Forfait de peso para Le Mans

RIO DE JANEIRO – O plantel já era dos menores dos últimos anos com apenas onze carros. Hoje, veio a notícia de que a Porsche GT Team e sua base estadunidense coordenada pela CORE Autosport não irá para a prevista edição de 2020 das 24h de Le Mans, a princípio marcada para setembro.

A desistência surpreende, mas não muito. No pouco que escrevi aqui no blog sobre a Pandemia, já havia comentado que os esportes a motor estão dentre os mais afetados de todos – se não for o mais afetado. A recessão econômica vai pegar muita gente pelo contrapé e os EUA, com mais de 1 milhão de casos confirmados de Covid-19, sofrem tanto ou mais que as outras nações do planeta.

Dessa forma, as inscrições dos carros #93, que teria Earl Bamber, Nick Tandy e Matt Campbell, bem como o #94 elencado com Mathieu Jaminet, Patrick Pilet e Julien Andlauer estão descartadas. O #91 terá Gianmaria Bruni/Richard Lietz/Fred Makowiecki e o #92 com os atuais campeões do mundo Kévin Estre e Michael Christensen, além de Laurens Vanthoor. São, aliás, os dois carros do FIA WEC.

Dessa forma, o plantel de LMGTE-PRO é reduzido a apenas nove inscrições – as seis do Mundial, às quais se somam a Ferrari da Risi Competizione e os dois Corvette C8-R.

Agora o total de forfaits sobe para três: a SRT41 competiria com um protótipo Oreca 07 adaptado para pilotos com mobilidade reduzida e a primeira reserva é a Spirit of Race, da LMGTE-AM.

As vagas da Porsche serão preenchidas, de acordo com a relação de suplentes, pela ByKolles e seu protótipo LMP1, além da IDEC Sport com uma segunda inscrição LMP2. Agora, a primeira escuderia na lista de espera é a High Class Racing, com o carro que teria o veterano Jan Magnussen. Os nórdicos aguardam nova desistência para se tornarem titulares.

O plantel de 62 carros está agora assim distribuído: sete LMP1, 25 LMP2, nove LMGTE-PRO e 21 LMGTE-AM.

Comentários

  • Isso é mais uma má noticia a juntar a muitas que têm surgindo no mundo do automobilismo desde que esta pandemia apareceu.
    Com o cancelamento e adiamento de vários Grandes Prémios de F1, Rallys e também das 24 Horas de Le Mans, muitas equipas vão ter muitos problemas financeiros para resolver e vamos ver se ainda vai haver corridas este ano. Eu espero que sim e ainda tenho esperanças, mas…

    visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

  • RM, foi espetacular a live com o Roberto Moreno. Histórica! Boas estórias, boas risadas; piloto competentíssimo, além de possuir uma humildade gigantesca.
    Parabéns pela sua participação também.
    Ansioso pela publicação do seu livro, já vinha acompanhando algumas publicações do assunto no seu blog. São lembranças muito boas, a velha F1 da ‘graxa’…
    Abraço!

  • Acaba liberando nomes de peso para participar da prova nos LMPs, inclusive com campeões na geral disponíveis. Não sei se a Porsche permite, mas tem caras muito rápidos nessa lista.

  • Olá Rodrigo,

    Obrigado por continuar escrevendo e nos mantendo atualizá-los. No “Novo normal” e com o advento cada vez mais forte do carro elétrico, esses grandes eventos vão perder sua força dentro do formato atual e essas provas vão se adaptar, não é o fim do mundo.

    A adaptação será de novos entrantes e com outras características, sem as complexidades e patamares do custo atual do motores a combustível fóssil.

    Vamos ver…