IMSA: “Caddies” lideram treino em Sebring e van der Zande comanda

RIO DE JANEIRO – Com atraso de meia hora por (adivinhem?) causa da chuva, os treinos livres para a 3ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, o Cadillac Grand Prix of Sebring, começaram com meia hora de atraso e terminaram já com a pista escura e também o piso mais seco, o que fez muitos dos tempos melhorarem nos minutos finais da sessão de 1h30min de duração.

Com o mesmo BoP de Daytona na volta da série, os carros das quatro categorias, à exceção do #38 da Performance Tech Motorsports – que não andou – foram à exigente pista da Flórida, com seus bumps desafiadores e diferentes tipos de pavimento – para as voltas preparatórias. E os Cadillac DPi-V.R pelo menos hoje aproveitaram a situação para fazer 1-2-3 numa sessão interrompida por bandeira vermelha perto do fim, quando o #5 de João Barbosa/Sébastien Bourdais sofreu um despiste.

A pista aos poucos foi melhorando à medida que ganhava aderência e secava. Assim, Renger Van der Zande, da Wayne Taylor Racing, estabeleceu a volta mais rápida em 1’51″152, dois décimos melhor que o #85 da JDC-Miller Motorsports guiado por Stephen Simpson, enquanto Pipo Derani – que conta com a volta de Felipe Nasr, recuperado após contrair Covid-19 e ficar de Quarentena – foi o terceiro melhor do treino.

A Penske fechou o top 5 geral e da classe DPi, enquanto os Mazda ganhadores em dobradinha na etapa anterior ficaram atrás até do melhor LMP2, cortesia de Gustavo Menezes: o substituto de Ben Hanley no #81 da DragonSpeed arriscou slicks no fim da sessão e marcou 1’55″897. Os demais pilotos de sua classe nem tentaram vir com pneus de piso seco, tanto que o segundo carro da divisão, o #8 de John Farano/Ryan Dalziel, marcou 2’08″981.

Na GTLM, deu Laurens Vanthoor no Porsche #912, sendo o único piloto a baixar de 2 minutos ao fim da primeira sessão. O belga girou em 1’59″501, sete décimos melhor que o Corvette vencedor na etapa passada com Jordan Taylor/Antonio Garcia. Oliver Gavin foi o terceiro mais veloz.

Paul Holton arriscou entre os pilotos da GTD e estabeleceu o melhor tempo com o McLaren 720S GT3 da Compass Racing – 2’06″012, liderando uma sessão com quatro marcas diferentes nas quatro primeiras colocações. Vieram na sequência o Lexus de Jack Hawksworth, o Lamborghini de Andy Lally e o Mercedes-AMG com Gar Robinson.

O sábado terá atividades de pista com o segundo e último treino livre previsto para 10h locais, enquanto as sessões de classificação largam às 14h55 da Flórida. O Cadillac Grand Prix of Sebring terá início às 17h40 locais – 18h40 de Brasília – com transmissão ao vivo para o Brasil pelo Fox Sports 2 – e os comentários do escriba aqui, claro está.

Comentários

  • Estava entrando aqui para perguntar pq a corrida de Sebring não tinha ocorrido, uma vez que o site do Grande Prêmio informava que a corrida seria hj, a partir das 18:30…

    Mas ainda bem que será amanhã!!!

      • Pois é, no FOX Nitro dessa semana vc ressaltou isso!!!

        Bem que eu tava achando as 12 horas começarem no início da noite lá nos EUA…

        Pode ter certeza que estarei na audiência, de sexta até domingo a TV de casa só fica no FOX 2!!!