ELMS, 4h de Paul Ricard: United Autosports, pole no último suspiro

RIO DE JANEIRO – Um treino classificatório com todo o drama e emoção dignos do Endurance: a definição do grid para as 4h de Paul Ricard deste domingo trouxe um pole position no último suspiro. E deu United Autosports, que já dominara os testes prévios e também as duas sessões de treinos livres.

O #22 guiado pelo português Filipe Albuquerque arrancou das mãos da G-Drive Racing o ponto extra auferido ao carro mais rápido de cada classe. Já com o cronômetro zerado, o piloto luso conseguiu a marca de 1’38″268 para os 5,793 km do traçado de Le Castellet, superando o holandês Nyck De Vries, novo contratado da escuderia de Roman Rusinov.

Alex Brundle ficou com o terceiro tempo a bordo do outro Oreca 07 Gibson da United Autosports: o filho de Martin Brundle abre a segunda fila do grid junto a Paul-Loup Chatin, da atual campeã IDEC Sport Racing.

Ben Hanley (DragonSpeed) e Nico Lapierre (Cool Racing) formam a terceira linha do grid e os seis primeiros colocados, sem exceção, se qualificaram com os pneus da francesa Michelin. O melhor dentre os carros com Goodyear, agora fornecendo pneus também no ELMS, foi o #31 da Panis Racing, com a sétima colocação.

André Negrão e a colombiana Tata Calderón vão partir da 13ª colocação a bordo do #50 da Richard Mille Racing, com a marca de 1’40″123 alcançada pela piloto na sessão de classificação. De acordo com a estratégia já traçada pela equipe, é Negrão quem conduz o carro vermelho nos primeiros stints de prova.

Na LMP3, a United Autosports também prevaleceu – mas isso porque o #4 da DKR Engineering guiado por Laurents Hörr foi claramente prejudicado em sua volta rápida. O #2 guiado por Wayne Boyd levou o melhor tempo do treino entre 12 protótipos inscritos, marcando 1’48″315, apenas 0″084 abaixo da escuderia rival, que usa o chassis Duqueine M30-D08.

Matte Jakobsen foi o melhor novato do grid, levando a campeã de 2018 RLR MSport ao terceiro tempo da divisão, seguido pela RealTime Racing com David Droux e o segundo carro da United Autosports, este guiado por Duncan Tappy.

O finlandês Niko Kari, parceiro do veterano brasileiro Thomas Erdos, cravou o 6º tempo na classificação com o #11 da Eurointernational – 1’48″842.

Entre os LMGTE, após o Porsche da Dempsey Racing-Proton pintar como favorito e o Aston Martin Racing liderar a tabela de equipes no FP2, a Kessel Racing conquistou a pole com uma volta excepcional de Niki Cadei – 1’51″729 para o piloto de 42 anos, que dividirá a pilotagem com o sul-africano David Perel e o polonês Michael Broniszewski.

Cadei bateu Ross Gunn por somente dezesseis milésimos de segundo, enquanto Matt Griffin, da Spirit of Race, foi apenas um milésimo melhor que o Porsche de Alessio Picariello.

Andrea Piccini fez o 5º tempo com o carro #60 da IronLynx, enquanto o sexto lugar é do segundo Porsche inscrito, com Richard Lietz a somente 0″163 da pole. Esse é o carro em que andará o ator anglo-alemão Michael Fassbender.

Nas demais posições do grid ficaram o #83 das meninas da IronLynx, último entre os GTE na mesma faixa de segundo da pole; a JMW Motorsport e, como era de se esperar, a AF Corse com o trio Steffen Görig/Christopher Ulrich/Alexander West fecha a raia e o grid de 36 carros.

A primeira prova do ELMS em 2020 começa às 6h da manhã de Brasília e a partir de 5h40 a transmissão começa pelo YouTube. Fiquem atentos, madrugadores e fãs do Endurance, pois o blog replicará o vídeo ao vivo com a íntegra da disputa em Paul Ricard.

Comentários