Saudosas Pequenas em livro!

RIO DE JANEIRO (orgulho indisfarçável!) – Sete anos se passaram desde que a série das Saudosas Pequenas foi publicada aqui no blog e, com a adição de quinze equipes que não foram retratadas, aí está o tão sonhado livro que conta a história e as histórias da “turma do fundão” da Fórmula 1.

Os textos foram repassados para formato Word, alguns dados foram atualizados e corrigidos, e demorei 45 dias apenas desde o momento da primeira linha escrita até a última. De 1º de abril a 15 de maio, tudo em meio ao pandemônio da Pandemia.

Dessa “turma do fundão”, de A a Z, estão de AGS a Zakspeed, passando por Toleman, Ensign, Arrows, Minardi e outras mais que vocês puderem imaginar.

A Copersucar-Fittipaldi não: ela é um caso a parte.

Um segundo livro?

Talvez, quem sabe…

São escuderias que têm retrospectos de derrotas – muitas; alegrias – poucas; pódios e “causos” incríveis. Que marcaram o imaginário dos fãs do esporte pelo bem e pelo mal. Equipes de apaixonados e de picaretas do mais alto coturno,  retratadas nessa obra.

Capa do querido Bruno “Pilotoons” Mantovani, que contribuiu demais para o projeto, abraçado há muito pelo Joubert Amaral e sua Gulliver Editora – verdade seja dita, o Joubert sempre quis editar essa obra.

Que terá prefácio de Reginaldo Leme, apresentação de Flavio Gomes e “orelha” escrita por Luiz Alberto Pandini. Gratidão!

A pré-venda vai começar em breve e vocês terão todos os detalhes nas minhas redes sociais e no blog.

E publico esta imagem no dia exato em que, nem um minuto a menos e nem um minuto a mais, perdi meu pai há 15 anos.

In memoriam, esse livro é pra você, Manoel.

Comentários

  • Parabéns Rodrigo,

    Esperando ansioso pela venda a publico.
    E, depois de receber faço questão de levar pra você autografar pra mim !!!!

    Sucesso !!!
    Antonio

  • Grande Mattar!

    Eu me manifestei por aqui, mas faço questão de ser um dos primeiros a comprar o teu livro! SHOW, parabéns pelo teu trabalho, dedicação e conduta ética, você é um exemplo a ser seguido. Deixo um forte abraço para você e em memória do Seu Manoel.

    Alan

  • Parabéns, Mattar.
    Já não era sem tempo. Suas pesquisas, seu conhecimento, sua paixão não poderiam deixar de ser eternizadas num livro.

    Parabéns também a todos que o apoiaram.
    Sorte a nossa, seus leitores.

  • Parabéns, Rodrigo!

    Estou supondo que, devido à pandemia, não haverá uma noite de autógrafo. Supondo que haja, deverá ser no Rio, e no momento eu não poderia ir (moro em São Paulo, capital).

    Mas enfim: vou ficar de olho na Pré-Venda. Estou ansioso para saber os podres de alguns canalhas.

    Defendo a “tese” de que a emoção de publicar um livro chega bem perto da felicidade que temos quando acontece o nascimento do nosso primeiro filho. Já escrevi e publiquei dois livros, sem o apoio de uma editora, de forma independente (As Obras-Primas do Rock Progressivo – 120 Filmes Sobre Cinema) e senti essa forte emoção duas vezes.

  • Espetacular, Rodrigo! Parabéns.
    O tema é muito bom e sabemos de tua qualidade na escrita. Tenho certeza que todos os que te querem bem estão felizes.

    Meu!!! Estou escrevendo com um sorriso no rosto!! Desfrute do sabor dessa Vitória. Você merece. Um grande abraço!

  • Show de bola, Rodrigo!
    A galera já disse o resto!
    Aguardando ansiosamente por aqui.
    Ah, o Manoel!
    Onde quer que ele esteja, está radiante e orgulhoso de você.
    Abraço!
    Zé Maria

  • Prezado Rodrigo: aproveitando que o post é sobre um livro de F-1, permita-me tecer alguns comentários sobre os poucos lançamentos sobre o assunto por editoras brasileiras.

    Quero abordar, principalmente, a ausência de uma grande biografia sobre o Nelson Piquet, mas no caso dele fica sempre a dúvida: as editoras não estão interessadas ou é o Piquet que não quer que façam um grande livro sobre ele? Do Piquet eu possuo apenas um livro editado no Brasil.Título:Eu Me Lembro Muito Bem. São apenas 166 páginas (há muitas fotos) e trata-se de textos curtos escritos pelo piloto. Não podemos classificar como uma biografia no nível de Ayrton – O Herói Revelado, escrito pelo Ernesto Rodrigues. Um belíssimo “tijolo” de 639 páginas.

    Suponho – veja bem: é apenas uma suposição – que Reginaldo Leme e o Felipe Motta já devem ter proposto ao Nelsão uma biografia completa, mas – sempre supondo – ele não deve ter topado a parada.

    Há alguns livros sobre o Emerson. Eu gosto muito de Emerson Fittipaldi – Uma Vida Em Alta Velocidade, publicado pela editora Objetiva. São 279 páginas.

    Rubens Barrichello e Felipe Massa já disseram em algumas entrevistas que pretendem lançar suas biografias, mas parece que a ideia é que isso só aconteça quando eles se aposentarem definitivamente. É preciso respeitar o que eles querem, mas como a possibilidade deles voltarem para a F-1 é praticamente zero, não vejo porque não lançar um livro falando sobre a passagem dos dois pela F-1. Kimi Raikkonen fala pouco, ainda está na F-1, mas já lançou sua biografia.E é incrível que esse livro do Kimi não tenha sido traduzido para o português.

    E há outro assunto delicado, aliás, bastante delicado, mas é preciso encarar a realidade.Espero que Rubinho e o Massa vivam até pelo menos uns 100 anos, mas se eles falecerem antes de dar um longo depoimento para uma biografia , várias revelações, principalmente sobre a passagem dos dois pela Ferrari, não serão conhecidas pelos fãs de F-1.

    Sem puxa-saquismo, sempre falando a verdade. Você, Rodrigo Mattar, que eu considero uma enciclopédia ambulante sobre automobilismo, está 200% preparado para escrever a biografia do Nelsão, do Rubinho e do Massa. Mas fica sempre aquela eterna pergunta: alguma grande editora brasileira está interessada?

    • Existe espaço para varios livros sobre o automobilismo, tanto nacional quanto internacional.
      E existe a tendencia de quan quando o autor termina o primeiro, já quer logo escrever o segundo…Rodrigo, espero que com você seja assim !!!Com teu vasto conhecimento, ninguém melhor que voce para abraçar essa carência de bons títulos sobre o passado do automobilismo.
      Não só existem biografias em falta (uma releitura sobre a historia do Moco seria excelente), como falta na lingua portuguesa uma especie de apanhando geral, sobre os ases do passado e grandes nomes de Chico Landi a Camilo Christofaro, de Cyro Caires a Jayme Silva, de Greco a Letry, de Paulo Gomes a Guaraná Menezes, de Mario Olivetti a Ricardo Achcar, e por ai da pra desfiar um rosário de nomes que precisam e merecem ser lembrados, decantados para não ficarem esquecidos pela passagem de gerações. Assim como voce fez agora com as pequenas e importantes (na historia) equipes de formula 1.
      E na sequencia, porque não fazer o mesmo com os grandes pilotos de Endurance, alguns com historias maravilhosas, alguns tão rapidos quanto os melhores campeões de F1, e alguns que militaram na velocidade e na resistencia ( e até no rally !). Só pra dar alguns (muitos) exemplos, Vic Elford, Pedro Rodriguez, Brian Redman, Jo Siffert, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti, Mike Parkes, Leo Kinnunen, Jacky Ickx, Jackie Oliver, Richie Ginther, Hans Herrmann, Mike Parkes, Dick Attwood, Masten Gregory, Olivier Gendenbien, Willy Mairesse, Gerhard Mitter, Jean Guichet e muitos outros. E ainda mais aqueles com estoria de vida espetaculares, como Nino Vaccarela, Paul Frere, David Piper, e o atualmente muito falado Ken Miles. E ninguem melhor pra falar desses caras, e de alguns mais modernos, do que voce, com o teu vasto conhecimento acumulado sobre Sport prototipos e Endurance.
      Espero que voce tenha muito sucesso com esse primeiro livro, se empolgue e abrace essa causa !!!

      Abraço

      • Antonio Seabra: após ler os nomes de tantos pilotos excelentes que você relacionou, lembrei de um livro do crítico de cinema Rubens Ewald Filho: Dicionário de Cineastas.Eu tenho.É um “tijolo” de 797 páginas.

        Penso que um livro intitulado Dicionário de Pilotos (ou algo parecido) seria uma boa ideia, e vai de encontro ao que você escreveu.E nós sabemos que o Rodrigo Mattar é o jornalista mais indicado para essa missão. Parece que nós dois queremos que o Rodrigo escreva, no mínimo, uns 20 livros!

    • Queria muito ser o biógrafo do Nelson Piquet. Muito mesmo. Mas é um trabalho de convencimento que é muito, muito difícil.

      E só do Nelson. Os demais são ótimos, mas o Nelson merece uma pelo conjunto da obra e, na minha opinião, é o mais subestimado dentre todos os tricampeões.

      • Gostei muito de saber que existe esse seu desejo de ser o biógrafo do Nelson Piquet. E finalmente eu vejo um jornalista especializado em automobilismo abordando esse assunto de forma tão clara: o trabalho de convencimento é o grande empecilho.

      • Seria sensacional você fazer uma biografia do Nelson.
        Sim, concordo com você: ele é o mais subestimado dos tricampeões, principalmente aqui no Brasil.
        Se a gente puder ajudar de alguma forma, fazendo um lobby junto ao Nelson – afinal internet hoje “permite” essas coisas – garanto que os teus leitores TODOS se engajariam nessa campanha.
        É só avisar…

        Mas PENSA com carinho nessa ideia de, com a licença do Jeferson, de fazer um Dicionario de Pilotos de Endurance.

  • Parabéns Rodrigo, já estava sabendo pelas dicas da turma nas transmissões da Fox com você, sei como é a sensação de ter um primeiro livro publicado. Claro que vou querer um devidamente autografado.

    Sem conexão com a postagem, mas, se este ano você retornar com as postagens sobre Le Mans com miniaturas, preciso atualizar para você minha listagem e fotos.

    Abraços, que outros venham!

  • Que bacana, vamos aguardar o lançamento, sou dos que adoram as histórias ( e estórias, por que não) das nanicas da F1. Capa com o Minardi Ferrari em Adelaide ficou sensacional (captei!).

  • Primeiramente, parabéns, Mattar!!

    Sobre equipes, talvez a Minardi seja a mais emblemática das pequenas, o menos da minha época para cá, mas um carro que sempre me vem a memória é o da Footwork, de 1991, que tinha um bico estranho mas era um carro muito bacana.
    Assim que possível vou adquiri-lo.

  • Parabéns por mais essa conquista!
    Esse será um livro que gostarei de ter na minha estante. E na minha cabeceira, sendo devidamente lido e desfrutado, claro.
    E que esse seja uma espécie de “volume 1” de tudo o que você tem a falar sobre as equipes de F-1.
    Com seu conhecimento e competência, creio que esse será o volume 1 de 20, no mínimo. Aguardarei os próximos falando sobre a Copersucar (só ela deve dar um livro inteiro!), sobre as equipes médias e mesmo as grandes que se extinguiram ao longo da história da F-1.
    E só agora reparei no detalhe que quem pilota a Minardi é o verdadeiro mito brasileiro, Roberto Pupo Moreno, o único homem do universo que conseguiu alinhar um carro de F-3000 capenga (Andrea Moda) num grid de F-1. Só aquelas lives dele já rendem histórias pra mais dois livros, além da biografia dele que está em curso.

      • Foi nesse sentido que comparei ela com um F-3000, sua ruindade.
        Mas concordo, é um F-1. Mas ruim. Muito ruim, por sinal. Um dos piores que já surgiram no circo da F-1.
        Talvez só a tragédia da Life e a Eurobrun que andava, não classificava, e o dono comemorava a não classificação, tenham sido piores em desempenho.

  • Livros são um um formato genial, ergonômicos e gostosos de manipular.

    Adorei a sacada de contar a história das pequenas equipes; elas contam a história do desenvolvimento do automobilismo, entre sonhadores casteleiros, engenheiros malucos, pilotos desesperados por um lugar ao sol, mas numa disputa que vai revelando valores e estrelas.

    Nós vamos nos divertir com sua obra (já estamos nos divertindo), mas quem primeiro deveria ler é a galera da Liberty Media, para entender que 40 carros no grid, inclusive um batalhão de ‘saudosas pequenas’, equipes de um carro só, que só competem em algumas corridas, são um espetáculo mais atraente.

    Parabéns e obrigado ao Rodrigo.

    • A turma do Drive to Survive iria se divertir – e divertir a todos – fazendo filmagens das tretas da pré-qualificação.
      O problema, hoje, é que os apaixonados pelo automobilismo estão sendo gradativamente substituídos pelos bilionários entediados que decidem brincar de outra coisa, e garotos que têm como primeiro item do currículo seu saldo na conta bancária, que vira pré-requisito para a conquista de uma vaga na equipe, independente de sua aptidão para pilotar. Então veríamos um monte de Racing Points da vida e um monte de Strollzinhos. Racing Point em si não é o problema, pouco a pouco ela mostra que quer, sim, competir e ser competitiva. O problema é quem venha e que queira saber somente do business, não da competição.

  • Parabéns pelo livro,
    Acompanho desde muitos anos este blog e o do Flávio, temas muito interessantes, opiniões lúcidas e por vezes politicamente incorrectas perante ideias e situações ja pré estabelecidas.
    Falo de Portugal e gostaria de saber o que terei que fazer para poder encomendar o livro.
    Se viesse autografado pelos 2 seria perfeito.
    Saudações automobilisticas do outro lado do Atlântico.

  • Gde Mattar!
    Em nome do Bandeirada (eu, Rodrigo Vilela ,Erick von Draxeler e Vinicius Afonso), parabenizamos por esta bela obra.
    Aguardamos ansiosamente pela pré venda para termos nossos exemplares!
    Que seja o 1o passo de muitos livros que possa lançar e pode ter certeza que este já pode ser considerado best seller!
    Abraço!

  • Mattar,

    Parabéns pela obra!!!

    Acompanho seu trabalho já tem um tempo e pode ter certeza, vou adquirir seu livro ainda na pré-venda para ter a HONRA do seu autógrafo!!!

    Se já era obrigatória a leitura do seu blog pelos textos e informações sobre Automobilismo, agora entrarei duas ou três vezes ao dia só para pegar o link da pré-venda…

  • Desespero!! Cara, eu estou aguardando esse livro surgir faz anos, literalmente. Pirei quando li a série de posts sobre as saudosas pequenas no Blog. Pirei mais quando soube que viraria livro. Um amigo me avisou em meados de outubro q já estava em pré-venda. Não fiz a compra na hora pq precisava esperar “virar” o cartão de crédito. Agora fui finalmente fazer isso e a informação é q está esgotado. Não creio q ficarei sem o livro. Ajuda aí please, deve ter sobrado um exemplar em algum canto… Heeeellpp!! Abraço.

  • Livros recebidos esta semana em Portugal.
    Muito obrigado Rodrigo Amaral por esta bela obra, quem ama Fórmula 1 vai ler e reler.
    Bom relembrar a Fórmula 1 na sua faceta mais pura, aquelas equipas que têm sempre um lugar especial no coração.
    Uma palavra muito especial para Joubert Amaral, e sua equipa , a sua simpatia e cuidado para enviar os livros para Portugal foram inexcedíveis.
    Saudações automobilísticas do outro lado do Atlântico.

    Gonçalo Raposo

    PS – Agora venha o livro sobre a Fittipaldi.