Ron Tauranac, 95

Ron Tauranac (1925-2020): mais que cofundador da Brabham e amigo de Jack, com quem dividiu a alegria de dois títulos mundiais de Construtores e de pilotos nos anos 1960, um gênio da engenharia a quem hoje pagamos tributo no dia de sua partida

RIO DE JANEIRO – A Fórmula 1 e o automobilismo perdem nesta sexta-feira um dos nomes mais proeminentes de todos os tempos na área da engenharia de competição e construção de carros. Morreu hoje aos 95 anos o cofundador da Brabham e dono da Ralt Racing Cars Ron Tauranac, britânico de nascimento e australiano de coração.

Ron era o T (de Tauranac, evidentemente) da sigla de todos os carros da Brabham, que começou a construir carros de corrida em 1962, sonho tornado realidade pelo então bicampeão mundial Jack Brabham, até 1991.

No clique de Bernard Cahier, o BT33, última criação vitoriosa de Tauranac na F1, com Jack Brabham pelas ruas de Monte-Carlo

Juntos, Jack e Ron fizeram carros de Fórmula 1, Fórmula 2, Fórmula 3 e USAC. Foram campeões mundiais duas vezes, em 1966 com Brabham – único piloto-construtor campeão na categoria máxima e 1967, com Denny Hulme.

Em 1970, aos 44 anos, Jack aposentou-se e deixou a Brabham nas mãos de Tauranac. Sozinho, o australiano comandou a estrutura não sem antes conceber o modelo BT34 “Lobster Claw”. No fim de 1971, Bernie Ecclestone comprou a Brabham Motor Racing Developments das mãos de Tauranac.

Gênios também erram a mão de vez em quando: e Ron errou feio no Trojan T103, aqui com Tim Schenken em Brands Hatch: o carro disputou seis GPs em 1974

Ron serviu a Frank Williams por um tempo, sendo o responsável pelo reestudo do March 711 da equipe pela qual correram José Carlos Pace e Henri Pescarolo. Em 1974, fez o projeto do Trojan T103 e seu último modelo Fórmula 1 foi o Theodore TR1 guiado por Eddie Cheever e Keke Rosberg em 1978.

Dezenas de pilotos brasileiros guiaram as criações de Tauranac para a Ralt Racing Cars em categorias abaixo da Fórmula 1: com o RT30 “Flat-Bottom” da foto, Maurício Gugelmin venceu a F3 inglesa em 1985 e o Grande Prêmio de Macau

Naquela época, Tauranac fundara a Ralt Racing Cars. Em meados dos anos 1970, rivalizava de igual para igual com a March nas Fórmulas Atlantic, 3 e 2. Vários pilotos brasileiros passaram por essas categorias guiando os chassis construídos pelo engenheiro que se graduou no Sydney Technical College: Roberto Pupo Moreno, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Maurício Gugelmin, Gil de Ferran, Rubens Barrichello e por aí afora…

Ron vendeu a Ralt para a March em 1988, mas se manteve ainda na ativa por muito tempo. Colaborou discretamente em projetos de Fórmula 1 até voltar para a Austrália. Morreu em Queensland, onde residia há dois anos.

RIP, Godspeed.

Comentários