GT World Challenge Endurance: abertura em Imola com 46 carros

RIO DE JANEIRO – Neste domingo, às 8h30 da manhã de Brasília, tem início a temporada 2020 do GT World Challenge Europe Endurance Cup. A competição foi, como praticamente todo o automobilismo mundial, prejudicada em demasia pela Pandemia, com o adiamento do início das atividades após os testes em Paul Ricard – realizados poucos dias antes de o mundo quase parar – e a compressão de um calendário com oito datas apenas, no segundo semestre.

E é nesse cenário que 46 carros vão para a pista do Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Imola, na região da Emilia Romagna, para uma prova de 3h de duração. Habitualmente, a abertura da série era em Monza e o campeonato de corridas longas terá um evento a menos em 2020 com o cancelamento do evento de Silverstone. Mas estão firmes e fortes a realização das 24h de Spa e dos 1000 km de Paul Ricard, transferidos mais pra frente.

A prova deste domingo reúne no grid um total de 29 escuderias e dez marcas envolvidas, a saber: Bentley, Mercedes-AMG, BMW, Porsche, Lamborghini, Lexus, Audi, Ferrari, McLaren e Aston Martin.

O plantel tem muitas novidades principalmente com relação a equipes participantes. Há também diversas caras novas entre os pilotos. E começando entre os times, saíram alguns de muita representatividade na categoria, feito a M-Sport (Bentley) e a Black Falcon (Mercedes-AMG), sem contar a R-Motorsport (Aston Martin).

Enquanto a primeira foi preterida por uma outra equipe e a Black Falcon cessou suas atividades profissionais, a razão da R-Motorsport se ausentar é econômica, por conta da Pandemia.

Quem substitui a M-Sport é a K-PAX Racing, que vem inteirinha dos EUA com sua estrutura comandada por Darren Law e diversos nomes que estavam no GT World Challenge America, feito o brasileiro Rodrigo Baptista, que estará no carro #3 neste fim de semana junto a Maxime Soulet, da Bélgica e Jules Gounon, francês e filho do antigo piloto Jean-Marc Gounon.

No lugar da Black Falcon, a Haupt Racing Team – do veterano (e ainda piloto) Hubert Haupt – entra como equipe cliente da Mercedes-AMG neste ano. O carro #4 tem uma trinca de respeito formada por Maro Engel/Luca Stolz/Vincent Abril.

Ainda incompleta, a lista de entradas tem excelentes formações de pilotos. No Porsche #12 da GPX Racing, por exemplo, estarão Patrick Pilet/Matt Campbell/Mathieu Jaminet, enquanto no #40 alinham Romain Dumas/Louis Déletraz/Thomas Preining. A Saintèloc Racing, que retorna como parte do Audi Sport Customer Racing, traz o novato Dorian Boccolacci, de experiência anterior nos monopostos, para compor a trinca do #25 com Christian Haase e Markus Winkelhock.

Na WRT, um dos carros terá Matthieu Vaxivière/Kelvin Van der Linde/Mirko Bortolotti, enquanto noutras tripulações do time de Vincent Vosse e Yves Weerts há outros ótimos pilotos – Dries Vanthoor, Christopher Mies e Rik Breukers, por exemplo.

Em times Ferrari, por exemplo, há mais nomes pesados: a AF Corse vai de Ale Pier Guidi/Nicklas Nielsen/James Calado numa de suas inscrições e a SMP Racing terá Sergey Sirotkin/Davide Rigon/Miguel Molina.

O grid é mesmo muito bem recheado e, claro, Felipe Fraga está nele: o campeão da Silver Cup em 2019 regressa com o Team AKKA-ASP agora para tentar o título na divisão Pro e na classificação geral, competindo no carro #88 da equipe francesa junto ao russo Timur Boguslavskiy e ao italiano Raffaele Marciello.

Na equipe dirigida por Jerôme Policand, aliás, estará num dos carros ninguém menos que Fabién Barthez, o goleiro carequinha campeão mundial com a seleção francesa em 1998 e europeu em 2000, que há alguns anos virou piloto – foi na versão antiga do A Mil Por Hora, inclusive, que muitos souberam disso – e hoje, aos 49 anos, estará no carro #87 junto a Jim Pla e Jean-Luc Beaubélique. Aliás, desde o ano passado, Barthez rompeu a parceria que tinha com Simon e Sarah Abadie da Tech 1 Racing, mais o antigo piloto de Fórmula 1 Olivier Panis.

As 3h de Imola serão replicadas através do vídeo do canal do GT World Challenge no YouTube aqui no A Mil Por Hora, aliás e a propósito.

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