24h de Le Mans virtual: pole é da ByKolles

RIO DE JANEIRO – A partir das 10h de Brasília deste sábado, será disputada, exatamente no mesmo fim de semana para o qual estava programada a prova real, a edição virtual e oficial – é bom lembrar – das 24h de Le Mans.

Sei que andaram vendendo a ideia de outra 24h de Le Mans, que por acaso foi disputada no fim de semana passado, mas com chancela do ACO, só esta aqui mesmo que acontece amanhã e domingo com a participação de 50 carros e 200 pilotos – reais e de simuladores – na plataforma do rFactor 2, com protótipos LMP2 Oreca e modelos de GT das marcas Porsche, Ferrari, Corvette e Aston Martin.

A lista de pilotos vocês já conferiram há alguns dias e é simplesmente estelar, com a presença de sete brasileiros – entre eles, Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e Felipe Massa, afora os dois dos três regulares do FIA WEC (Bruno Senna e André Negrão), além de Tony Kanaan e Pietro Fittipaldi. Sem contar Fernando Alonso, Lando Norris, Max Verstappen e outros excelentes nomes das pistas.

Mas foram os pilotos de simulador os responsáveis pelas voltas de classificação e assim a ByKolles Burst eSport conquistou a pole position graças ao esloveno Jernej Simoncic, que terá como parceiros de guiada o francês Tom Dillmann, o argentino Estebán Guerrieri e o dinamarquês Jesper Pedersen, o segundo especialista de eSports da tripulação.

Simoncic fez o tempo de 3’23″380 e foi 0″223 melhor que Arne Schoonvilet, que classificou o carro #30 do e-Team WRT, que terá entre os pilotos reais o belga Dries Vanthoor e o bom sul-africano Kelvin Van der Linde.

Treze carros ficaram dentro do mesmo segundo da pole e o Team Redline, de Verstappen e Norris, está entre eles, com o 5º lugar do grid. O melhor entre os LMP2 classificados com brasileiros a bordo é o #14 da FA/RB AllInSports, com Rubens Barrichello e Fernando Alonso, na 13ª posição.

A Rebellion Williams eSport com o carro #2 de Bruno Senna e parceiros alinha em vigésimo, duas posições à frente do #10 da Toyota Gazoo Racing ARG, que terá a bordo Nelsinho Piquet. A Signatech-Alpine Elf, do atual campeão mundial de LMP2 André Negrão parte de 25º no grid e a MPI-Zansho, com Pietro e Kanaan, ficou em 29º – não muito longe do ‘quarteto fantástico’ de profissionais da Penske que levou nada menos que três segundos no lombo dos pilotos de simulador.

Na classe dos GTE, Joshua Rodgers, que disputou o Race at Home Challenge do ABB FIA Fórmula E entre os pilotos de simulador, marcou a pole position para a categoria dele, com o carro #93 do Porsche eSports Team.

Ele cravou 3’46″550, mais de meio segundo abaixo do estadunidense Mitchell DeJong, com o carro que dividirá com os profissionais Nick Tandy e Ayhancan Güven, além do simracer norueguês Tommy Ostgaard. No carro #91, estará a dupla titular da Porsche na Fórmula E, formada por Andre Lotterer e Neel Jani.

Quatro Porsches ficaram nas quatro primeiras posições, sendo o melhor modelo afora os 911 RSR o Aston Martin #95 que tem entre os titulares Nicki Thiim – que é rato de simuladores e Richard Westbrook.

A Strong Together, equipe do brasileiro Felipe Massa, que conta também com Giancarlo Fisichella e Francesco Castellacci, ficou com a penúltima posição do grid, com a marca de 3’50″307.

O blog terá o link com a transmissão das 24h de Le Mans virtuais, AO VIVO e na íntegra, neste sábado. Se quiserem acompanhar, fiquem à vontade. A casa é de vocês!

Comentários