ELMS: poker da United Autosports e vitória de brasileiro na LMGTE em Spa

RIO DE JANEIRO – Duas etapas, duas vitórias na LMP2 e duas mais na LMP3. Em protótipos, a United Autosports é a equipe do momento na temporada 2020 do European Le Mans Series. Todo mundo afiado, competitivo e ganhando corridas com naturalidade. Nas 4h de Spa-Francorchamps, disputadas neste domingo, a equipe de propriedade de Zak Brown e Richard Dean desfilou competência e levou mais duas taças para casa.

Na LMP2 e na classificação geral, dessa vez o triunfo foi do #22 que cravou a pole position, em grande atuação de Filipe Albuquerque e Phil Hanson, apesar de uma pressão intensa e de várias trocas de posição em duelo contra o carro da G-Drive Racing assistido pela escuderia francesa TDS – que acabou em acidente: Mikkel Jensen estampou o carro #26 numa barreira da curva Pouhon e a corrida acabou assim para o dinamarquês e seu colega de pilotagem, o russo Roman Rusinov.

A segunda posição poderia ter sido da Duqueine com o trio Konstantin Tereschenko/Jonathan Hirschi/Tristan Gommendy, só que um erro após um período de Full Course Yellow custou à equipe francesa o segundo posto. A posição ficou mesmo com a Graff Racing, em boa prova de Alexandre Cougnaud/Thomas Laurent/James Allen – e desta vez, diferentemente de Paul Ricard, onde foram penalizados porque Cougnaud não cumpriu o tempo mínimo de pilotagem, deu tudo certo. O trio da Duqueine terminou em quarto.

O pódio teve ainda a Panis Racing, terceira colocada em seu carro de pneus Goodyear, com Julien Canal/Will Stevens/Nico Jamin. André Negrão participou mais uma vez com a Richard Mille Racing, desta vez com a estreia da holandesa Beitske Visser junto à colombiana Tati Calderón. A trinca fez um bom trabalho durante a disputa e salvou um belo 6º posto geral.

Não bastasse isso, a United ainda ganhou na LMP3 com o mesmo trio vitorioso em Paul Ricard e de novo com pontuação máxima: Wayne Boyd e os parceiros Tom Gamble e Robert Wheldon mantém 100% de aproveitamento, vencendo mais uma e com alguma tranquilidade, já que só a Nielsen Racing com Tony Wells/Colin Noble chegou na mesma volta e a 3ª posição, duas voltas atrás, foi da Eurointernational, com o brasileiro Thomas Erdos dividindo o cockpit com Niko Kari e Andreas Laskaratos. O resultado levou a equipe à vice-liderança, mas distante 29 pontos dos invictos na série.

E na LMGTE, a Kessel Racing triunfou após grande batalha pelo topo do pódio, com excelente estreia do brasileiro Marcos Gomes ao lado dos parceiros David Perel e Michael Broniszewski. Com a Ferrari 488 GTE EVO do time helvético, eles chegaram em 17º na geral, derrotando dois carros de equipes do WEC – a AF Corse que alinhou François Perrodo/Emmanuel Collard/Harrison Newey e a Aston Martin Racing de Mathias Lauda/Augusto Farfus/Paul Dalla Lana.

Como esses dois carros não são inscritos full season do ELMS, não tiveram direito a pontos no evento. Assim, a Proton Competition fez jus ao 2º lugar para efeito de classificação no campeonato nessa corrida, com o #93 de Michael Fassbender/Felipe Fernandez Laser/Richard Lietz, à frente de Duncan Russell Cameron/Aaron Scott/Matt Griffin, da Spirit of Race.

O campeonato prossegue com um segundo evento em Paul Ricard: a 240 Le Castellet, o último da série antes das 24h de Le Mans, no próximo dia 29, um sábado.

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