Direto do túnel do tempo (470)

RIO DE JANEIRO – Ano de 1980, 48ª edição das 24h de Le Mans. A clássica prova francesa, disputada nos dias 14 e 15 de junho naquela oportunidade, viram um pequeno construtor francês marcar território e fincar bandeira como o último independente a triunfar em La Sarthe.

E com o criador ao volante de sua criação: em dupla com Jean-Pierre Jaussaud, campeão da prova em 1978 pela equipe Alpine-Renault, Jean Rondeau (1946-1985) é também até hoje o único piloto-construtor vitorioso na principal corrida de Endurance do planeta.

O modelo Rondeau M379B que bateu a poderosa Porsche era um projeto baseado nos Inaltera GTP que estrearam na prova em 1976. Rondeau era associado a Gérard Welter, que depois faria seus protótipos conhecidos como WR e WM, sempre com motor Peugeot. Jean preferiu receber unidades Cosworth, derivadas dos blocos de Fórmula 1.

Um outro carro, o #15 da dupla Jean Ragnotti/Henri Pescarolo, partiu da pole enquanto Rondeau/Jaussaud vinham de quinto no grid que apresentava 55 carros participantes. O começo da disputa foi – ao que consta – o pior em condições climáticas das 24h de Le Mans em todos os tempos. Jacky Ickx, que depois se consagraria como um dos maiores vencedores da pista, queixou-se do “fog” levantado pelos carros fechados – ele guiava um Porsche 908/80 alinhado pela Joest Racing com patrocínio Martini & Rossi – e o próprio Joest, junto a bordo.

O carro alemão chegou a liderar quando cessou a chuva e a pista secou, mas perdeu 14 minutos nos boxes por conta de uma correia da bomba de combustível, que se rompeu. Ickx/Joest alcançaram Jaussaud/Rondeau – que lideravam – pegaram a ponta e vinham sólidos em primeiro quando, restando cinco horas para o fim, quebrou o câmbio.

A bem da verdade, a equipe subestimou a regularidade do Rondeau M379B de cor escura e patrocinado pela ITT LePoint. A dupla francesa ficou à frente com três voltas de diferença – Ickx descontou uma apenas –  e nem mesmo a chuva que voltou a pouco menos de uma hora da quadriculada atrapalhou alguma coisa. Jean-Pierre Jaussaud optou por não trocar de pneus e a escolha por permanecer de slicks quase pôs tudo por terra na última volta, quando a tempestade apertou.

Por sorte, Jaussaud saiu da pista e não bateu em nada. Cruzou a meta final com 338 voltas concluídas, à média de 191,899 km/h. Desde então, Rondeau se tornou o último independente a vencer em Le Mans e o primeiro (e até hoje único) piloto-construtor campeão da prova desde 1923.

Há 40 anos, direto do túnel do tempo.

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