Endurance Brasil: Muffato e Queirolo largam na frente na abertura do campeonato

Veloz: o AJR #113 é o pole para a abertura da temporada 2020 do Império Endurance Brasil em São Paulo (Foto: William Inácio)

RIO DE JANEIRO – Dupla que brigou até o fim pelo título do Império Endurance Brasil na última temporada, David Muffato/Pedro Queirolo conquistaram em Interlagos a pole position para as 4h de São Paulo, que abrem neste sábado o campeonato de 2020, a partir de 11h30 – lembrando, mais uma vez: sem presença de público, respeitando todos os protocolos sanitários e com equipes em número reduzido de integrantes.

No combinado das sessões de treinos, adotando um formato semelhante ao do FIA WEC, os pilotos do AJR P1 com o dorsal #113 viraram pouco mais de meio segundo abaixo do 2º colocado – outro AJR P1, este preparado pela Motorcar e entregue a Vicente Orige e Gustavo Kiryla.

Com o AJR #11, Vitor Genz estabeleceu a melhor volta do treino, mas não foi suficiente para a pole. O gaúcho dividirá a pilotagem com Emílio Padron (Foto: William Inácio)

A média dos melhores tempos da dupla pole position foi 1’27″729 para os 4,309 km do circuito paulistano – 176,821 km/h, O carro que ficou em segundo lugar larga na média de 1’28″279.

Na segunda “volta”, podemos dizer assim, o gaúcho Vitor Genz estabeleceu a melhor passagem do fim de semana em 1’27″140. Mas o carro #11 da JLM ficou com a terceira média, sendo o outro único protótipo da classe P1 a ficar dentro do mesmo segundo da pole position.

Atração de última hora, Nelsinho Piquet também andou  com o carro da MC Tubarão, substituindo de última hora o lesionado Paulo Sousa. O antigo piloto da Fórmula 1, WEC e Nascar, hoje na Stock Car, colaborou para pôr o #5 em quarto. Ele dividirá o protótipo com Tiel Andrade e Júlio Martini. Na média, ficaram com 1’28″887.

O top 10 do treino teve ainda cinco modelos Grã-Turismo: o mais rápido entre os GT3 foi a Mercedes-AMG GT3 de Guilherme Figueroa/Júlio Campos – na média, a dupla do #8 estabeleceu 1’32″541 contra 1’33″332 do novo Porsche 911 GT3-R de Ricardo Maurício/Marcel Visconde. De volta ao Lamborghini Huracán, Chico Longo e Marcos Gomes se classificaram com o oitavo tempo – Xandinho e André Negrão, que estariam no bolo, não marcaram tempo.

A sempre eficiente Ferrari 458 GT3 da Sul Racing guiada por Tom Filho/Ricardo Mendes/Marçal Müller garantiu seu lugarzinho entre os dez primeiros do grid, antecedendo o pole da numerosa subdivisão GT4 – o #3 de Alexandre Auler/Guilherme Salas.

O Sigma #12 guiado por Jindra Kraucher/Ney Faustini/Aldo Piedade conquistou a pole da P2 com a média de 1’36″649 e o 12º lugar do grid. A Satti Racing e seu sempre confiável MRX de motor Cosworth estabeleceu a pole da P3 com o protótipo #75 que terá a bordo Henrique Assunção/Fernando Ohashi/Fernando Fortes/Marcelo Vianna. Ficaram com a 15ª melhor média – 1’37″948.

São aguardados mais de 30 carros no grid da primeira etapa e o Império Endurance Brasil terá a transmissão do YouTube replicada ao vivo aqui no blog (Foto: William Inácio)

Com a ausência dos campeões Nílson e Beto Ribeiro, confirmada dias antes do evento, o grid teria 38 carros – e pode ter havido mais ausências em relação à prévia anunciada pelos organizadores.

Porém, apenas 26 carros marcaram tempo no combinado das sessões e 31 tiveram registro de uma volta na primeira fase dos treinos. Entre os que não têm tempo cronometrado estão, como já dito acima, o Mercedes-AMG de Xandinho Negrão/André Negrão; o Aston Martin de Sérgio Ribas/Guilherme Ribas; o Stock de Enzo Bortoleto/Pedro Ferro e também o AJR de Luiz Otávio Floss/Rafael Suzuki/Alexandre Finardi.

O blog terá o vídeo AO VIVO com a disputa do Império Endurance Brasil neste sábado. Assistam!

Comentários