ELMS: 35 inscritos para a Le Castellet 240

A Le Castellet 240 verá a estreia de Sophia Flörsch no ELMS já que Tati Calderón vai correr este fim de semana no Japão; Beitske Visser dividirá o cockpit com a alemã em Paul Ricard

RIO DE JANEIRO  – Neste sábado, a partir de 13h30 pelo horário de Brasília, será disputada mais uma etapa da temporada 2020 do ELMS. Como paliativo em decorrência do cancelamento das 4h de Barcelona, previstas para este fim de semana e que não puderam ser realizadas por conta do aumento da curva da Pandemia na Espanha, a organização do Europeu de Endurance resolveu retornar a Paul Ricard para mais uma etapa.

Para diferenciar em relação à primeira prova, este evento será chamado de Le Castellet 240, porque a corrida terá duração de 240 minutos – 4h, evidentemente.

Um total de 35 carros foi confirmado para a corrida, sendo 15 protótipos LMP2, doze LMP3 e oito LMGTE.

Algumas equipes de LMP2 processam mudanças para este fim de semana. A começar pela DragonSpeed, que despediu o irlandês Ryan Cullen e trouxe o francês Timothé Buret, que terminará a temporada pelo time de Elton Julian, com participação confirmada também nas 24h de Le Mans daqui a pouco mais de três semanas.

Na Richard Mille Racing, Tati Calderón está fora por compromissos no Japão: a colombiana disputa neste fim de semana a abertura da temporada 2020 do Super Formula em Twin Ring Motegi. Sophia Flörsch abre mão da Fórmula 3 pela primeira vez na temporada e estreia com o protótipo Oreca 07 Gibson numa etapa do ELMS, tendo a parceria da holandesa Beitske Visser, que aparece como possível substituta de Katherine Legge para a disputa das 24h de Le Mans.

É nesta Ferrari da AF Corse que Daniel Serra disputará a Le Castellet 240, em trinca com Steffen Görig e Christoph Ulrich

A Eurointernational terá de se socorrer de um novo lineup para a prova entre os LMP3. O rápido finlandês Niko Kari vai competir dessa vez com o italiano Jacopo Baratto e o local Nicolas Maulini. O brasileiro Thomas Erdos não conseguiu se recuperar de uma lesão nas costelas adquirida lá mesmo em Paul Ricard, que lhe trouxeram dificuldades sérias em Spa. Erdos precisará de um descanso e de recuperação.

Por compromissos pessoais e de trabalho, Jim McGuire não poderá se juntar a Duncan Tappy e Andrew Bentley, que se revezarão em dupla no #3 da United Autosports. Entre os times da LMGTE, a única mudança de vulto é a aparição de Daniel Serra no #51 da AF Corse, tendo em vista que o bicampeão das 24h de Le Mans precisa de horas de voo dentro da Ferrari 488 GTE. O tricampeão da Stock Car brasileira dividirá o carro com Steffen Görig e Christoph Ulrich, substituindo o titular Alexander West.

Vencedor em Spa, Marcos Gomes disputa sua segunda prova pela Kessel Racing, dividindo a Ferrari do time com Michael Broniszewski e David Perel.

A United Autosports domina os dois campeonatos de protótipos. Lidera em 1-2 a divisão LMP2 e comanda a LMP3 com pontuação máxima, 52 pontos. Na LMGTE, a helvética Kessel Racing tem sete pontos de frente para a Dempsey-Proton Racing.

Entre os pilotos, Filipe Albuquerque e Phil Hanson lideram o ranking da LMP2 com 42 pontos, sete a mais que Alex Brundle/Job Van Uitert/Will Owen. Alexandre Cougnaud/Thomas Laurent/James Allen têm vinte pontos.

Na LMP3, Robert Wheldon/Tom Gamble/Wayne Boyd estão invictos e somam 29 pontos de frente para Niko Kari e Thomas Erdos, que não terá como defender a vice-liderança dessa vez e perderá postos na classificação. Arnold e Maxime Robin, mais Vincent Capillaire, estão em 3º lugar, com 22.

David Perel e Michael Broniszewski são os líderes da LMGTE, somando 44 pontos contra 37 de Michele Beretta/Alessio Picariello/Christian Ried e 25 de Marcos Gomes, mais o trio Felipe Fernández Laser/Richard Lietz/Michael Fässbender.

Comentários

  • Rodrigo, por falar em Daniel Serra, já viu o perfil dele no site oficial da Ferrari ? Bacana.
    Lá tem um video de perguntas & respostas com ele, muito legal, e que dá bem a dimensão do prestigio do Daniel na Scuderia.

    Antonio