Divórcio: Acura e Penske encerram parceria na IMSA após 2020

RIO DE JANEIRO – Em “mútuo acordo”, acaba em divórcio a parceria entre o Team Penske e a Acura (leia-se Honda) após o fim da temporada de 2020 na classe DPi do IMSA Weathertech SportsCar Championship.

Pelo visto não foi suficiente para ambos o título conquistado por Juan Pablo Montoya e Dane Cameron na última temporada. muito menos as quatro vitórias, as nove pole positions e catorze pódios conquistados em 22 oportunidades – até a corrida do último sábado em Sebring, desde que a parceria começou no fim de 2017.

A Acura já busca opções no mercado para dar continuidade ao projeto DPi em 2021. Tanto dentro do atual Paddock da categoria quanto fora dele – e com possíveis parceiros que já estiveram na série.

Em contrapartida, o Team Penske não fala – ainda – na próxima temporada – mas a expectativa é que a equipe do “Capitão” Roger explore o conceito LMDh, cujo início de projeto seria para 2022, mas deve ser adiado por pelo menos mais um ano por conta das incertezas econômicas causadas pela Covid-19, que impactaram profundamente o automobilismo no mundo inteiro.

“Em nome de todos da Acura e HPD, gostaríamos de agradecer à Team Penske por seus esforços incríveis e resultados impressionantes na corrida ao ARX-05”, disse Ted Klaus, presidente da Honda Performance Development, o braço de competição da Acura Motorsports. “O sucesso que alcançamos juntos durante os primeiros dois anos do programa nos torna ainda mais determinados a conquistar mais vitórias, defender nossos campeonatos e concluir nossa parceria com as notas mais altas.”

Mas parece que o clima não é lá dos melhores. Mesmo com tantas palavras bonitas do presidente da HPD, não faltam críticas à falta de performance e confiabilidade dos protótipos montados na plataforma Oreca – principalmente por parte dos pilotos, haja visto o que tem ocorrido em especial no carro de Ricky Taylor e Hélio Castroneves, o que também se reflete na classificação das duplas no campeonato. Cameron e Montoya, por exemplo, já estão onze pontos atrás dos líderes na tabela, com um modesto 6º lugar.

Pior ainda é a situação de Taylor e de Helinho, já que ocupam o oitavo posto a 22 pontos dos que comandam a classificação. Com a falta de resultados, não há quem possa, não é mesmo?

Comentários