ELMS: 37 carros na abertura da temporada

E

RIO DE JANEIRO – Um ano diferente, uma temporada diferente e um panorama igualmente diferente para a abertura do European Le Mans Series em 2020. A série de Endurance que já deveria estar a todo vapor ‘espreme’ seu novo calendário em cinco eventos de julho a novembro.

E a abertura do campeonato será de aqui para menos de duas semanas: a pista francesa de Paul Ricard será o palco do primeiro desafio do ano com uma prova de 4h de duração e a presença de três classes – com um total de 37 carros confirmados – quinze LMP2, doze LMP3 e dez LMGTE.

Os efeitos da Pandemia foram também bastante sentidos nessa competição. Algumas equipes desistiram dos planos iniciais por conta de problemas financeiros e/ou de logística. A Inter Europol Competition foi a mais afetada, talvez: perdeu duas inscrições, uma na LMP3 e outra na LMP2, porque não poderá contar com alguns dos pilotos previamente acertados – um deles, o estadunidense Austin McCusker, impedido de entrar na Europa pelas restrições sanitárias.

E a medida afetou outros times. A Thunderhead Carlin Racing, também inscrita na LMP2, não apresenta seu Dallara P217, de modos que a classe principal do ELMS terá catorze chassis Oreca 07 e um solitário Ligier.

Outras equipes comprometidas com a lista inicial divulgada em fevereiro e que não estarão na França para a rodada inicial, pelo menos na LMP3, são a britânica 360 Racing e a francesa IDEC Sport. Em contrapartida, a Graff aumentou o lote dos protótipos Duqueine M30-D08, que são os antigos Norma.

A categoria inicia o ano com carros totalmente novos – de acordo com a homologação recente –  e motores Nissan com maior cilindrada, agora com 5,6 litros de deslocamento cúbico, oferecendo também mais potência aos pilotos.

Na LMGTE, que estreia os pneus Goodyear como sucessora da Dunlop, a mesmice do confronto Porsche versus Ferrari é quebrada pela presença da Aston Martin Racing com o cliente Paul Dalla Lana, alinhando seu carro #98 como uma ‘desenferrujada’ para o restante do ano do FIA WEC.

No total, a temporada começa com 26 equipes e 103 pilotos de 23 países.

Confira aqui a lista completa de inscritos para as 4h de Paul Ricard.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames