciardo na McLaren
    Hamilton ainda ficará muito tempo na Mercedes
    E quem entra na Renault? Essa eu não sei responder

      • Grato, Zé Maria, por concordar com a minha “tese” sobre o Vettel. Somos minoria. Alguns fãs dele são lunáticos e pensam que o Vettel está no mesmo nível do Senna e do Schumacher!

  • Supondo que realmente assistiremos corridas em 2020, precisamos falar sobre as famosas ordens de equipe na Ferrari que, se acontecerem, já dá para prever o que Vettel fará: como está indo embora, ele não deixará o Leclerc passar em nenhuma hipótese, caso a equipe solicite.

  • Se a Ferrari tem pretensões em Hamilton, eu não acredito que o inglês correria o risco de perder a excelente chance de um 7° titulo com a Mercedes, pra tentar uma aventura com os italianos. Se houver campeonato esse ano e ele ganhar, ou se ganhar em 2021, ele toparia ir pra Ferrari em 2022.
    Assim, se eu fosse a Ferrari iria procurar um piloto que topasse um acordo (contrato) por um ano, guardando a vaga para Hamilton em 2022. E ai, em termos de contrato por 1 ano, o melhor piloto que está disponível é….Fernando Alonso !!!!
    Como acho essa hipótese improvável pelos lados da Ferrari, então as opções seriam A) bDaniel Ricciardo, e B) Carlos Sainz.
    Se o Ricciardo sai da Renault pra Ferrari, dai acredito que a Renault possa oferecer uma boa opção para Vettel. Já a McLaren seria uma incógnita, e não acredito que o alemão se arriscaria por lá. Eu por exemplo, não acho que as chances dele ir pra lá sejam grandes.
    Enfim, é um exercício de adivinhação, exceto para alguns insiders. Eu vejo a chance mais alta dele pendurar o capacete.
    Embora a imprensa europeia esteja falando muito em Carlos Sainz, eu acho sintomático que o Cyril Abiteboul já vinha falandoa cerca de 1 mes que a Renault teria dificuldade de manter Ricciardo pra 2021….se eu fosse apostar contra a banca, apostaria em Ricciardo. Isso caso a Ferrari queira ter 2 pilotos n°1.
    Sainz seria a opção logica, barato e relativamente conhecido, filho de campeão, tá bem “adestrado”, seria um excelente segundo piloto para Leclerc.
    Mas também podemos nos surpreender que a Ferrari venha com alguém menos votado…não acredito de jeito nenhum em Giovinardi, mas, se eu tivesse de escolher, iria atras de um piloto jovem, barato e ousado. Nesse caso iria buscar na F.E o Holandes Nick de Vries.
    Agora é esperar pra ver.
    Muitos boatos virão nos próximos dias, quiça esses boatos virem noticia real.

    • Também sinto que, por mais improvável que possa parecer, Alonso deva sim ser considerado como uma opção, muito mais que Sainz e Ricciardo.
      Nick de Vries jamais, duvido que uma equipe com a tradição da Ferrari tope uma dupla de pilotos tão jovem, ainda mais por conta da pressão por vitórias e títulos.

    • Penso que o Hamilton quer ganhar o 7º e o 8º título na Mercedes, e só depois dessas duas conquistas ele encerraria a carreira na Ferrari.

      Não há dúvida de que Alonso é o melhor piloto disponível no mercado no momento, mas acho que ele está “queimado” na Ferrari eternamente. Acredito que a alta cúpula da escuderia não gostaria que ele passasse nem perto do box da equipe.

      • Só um adendo, Jeferson:
        Raikkonen também saiu (foi “saído” na verdade) cuspindo marimbondos, mas mesmo assim acabou voltando, e voltando bem.
        É por essa razão que não acho impossível a alternativa Alonso, desde que com o ego e o estilo desagregador devidamente domesticados.
        Até por conta da idade e dos 4 anos desperdiçados na McLaren.

      • Zé Maria, você está certo em relação ao Kimi. Mas acho difícil alguém domesticar o ego do Alonso. E o seu estilo nós conhecemos muito bem: ele quer toda a equipe trabalhando só para ele, e que se dane o 2º piloto.

        Um fato que me ocorreu hoje é que o fato do campeonato ainda não ter começado está “beneficiando” o recorde do Rubinho de maior número de largadas, que o Kimi, se tivéssemos todas as corridas previstas para 2020, iria bater esse ano.

        Bem, o Kimi ainda pode bater esse recorde, pois a Liberty já sinalizou que podemos ter corridas até janeiro de 2021.

  • N acredito que vettel queira parar com 32 anos ,tem muita lenha pra queimar,acredito q ele quer se redimir e dar a volta por cima,torço por ele na renault lidarando um projeto visando a mudança do regulamemto em 2022,seria muito legal ver ele campeao novamente e calando a boca dos criticos e principalmemte da ferrari.