ELMS: 4h de Spa com 40 carros anunciados

RIO DE JANEIRO (Gostamos!) – Casa cheia para a disputa da 2ª etapa do European Le Mans Series 2020. Com a proximidade da prova do Mundial de Endurance e também das 24h de Le Mans, previstas para setembro, a prova no circuito belga encravado na região das Ardenas é considerada um excelente teste para a corrida mais importante do ano no quesito Endurance.

E com isso, a organização do ELMS recebeu vários pedidos extras de inscrição que fazem encher o grid das 4h de Spa-Francorchamps, a ser disputadas no próximo dia 9 de agosto por um total de 40 carros de 27 equipes inscritas nas três categorias, perfazendo 118 pilotos – dois deles, aliás, brasileiros.

A LMP2, classe principal da categoria, terá 16 carros com a adição de um protótipo da Jota Sport: o #38 do WEC foi inscrito para essa corrida com Roberto González e Anthony Davidson ganhando a companhia de Jake Dennis, já que o português Antonio Félix da Costa estará envolvido com as rodadas finais do ABB FIA Fórmula E em Berlim, campeonato ao qual chega líder com onze pontos de vantagem para Mitch Evans.

Em relação à corrida de Paul Ricard, a G-Drive Racing vai com apenas dois pilotos pelo mesmo motivo que a Jota não terá um de seus titulares: tanto Nyck De Vries quanto Jean-Éric Vergne, contratados para guiar pelo time de bandeira russa, igualmente estarão ocupados na Alemanha. Assim, Mikkel Jensen e Roman Rusinov vão dividir os trabalhos.

Com a ausência de Katherine Legge em recuperação da batida em Paul Ricard e de Sophia Flörsch por conta da prova de Fórmula 3 no mesmo fim de semana do ELMS, a Richard Mille Racing não fechou ainda questão sobre quem dividirá o #50 com Tati Calderón. Pode ser que o brasileiro André Negrão apareça por lá novamente.

Na divisão LMP3 estarão presentes os mesmos 12 carros que disputaram a prova de abertura em Paul Ricard, com uma única mudança – no carro #15 da RLR MSport estará o estadunidense Robert Megennis na vaga de Ryan Harper-Ellan. O brasileiro Thomas Erdos disputa a competição com a Eurointernational tendo mais uma vez como parceiro o finlandês Niko Kari. Até agora o holandês Leonard Hoogenboom, que andou nos testes de pré-temporada na França, não foi recrutado.

Quem surpreende é a classe LMGTE com a adição de carros oriundos do FIA WEC e outras novidades em relação à primeira prova, elevando o total para 12 inscritos. Entram nada menos que três carros extras – dois via AF Corse e um da Red River Sport, além da já anunciada inscrição do #98 da Aston Martin Racing, promovendo lá a estreia do brasileiro Augusto Farfus em substituição a Ross Gunn, outro titular da equipe.

O time de Amato Ferrari terá assim três carros em Spa, pois além do #51 que é competidor regular da série ELMS, vêm o #54 com Thomas Flöhr e Francesco Castellacci, além do #88 – que é o #83 do Mundial – com François Perrodo, Manu Collard e Harrison Newey, este ocupando o lugar de Nicklas Nielsen.

Na Red River Sport, veremos a tripulação de todas as demais provas do FIA WEC, composta por Charlie Hollings/Johnny Mowlem/Bonamy Grimes a bordo do carro #62.

Outras novidades para Spa são as presenças de Rodrigo Sales e Gunnar Jeannette, ambos oriundos dos EUA, para as vagas dos britânicos Jody Fannin e Hunter Abbott na JMW Motorsport.

Comentários