Hans Mezger (1929-2020)

Criador e criatura: Hans Mezger (1929-2020) foi o homem que projetou e desenvolveu os motores TAG Porsche Turbo, que marcaram uma época de ouro da McLaren na Fórmula 1

RIO DE JANEIRO – Partiu na última quarta-feira um pedaço da história da Porsche, do automobilismo de competição e da Fórmula 1. Morreu aos 90 anos o engenheiro alemão Hans Mezger, criador de várias usinas da casa de Weissach que ficarão marcadas para sempre no coração dos fãs da marca alemã e também do esporte a motor.

Funcionário da Porsche desde 1956, quando entrou no departamento de cálculo da marca e começou os trabalhos nas instalações de Zuffenhausen. O primeiro motor no qual esteve envolvido em projeto foi o Type 547, que inspirou a unidade mecânica dos modelos Porsche Fórmula 1 do início dos anos 1960.

O conceito aplicado na construção desse motor foi de grande valia para os modelos de rua, tanto que os propulsores das gerações de carros com as siglas 901 a 911 são denominadas “Mezger Engine”. E foi dele também a concepção mecânica com 12 cilindros opostos usada na lenda das pistas, o Porsche 917. Também através de Mezger, a marca alemã introduziu os turbocompressores em seus carros de passeio e competição – especialmente os brutais Porsche 917/10, 917/20 e 917/30 das séries Can-Am e Intersérie, além do Carrera RSR Turbo, segundo colocado absoluto nas 24h de Le Mans de 1974.

Não obstante, o engenheiro foi também responsável pelas unidades mecânicas dos modelos 935 e 936 de competição, das quais seriam derivadas os propulsores dos Grupo C 956 e 962, que deixaram uma marca indelével na história do esporte.

Em 1981, Mezger dedicou-se a um projeto que marcou época e pôs a Porsche de volta à Fórmula 1. Após dois anos de desenvolvimento, em 1983 estreava num chassis McLaren o motor TAG Porsche V6 Turbo com ângulo de 80º nas bancadas, projeto encomendado pelo sócio de Ron Dennis, o saudita Mansour Ojjeh. Esse propulsor desenvolvia mais de 1000 HP de potência em unidades desenvolvidas para classificação.

A união McLaren-Porsche não poderia ter sido mais feliz, rendendo três títulos mundiais de pilotos – dois com Alain Prost e um com Niki Lauda, além de dois troféus de construtores à equipe inglesa.

Em seu currículo, contudo, há um grande malogro: o motor 3512 construído para a Footwork no retorno da Porsche à Fórmula 1 em 1991. Esse motor, além de padecer de sobrepeso em relação às demais unidades V12 da época, nada mais era que dois blocos do TAG Porsche fundidos. Foi talvez o único grande fracasso de Mezger como engenheiro de motores, após colaborar também com o desenvolvimento da unidade Type 2708 que equipou entre 1987 e 1990 os chassis March na Fórmula Indy, no time oficial do construtor alemão.

Comentários

  • bom dia rodrigo perda irreparavel para o automobilismo mundial esta figura era um genio evoluiu uma especie de 4cil e60cv para 12cil e 1200cv todos vencedores ele nao cabia mais neste mundo merda que vivemos vai com deus sabio incomparavel