ELMS, 4h de Paul Ricard: United Autosports, pole no último suspiro

E

RIO DE JANEIRO – Um treino classificatório com todo o drama e emoção dignos do Endurance: a definição do grid para as 4h de Paul Ricard deste domingo trouxe um pole position no último suspiro. E deu United Autosports, que já dominara os testes prévios e também as duas sessões de treinos livres.

O #22 guiado pelo português Filipe Albuquerque arrancou das mãos da G-Drive Racing o ponto extra auferido ao carro mais rápido de cada classe. Já com o cronômetro zerado, o piloto luso conseguiu a marca de 1’38″268 para os 5,793 km do traçado de Le Castellet, superando o holandês Nyck De Vries, novo contratado da escuderia de Roman Rusinov.

Alex Brundle ficou com o terceiro tempo a bordo do outro Oreca 07 Gibson da United Autosports: o filho de Martin Brundle abre a segunda fila do grid junto a Paul-Loup Chatin, da atual campeã IDEC Sport Racing.

Ben Hanley (DragonSpeed) e Nico Lapierre (Cool Racing) formam a terceira linha do grid e os seis primeiros colocados, sem exceção, se qualificaram com os pneus da francesa Michelin. O melhor dentre os carros com Goodyear, agora fornecendo pneus também no ELMS, foi o #31 da Panis Racing, com a sétima colocação.

André Negrão e a colombiana Tata Calderón vão partir da 13ª colocação a bordo do #50 da Richard Mille Racing, com a marca de 1’40″123 alcançada pela piloto na sessão de classificação. De acordo com a estratégia já traçada pela equipe, é Negrão quem conduz o carro vermelho nos primeiros stints de prova.

Na LMP3, a United Autosports também prevaleceu – mas isso porque o #4 da DKR Engineering guiado por Laurents Hörr foi claramente prejudicado em sua volta rápida. O #2 guiado por Wayne Boyd levou o melhor tempo do treino entre 12 protótipos inscritos, marcando 1’48″315, apenas 0″084 abaixo da escuderia rival, que usa o chassis Duqueine M30-D08.

Matte Jakobsen foi o melhor novato do grid, levando a campeã de 2018 RLR MSport ao terceiro tempo da divisão, seguido pela RealTime Racing com David Droux e o segundo carro da United Autosports, este guiado por Duncan Tappy.

O finlandês Niko Kari, parceiro do veterano brasileiro Thomas Erdos, cravou o 6º tempo na classificação com o #11 da Eurointernational – 1’48″842.

Entre os LMGTE, após o Porsche da Dempsey Racing-Proton pintar como favorito e o Aston Martin Racing liderar a tabela de equipes no FP2, a Kessel Racing conquistou a pole com uma volta excepcional de Niki Cadei – 1’51″729 para o piloto de 42 anos, que dividirá a pilotagem com o sul-africano David Perel e o polonês Michael Broniszewski.

Cadei bateu Ross Gunn por somente dezesseis milésimos de segundo, enquanto Matt Griffin, da Spirit of Race, foi apenas um milésimo melhor que o Porsche de Alessio Picariello.

Andrea Piccini fez o 5º tempo com o carro #60 da IronLynx, enquanto o sexto lugar é do segundo Porsche inscrito, com Richard Lietz a somente 0″163 da pole. Esse é o carro em que andará o ator anglo-alemão Michael Fassbender.

Nas demais posições do grid ficaram o #83 das meninas da IronLynx, último entre os GTE na mesma faixa de segundo da pole; a JMW Motorsport e, como era de se esperar, a AF Corse com o trio Steffen Görig/Christopher Ulrich/Alexander West fecha a raia e o grid de 36 carros.

A primeira prova do ELMS em 2020 começa às 6h da manhã de Brasília e a partir de 5h40 a transmissão começa pelo YouTube. Fiquem atentos, madrugadores e fãs do Endurance, pois o blog replicará o vídeo ao vivo com a íntegra da disputa em Paul Ricard.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames