Debandada: cinco forfaits e grid das 24h de Le Mans cai para 60 carros

O Team LNT desfalca a LMP1 nas 24h de Le Mans: plantel apresentou cinco desistências e foi reduzido de 62 para 60 carros

RIO DE JANEIRO – A Pandemia do Covid-19, bem como dificuldades financeiras nos mais variados níveis simplesmente viraram do avesso o plantel de 2020 das 24h de Le Mans. Os rumores alimentados ao longo do período desde março, quando a primeira lista foi anunciada, infelizmente se confirmaram. Não teremos a repetição dos 62 carros do ano passado, numa drástica redução por conta de um número recorde de desistências.

Somente hoje, 17 de julho, pouco mais de dois meses antes do evento, foram cinco forfaits confirmados em três categorias. A Ginetta reduziu sua força-tarefa a apenas um protótipo e o carro #5, que teria o britânico Ben Hanley entre seus confirmados, está fora. Com isso, a LMP1 vai para sua última prova em La Sarthe com apenas seis carros, tendo a ByKolles sido repescada da lista de suplências.

A LMP2 perdeu três inscritos e ganhou um, o único protótipo que restava no rol de espera: veio o segundo carro da DragonSpeed, que terá Hanley junto a Henrik Hedman e Felix Rosenqvist. Saíram fora a Rick Ware Racing (que não pagou o fee de inscrição) e a Performance Tech (que tinha convite direto via Cameron Cassels) – ambas equipes dos EUA – além do segundo carro da High Class Racing, que fora repescada da suplência.

Por fim, a LMGTE-PRO perdeu a GEAR Racing, que fora anunciada como LMGTE-AM e depois LMGTE-PRO, sem nenhuma outra razão como desculpa. Assim, a principal divisão de Grã-Turismo vai com apenas sete inscritos.

A LMGTE-AM sobe para 23 inscritos, com a IronLynx tendo sua Ferrari com o dorsal #60 confirmada e trio anunciado com os italianos Andrea Piccini, Claudio Schiavoni e Sergio Pianezzola. A Project 1 Racing vai com um terceiro Porsche e David Kolkmann está como o único piloto – por enquanto – confirmado.

Os japoneses da D’Station Racing restariam como única opção de reserva em caso de qualquer outra desistência, mas as dificuldades logísticas e o apertado prazo final para acordos comerciais inviabilizaram a possibilidade dos orientais de permanecer na lista de inscritos como stand-by.

De modos que o plantel terá 30 protótipos – seis LMP1 e 24 LMP2 – e mais 30 GTs, com sete LMGTE-PRO e 23 LMGTE-AM. O total de pilotos brasileiros segue inalterado, por hora, com sete nomes – podendo ter mais. Bruno Senna na LMP1; Pipo Derani e André Negrão na LMP2; Daniel Serra na LMGTE-PRO; Felipe Fraga, Marcos Gomes e Augusto Farfus na LMGTE-AM.

Dos 60 carros anunciados, 29 contarão pontos para o WEC – as 24h de Le Mans 2020 têm peso dobrado na classificação do campeonato.

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