ELMS: 37 carros na abertura da temporada

RIO DE JANEIRO – Um ano diferente, uma temporada diferente e um panorama igualmente diferente para a abertura do European Le Mans Series em 2020. A série de Endurance que já deveria estar a todo vapor ‘espreme’ seu novo calendário em cinco eventos de julho a novembro.

E a abertura do campeonato será de aqui para menos de duas semanas: a pista francesa de Paul Ricard será o palco do primeiro desafio do ano com uma prova de 4h de duração e a presença de três classes – com um total de 37 carros confirmados – quinze LMP2, doze LMP3 e dez LMGTE.

Os efeitos da Pandemia foram também bastante sentidos nessa competição. Algumas equipes desistiram dos planos iniciais por conta de problemas financeiros e/ou de logística. A Inter Europol Competition foi a mais afetada, talvez: perdeu duas inscrições, uma na LMP3 e outra na LMP2, porque não poderá contar com alguns dos pilotos previamente acertados – um deles, o estadunidense Austin McCusker, impedido de entrar na Europa pelas restrições sanitárias.

E a medida afetou outros times. A Thunderhead Carlin Racing, também inscrita na LMP2, não apresenta seu Dallara P217, de modos que a classe principal do ELMS terá catorze chassis Oreca 07 e um solitário Ligier.

Outras equipes comprometidas com a lista inicial divulgada em fevereiro e que não estarão na França para a rodada inicial, pelo menos na LMP3, são a britânica 360 Racing e a francesa IDEC Sport. Em contrapartida, a Graff aumentou o lote dos protótipos Duqueine M30-D08, que são os antigos Norma.

A categoria inicia o ano com carros totalmente novos – de acordo com a homologação recente –  e motores Nissan com maior cilindrada, agora com 5,6 litros de deslocamento cúbico, oferecendo também mais potência aos pilotos.

Na LMGTE, que estreia os pneus Goodyear como sucessora da Dunlop, a mesmice do confronto Porsche versus Ferrari é quebrada pela presença da Aston Martin Racing com o cliente Paul Dalla Lana, alinhando seu carro #98 como uma ‘desenferrujada’ para o restante do ano do FIA WEC.

No total, a temporada começa com 26 equipes e 103 pilotos de 23 países.

Confira aqui a lista completa de inscritos para as 4h de Paul Ricard.

Comentários