Vídeos históricos – GP da Austrália (1981)

RIO DE JANEIRO – Quem acompanhou no canal do Grande Prêmio o excepcional programa Cadeira Cativa da terça-feira retrasada, do qual tive a honra de participar com os craques Flavio Gomes e Luiz Alberto Pandini num papo com Roberto Pupo Moreno, que durou, sei lá, quase cinco horas, deve ter prestado atenção em algum momento que ele falou de um GP da Austrália acontecido em 1981.

Não foi uma prova de Fórmula 1 e sim uma corrida de Fórmula Atlantic com chassis Ralt em maioria absoluta. Essa corrida teve a participação de ninguém menos que Nelson Piquet e Alan Jones, campeões mundiais em 1981 e 1980, afora Jacques Laffite e Larry Perkins.

A corrida foi realizada no circuito de apenas 1,6 km (uma milha) de extensão no circuito de Calder Park, com apenas 100 voltas. Moreno fez a pole com o tempo de 39seg2 e venceu a prova, que vocês podem acompanhar no vídeo acima.

Com uma volta de vantagem, aliás e a propósito, sobre Nelson Piquet. Depois, só australianos: Geoff Brabham, filho do tricampeão Jack, foi o 3º colocado, com o ex-Fórmula 1 Larry Perkins em quarto e Andrew Miedecke em quinto.

Jones e Laffite abandonaram a prova que contou com um grid de 20 carros.

Comentários

  • Inclusive ele colocou entre as melhores (ou mais emocionantes, não lembro) corridas da vida dele, só não lembro se está ficou em primeiro ou segundo lugar.

    • Vi a live do Moreno no Cadeira Cativa, além das lives que ele participou no canal do Lito Cavalcanti, o Moreno é o cara! Tirava leite de pedra. Por conta de detelhes ele não teve oportunidades melhores na F1 e na Indy. Por muito pouco ele não levou o campeonato de 2000 da CART.

  • Assisti ao vídeo da entrevista hoje e acabo de ver o da corrida. Parabéns a vocês por darem a oportunidade do Moreno contar sua história, ele merece nosso respeito. Um piloto acima da média e um cara super gente fina.

  • Bom dia Rodrigo,
    Certamente você deve estar sabendo do protótipo TMC em desenvolvimento pelo Tarso Marques, visando o Brasileiro de Endurance. Na sua opinião, vinga ? Aguardamos ansiosos um post seu sobre.
    Um abraço,
    Danilo Candido