Homem-Aranha na pole em Daytona

O voo do Homem-Aranha: Hélio Castroneves conquistou neste sábado a pole na volta da IMSA às pistas. Fox Sports 2 transmite ao vivo, 19h de Brasília (Foto: IMSA/Reprodução Twitter)

RIO DE JANEIRO – Hélio Castroneves é o pole position para a Weathertech 240, corrida que marca neste sábado o retorno da IMSA às pistas após mais de cinco meses sem disputas, com transmissão ao vivo do Fox Sports 2, 19h de Brasília.

O Homem-Aranha levou o Acura DPi do Team Penske à volta de 1’34″390, que não foi superada por qualquer outro concorrente. Oliver Jarvis, recordista absoluto do circuito misto da Flórida e mais rápido do segundo e último treino livre, mais cedo, ficou a 0″032 do brasileiro.

A disputa ficou entre Acura e Mazda, pois Jonathan Bomarito qualificou o #55 da Mazda Motorsports abrindo a segunda fila, a 0″064 da pole, trazendo Juan Pablo Montoya, atual campeão, em quarto. Os quatro primeiros sobrando na turma, com apenas um décimo de segundo entre eles.

O melhor dos quatro Cadillac DPi V-R, com o quinto tempo, foi o #10 dos vencedores da abertura da temporada. Mesmo com um pênalti por excesso de velocidade na saída dos boxes, o australiano Ryan Briscoe fez 1’35″061, mas tomando mais de seis décimos da pole e meio segundo do carro à frente.

Briscoe superou o tempo do colombiano Gabby Chaves, substituto de Felipe Nasr neste fim de semana. A AX Racing/Whelen Engineering assim pensa em guardar Pipo Derani para os stints finais, mais de ataque, no período em que a corrida poderá terminar com luz artificial. O pôr do sol será 20h27 locais, 21h27 de Brasília.

Na classe GTLM, Oliver Gavin conseguiu um tempo bem próximo do recorde da categoria para o circuito da Flórida – mesmo com a alta temperatura do sábado – e alcançou a pole position de sua divisão, a primeira do modelo C8.R da Corvette.

Com 1’42″251, o britânico superou por razoável margem o próprio companheiro de esquadra Jordan Taylor, que qualificou o carro dividido com o espanhol Antonio Garcia. A BMW superou a Porsche e ficou em 3º graças a Jesse Krohn, um milésimo melhor que Laurens Vanthoor. Bruno Spengler e Nick Tandy completaram o plantel e a diferença entre os seis carros foi de pouco mais de meio segundo.

A surpresa do dia veio na GTD: sem um único teste de pista antes dessa etapa, a Compass Racing fez o melhor tempo do treino oficial com um carro longe da melhor regulagem e Corey Fergus, em sua estreia na divisão principal, cravou logo a pole – 1’47″015, bem distante do recorde oficial.

Aaron Telitz foi o segundo mais rápido da sessão com o Lexus RC-F da AIM Vasser Sullivan, seguido por Robby Foley na BMW da Turner e pelo segundo Lexus, com Frankie Montecalvo. A marca oriental de carros de luxo e/ou esporte da Toyota conseguiu ser a única com dos bólidos no top 6, já que as demais posições são ocupadas pela Ferrari de Cooper MacNeil e pelo Acura guiado por Matt McMurry.

A prova de hoje é a primeira do IMSA Weathertech Sprint Cup, apenas para os carros da GTD. A Compass Racing só disputa essas provas de curta duração, assim como a Gradient Racing e o Team Hardpoint, que fecham o grid de 26 carros neste sábado.

Reforço o convite: Weathertech 240 com transmissão ao vivo do Fox Sports 2 a partir de 19h. Estarei nos comentários e análises ao lado do Thiago Alves. Assistam!

Comentários