Jean-Louis Lacerda Soares

RIO DE JANEIRO – Campeão do I Grande Prêmio Juscelino Kubitschek, evento que marcou a primeira corrida de automobilismo em Brasília, no dia 23 de abril de 1960, o paulista Jean-Louis Lacerda Soares morreu na última sexta-feira. Ele é mais uma das muitas vítimas da Pandemia do Covid-19 no Brasil.

O “Lagartixa”, apelido de Jean-Louis quando piloto, ganhou a prova principal das classes Esporte e Mecânica Nacional, num evento com três corridas. Com uma Ferrari Testarossa, ele venceu na geral e na divisão Esporte, enquanto Ciro Cayres ganhou a prova da Mecânica Nacional com um Maserati-Corvette. Na prova do Grupo I, de carros originais, venceu Chico Landi com um FNM-JK.

Entre os convidados ilustres que assistiram à vitória de Jean-Louis estava ninguém menos que Juan Manuel Fangio, que esteve na inauguração de Brasília, deu a bandeira de largada nas corridas e ofertou aos vencedores os troféus.

Jean-Louis, que tinha amigos no jet-set internacional, foi dono também da concessionária Marcas Famosas, que revendia modelos Volkswagen e teve equipe na Fórmula Super Vê entre 1974/75 com os Kaimann prateados guiados por Eduardo Celidônio e Alfredo Guaraná Menezes.

Há alguns anos, Jean-Louis foi homenageado no Rio de Janeiro por ocasião de uma prova de Porsche Cup em Jacarepaguá. Tive a oportunidade de entrevistá-lo para o extinto Grid Motor, do SporTV. A ele e a Fritz d’Orey. As entrevistas se encontram nos arquivos da casa.

Foi casado com Ilde – que também teve Covid-19 por 61 anos e teve três filhos. A agora viúva recuperou-se. Mas Jean-Louis, não. Internado no hospital Sírio Libanês, ele não resistiu e partiu.

Sentimentos à família e amigos.

Comentários