24h de Le Mans 2020: oito brasileiros confirmados e poucas vagas em aberto

RIO DE JANEIRO (Como queria voltar lá!) – Faltam agora 30 dias para a largada da 88ª edição das 24h de Le Mans, penúltima etapa da temporada 2019/20 do Campeonato Mundial de Endurance, o FIA WEC.

Adiada para o próximo mês por conta da Pandemia do Covid-19 – é a primeira mudança de data em mais de meio século – e disputada pela primeira vez em sua longa história quase centenária sem a presença de público, a lendária competição em La Sarthe pouco a pouco vai nos trazendo um panorama bem definido da lista de inscritos.

Como vocês já sabem, após vários forfaits anunciados o plantel será de 60 carros. Serão apenas seis protótipos LMP1, oito LMGTE-PRO e um mar de inscritos das divisões Pro-Am, contabilizando 24 LMP2 e 22 LMGTE-AM. Desse total, 29 vão competir pelos pontos em dobro auferidos aos participantes do Mundial de Endurance.

O total de 180 participantes distribuídos nos carros confirmados é preenchido pouco a pouco e as vagas restantes são mínimas. Para ser mais exato, faltam somente 19 nomes a serem anunciados dentre as escuderias com lugares disponíveis.

E nessa semana, foi confirmada a participação de um oitavo brasileiro: Oswaldo Negri, aos 56 anos, vai disputar sua segunda edição das 24h de Le Mans após a estreia com um protótipo Ligier JS P2 HPD alinhado pela Mike Shank Racing em 2016. Negri estará no carro #61 da Luzich Racing, equipe anglo-suíça que terá uma Ferrari 488 GTE EVO na divisão LMGTE-AM junto ao veloz francês Côme Ledogar e ao diletante Francesco Piovanetti, que alinha com bandeira de Porto Rico.

Seriam nove, na verdade e o país teria seu número recorde em participantes confirmados, já que João Paulo de Oliveira teve de declinar o convite da ByKolles para se juntar a Tom Dillmann e Bruno Spengler na pilotagem do carro #4 do time austríaco. João Paulo não poderia mais voltar ao Japão se saísse para fazer as provas pela equipe que o convidou, uma vez que o governo nipônico impõs sérias restrições a estrangeiros – tanto aos que vêm de outros países quanto aos que moram lá – por conta da Pandemia.

Outro bom nome que não poderá disputar as 24h de Le Mans será o de Nick Cassidy, que teve de declinar o convite em nome de seu xará Foster, que é australiano. Outro piloto da Oceania, Shane Van Gisbergen, também terá de ficar de fora da competição para a qual fora convidado, pela Eurasia Motorsport.

Se minhas contas não falham no momento, o total de estreantes confirmados é de 31. Entre eles, está Marcos Gomes, que disputará a prova com a equipe oriental HubAuto Corsa, de Taiwan. Os parceiros do filho de Paulo Gomes serão Morris Chen, também novato no evento e Tom Blomqvist.

Ao todo, são 29 países com pelo menos um piloto garantido nas 24h de Le Mans 2020. A Grã-Bretanha lidera o ranking com 31 nomes, seguida por França (28), Itália (15), EUA e Suíça (10) e Brasil (8).

Comentários

  • Depois de um ano tão complicado (pra todos) o WEC vai chegando ao final de um ciclo por baixo, pelo menos na sua classe principal , um campeonato bem meladão(!) devido a alguns exageros que talvez fossem necessários para equalizar os carros , Ainda não me acostumei a este recurso em uma categoria top .
    Vou torcer pelo Bykolles!…..