ELMS: United Autosports lidera treinos coletivos com 1-2 em Paul Ricard

Alex Brundle fechou os dois dias de sessões de treinos do ELMS em Paul Ricard com o melhor tempo

RIO DE JANEIRO – Semana que antecede a abertura da temporada 2020 do European Le Mans Series (ELMS) e um total de 36 carros esteve presente nos treinos coletivos realizados no circuito francês de Paul Ricard, em Le Castellet, na região da Riviera próxima a Bandol.

Foram realizadas cinco sessões com direito a um treino noturno para simulação de longa duração, do qual participou quase metade do plantel. Nessa sessão a melhor volta foi 1’39″559, com Tristan Gommendy a bordo do carro da Duqueine.

Mas a melhor volta de todos os testes foi da United Autosports, que liderou a folha de tempos em 1-2: Alex Brundle, no #32 que dividirá com Will Owen e o novo contratado Job Van Uitert, foi o melhor das atividades de pista com 1’38″158 em seu giro mais rápido, 0″289 melhor que o sempre excelente Filipe Albuquerque, inscrito no #22 com Phil Hanson, seu companheiro de WEC junto a Paul Di Resta – que não corre no ELMS.

A terceira marca foi de Nyck De Vries, que no Europeu é um dos contratados da G-Drive Racing. O holandês da Fórmula E e do WEC foi 0″358 mais lento que o rival que fechou os testes à frente. Nico Lapierre fez o quarto tempo com o #37 da Cool Racing e Paul-Loup Chatin, da campeã IDEC Sport, ficou em quinto.

Numa classe com 15 carros inscritos nos testes, os tempos registraram o amplo e irrestrito domínio dos Oreca 07 – e não nos esqueçamos que, mesmo com a nomenclatura Aurus 01, o #26 da G-Drive Racing é um Oreca. Somente em 13º veio o único Ligier, da Inter Europol Competition, guiado pelo russo Mateevos Isaakyan, com 1’40″044.

Katherine Legge sofreu um forte acidente com o Oreca 07 da Richard Mille Racing e, com fraturas, deve perder o restante da temporada. André Negrão foi escalado para substitui-la junto à colombiana Tata Calderón neste fim de semana

A nota triste dos treinos coletivos foi o violento acidente de Katherine Legge na sessão diurna do segundo dia de testes, que por conta disso viu seu final antecipado. O acelerador do Oreca #50 da equipe Richard Mille Racing – com running da Signatech, do WEC – travou e a piloto britânica despistou-se batendo forte com seu protótipo Oreca 07.

Socorrida, Legge teve constatadas duas fraturas. Uma na perna direita, que vai requerer uma correção com cirurgia. A outra, que seria em princípio uma lesão somente, foi depois diagnosticada como fratura do punho esquerdo.

Apesar da porrada, a Richard Mille Racing estará nas 4h de Paul Ricard de domingo, porém com um carro de tripulação mista e não 100% feminina: como Sophia Flörsch estará na prova da F3 no Hungaroring, Tata Calderón terá a companhia do brasileiro André Negrão, cuja escalação na corrida foi decidida hoje. Um novo chassis está sendo preparado na sede do time e será despachado a Paul Ricard para a corrida.

Outro brasileiro presente nos testes coletivos do ELMS foi o veterano Thomas Erdos. Radicado há mais de 30 anos na Europa, ele foi contratado pela Eurointernational e disputará a série em 2020 junto aos jovens Niko Kari e Leonard Hoogenboom, com o novo Ligier JSP320 de motor Nissan VK56DE, mais potente que o antigo propulsor.

Niko Kari foi o mais veloz da LMP3, que estreia novo regulamento em 2020; o brasileiro Thomas Erdos, na Europa há mais de 30 anos, vai guiar para a Eurointernational

Erdos, de 56 anos, virou seu melhor tempo em 1’51″788 ao longo dos dois dias de testes. Kari, que precisava de quilometragem com o novo carro, mostrou serviço de cara e foi o mais rápido com 1’47″957, tempo pouco mais de um décimo superior ao de Wayne Boyd, da United Autosports – Duncan Tappy, da mesma equipe, porém com outro carro, foi o terceiro colocado da LMP3.

Os Ligier novos, para nenhuma surpresa, dominaram as sessões coletivas e o melhor Duqueine M30-D08 (o antigo Norma) veio em oitavo com Colin Noble a bordo do #7 da Nielsen Racing, cravando 1’49″046.

Alessio Picariello foi o melhor entre os pilotos da LMGTE em Paul Ricard

O belga Alessio Picariello, com um dos dois Porsche 911 RSR inscritos pela Dempsey-Proton Racing – apesar do outro carro ter a nomenclatura Proton Competition, estão no mesmo guarda-chuva – foi o mais rápido entre os pilotos da LMGTE, registrando 1’52″099, apenas quarenta e seis milésimos melhor que o veloz e experiente Andrea Piccini, este a bordo de uma das duas Ferrari inscritas pela IronLynx Racing.

Niki Cadei (Kessel) foi o terceiro mais rápido, com a dinamarquesa Michele Gätting (IronLynx) em quarto e Felipe Fernandez Laser (Proton Competition) em quinto. O alemão-irlandês Michael Fassbender, atração que vem das telonas para as pistas, foi o mais lento entre os 98 pilotos – de um total de 101 inscritos, que treinaram.

Fassbender deu 96 voltas a bordo do Porsche #93 e sua melhor volta foi em 1’55″379, três décimos acima da italiana Manuela Göstner. Na prova de domingo, ele e Laser ganham a companhia do piloto de fábrica Richard Lietz, que defende a casa de Weissach no WEC.

Dentre todos os pilotos, os únicos que não guiaram foram Alexandre Cougnaud (Graff), Finlay Hutchison (JMW Motorsport) e Paul Dalla Lana, que deixou os testes a cargo de Ross Gunn e Mathias Lauda no carro inscrito por ele via Aston Martin Racing, que terá na próxima etapa a presença do brasileiro Augusto Farfus.

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