Homem-Aranha na pole em Daytona

H
O voo do Homem-Aranha: Hélio Castroneves conquistou neste sábado a pole na volta da IMSA às pistas. Fox Sports 2 transmite ao vivo, 19h de Brasília (Foto: IMSA/Reprodução Twitter)

RIO DE JANEIRO – Hélio Castroneves é o pole position para a Weathertech 240, corrida que marca neste sábado o retorno da IMSA às pistas após mais de cinco meses sem disputas, com transmissão ao vivo do Fox Sports 2, 19h de Brasília.

O Homem-Aranha levou o Acura DPi do Team Penske à volta de 1’34″390, que não foi superada por qualquer outro concorrente. Oliver Jarvis, recordista absoluto do circuito misto da Flórida e mais rápido do segundo e último treino livre, mais cedo, ficou a 0″032 do brasileiro.

A disputa ficou entre Acura e Mazda, pois Jonathan Bomarito qualificou o #55 da Mazda Motorsports abrindo a segunda fila, a 0″064 da pole, trazendo Juan Pablo Montoya, atual campeão, em quarto. Os quatro primeiros sobrando na turma, com apenas um décimo de segundo entre eles.

O melhor dos quatro Cadillac DPi V-R, com o quinto tempo, foi o #10 dos vencedores da abertura da temporada. Mesmo com um pênalti por excesso de velocidade na saída dos boxes, o australiano Ryan Briscoe fez 1’35″061, mas tomando mais de seis décimos da pole e meio segundo do carro à frente.

Briscoe superou o tempo do colombiano Gabby Chaves, substituto de Felipe Nasr neste fim de semana. A AX Racing/Whelen Engineering assim pensa em guardar Pipo Derani para os stints finais, mais de ataque, no período em que a corrida poderá terminar com luz artificial. O pôr do sol será 20h27 locais, 21h27 de Brasília.

Na classe GTLM, Oliver Gavin conseguiu um tempo bem próximo do recorde da categoria para o circuito da Flórida – mesmo com a alta temperatura do sábado – e alcançou a pole position de sua divisão, a primeira do modelo C8.R da Corvette.

Com 1’42″251, o britânico superou por razoável margem o próprio companheiro de esquadra Jordan Taylor, que qualificou o carro dividido com o espanhol Antonio Garcia. A BMW superou a Porsche e ficou em 3º graças a Jesse Krohn, um milésimo melhor que Laurens Vanthoor. Bruno Spengler e Nick Tandy completaram o plantel e a diferença entre os seis carros foi de pouco mais de meio segundo.

A surpresa do dia veio na GTD: sem um único teste de pista antes dessa etapa, a Compass Racing fez o melhor tempo do treino oficial com um carro longe da melhor regulagem e Corey Fergus, em sua estreia na divisão principal, cravou logo a pole – 1’47″015, bem distante do recorde oficial.

Aaron Telitz foi o segundo mais rápido da sessão com o Lexus RC-F da AIM Vasser Sullivan, seguido por Robby Foley na BMW da Turner e pelo segundo Lexus, com Frankie Montecalvo. A marca oriental de carros de luxo e/ou esporte da Toyota conseguiu ser a única com dos bólidos no top 6, já que as demais posições são ocupadas pela Ferrari de Cooper MacNeil e pelo Acura guiado por Matt McMurry.

A prova de hoje é a primeira do IMSA Weathertech Sprint Cup, apenas para os carros da GTD. A Compass Racing só disputa essas provas de curta duração, assim como a Gradient Racing e o Team Hardpoint, que fecham o grid de 26 carros neste sábado.

Reforço o convite: Weathertech 240 com transmissão ao vivo do Fox Sports 2 a partir de 19h. Estarei nos comentários e análises ao lado do Thiago Alves. Assistam!

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames