Le Mans 2020 em cinco dias

RIO DE JANEIRO – Um ano terrível, de situações excepcionais, requer também uma necessidade excepcional para a disputa 2020 das 24h de Le Mans, que serão realizadas dentro de três meses – espera-se – em setembro, na sua 88ª edição.

Pela primeira vez em muito tempo, foram cancelados, de uma só tacada, o Journée Test – nada de ensaios prévios, portanto – as verificações técnicas abertas ao público e a parada dos pilotos, normalmente realizada nas cercanias da Place de la Republique.

O calendário divulgado oficialmente nesta quinta-feira pelo Automóvel Clube do Oeste (ACO) condensa a realização inteira do evento em cinco dias, quatro deles com atividades de pista e, de forma inédita, haverá treinos sexta-feira.

Dentro do já programado, haverá a estreia do formato classificatório Hyperpole, com meia hora de pista aberta para os seis carros mais rápidos das quatro classes em disputa – LMP1, LMP2, LMGTE-PRO e LMGTE-AM buscarem os melhores tempos e os dois pontos extras ofertados aos mais rápidos. Lembro que pela primeira vez em anos os protótipos largarão à frente dos modelos de GT e haverá separação com a classe principal à frente da secundária, sem mistura, independentemente de um LMP2 conseguir um tempo melhor que um LMP1 e um LMGTE-PRO ser batido por um LMGTE-AM.

Haverá quatro sessões livres quinta e sexta, sendo o treino livre noturno de participação obrigatória a todos os pilotos. E um treino classificatório curto de 45 minutos apenas, que definirá os 24 participantes da Hyperpole.

Também o horário de largada foi modificado: a prova de 2020 começa mais cedo que o usual, às 14h30 locais – 9h30 de Brasília, até porque o horário de verão na Europa irá até o dia 22 de setembro. Portanto, o fim de semana das 24h de Le Mans será o último com o fuso de +5h entre Brasil e França.

O ACO, por tabela, confirmou também que haverá a disputa de dois eventos suporte: o Road To Le Mans, válido pelo campeonato Michelin Le Mans Cup e também a Porsche Carrera Cup.

24h de Le Mans 2020: confira a lista atualizada de inscritos

Comentários

  • De longe, a disputa que mais gosto!!!

    E assisti ao filme FORD X Ferrari esse final de semana, imagina a “sede” de assitir Le Mans!!!

  • Ué, não entendi… como assim os protótipos vão largar na frente depois de anos? Não foi sempre assim??? Lembro sempre dos LMP1 Toyota liderando o pelotão nas largadas, ou estou enganado?