FIA WEC: deu Rebellion no primeiro treino em Spa

O Rebellion R13 que tem entre os pilotos o brasiliero Bruno Senna foi o mais rápido no único treino livre desta quinta em Spa, na Bélgica (Foto: Markus Hecker/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – Após 172 dias – praticamente seis meses – de espera, o FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, retomou suas atividades e seu calendário da temporada bienal 2019/20. Nesta quinta, foi realizado o primeiro treino livre para as 6h de Spa-Francorchamps, corrida que o Fox Sports 2 transmite em sua metade final a partir de 11h30 deste sábado.

O carro #1 da Rebellion Racing, equipe do brasileiro Bruno Senna, foi o mais rápido da pista, com Gustavo Menezes marcando 2’02″489 – mesmo com a equipe anglo-suíça optando por andar na Bélgica com o kit de alto arrasto aerodinâmico.

A um segundo inteiro, veio o ENSO CLM P1/01 da ByKolles, que retorna para a disputa desta prova e também das 24h de Le Mans – sem marcar, contudo, pontos para o campeonato, apenas disputando as posições de pista. Oliver Webb ficou um décimo abaixo da marca de Mike Conway com o melhor dos Toyota, seguido de Kazuki Nakajima.

Os TS050 Hybrid da montadora oriental vêm para Spa com seu kit de baixo arrasto e ainda por cima têm de lidar com a equivalência de performance que mais uma vez deixará a única equipe oficial de fábrica na LMP1 com problemas de ritmo em relação aos times independentes neste fim de semana.

Giedo Van der Garde fez o melhor tempo da LMP2 na quinta-feira (Foto: Markus Hecker/AdrenalMedia.com)

Na LMP2, o melhor tempo da sessão foi de Giedo Van der Garde, com o holandês a marcar 2’03″888 a bordo do #29 do Racing Team Nederland, seguido de Anthony Davidson (Jota Sport) e Phil Hanson (United Autosports), todos com chassis Oreca – exceto o fato de Davidson guiar um dos quatro carros inscritos com pneus Goodyear.

André Negrão estabeleceu a quarta marca da sessão para a classe, com 2’04″181. A Signatech Alpine Elf espera ter um bom resultado neste fim de semana como preparação para a defesa do bicampeonato da classe em Le Mans, que é a cereja do bolo para o time e para a marca, vinculada à Renault.

Dos 10 carros inscritos no fim de semana, a Algarve Pro Racing não foi à pista e a Jackie Chan DC Racing, que é protagonista da categoria – e vice-líder com o carro #37, espera pelo resultado do teste de Covid-19 de um de seus pilotos: o francês Gabriel Aubry teria testado positivo para o novo Coronavírus. Aubry tem graduação prata e, caso necessário, deve ser substituído pois a LMP2 é uma classe oficialmente Pro-Am dentro do regulamento desportivo do FIA WEC.

A Ferrari #83 da AF Corse foi a melhor entre os inscritos da LMGTE-AM, onde Augusto Farfus foi o segundo e Felipe Fraga, nono (Foto: Markus Hecker/AdrenalMedia.com)

Michael Christensen foi o mais veloz entre os pilotos da LMGTE-PRO com seu Porsche 911 RSR-19 oficial de fábrica: o campeão do ano passado em dupla com Kévin Estre virou em 2’16″057, quase três décimos abaixo do local Maxime Martin, da Aston Martin Racing. Gianmaria Bruni foi o terceiro com a melhor Ferrari, guiada por Alessandro Pier Guidi, em quarto. Registre-se que apenas 1″131 separaram os seis carros da divisão.

E na LMGTE-AM, por fim, melhor marca para a AF Corse e a Ferrari #83 guiada por Nicklas Nielsen – 2’17″853, enquanto o brasileiro Augusto Farfus, debutando pela Aston Martin Racing no Mundial de Endurance, andou muito bem e conseguiu 2’18″020 em apenas cinco voltas de treino.

Matteo Cairoli foi o terceiro no Porsche #56 da Project 1 (com novo visual, aliás) e Matt Campbell, quarto – este defendendo a Dempsey Racing-Proton. Benjamin Barker, da Gulf Racing, completou os cinco primeiros em mais um Porsche.

Felipe Fraga, com o segundo bólido da Project 1, estabeleceu a nona melhor marca da sessão com 2’19″398. E a lista de inscritos apresentou uma mudança de última hora: a Dempsey Racing-Proton não pôde contar com o tailandês Vuttikhorn Inthapruvasak para o fim de semana e o italiano Gian Luca Giraudi, que já serviu ao time nesta temporada, foi chamado para dividir a guiada do #88 com Ricardo Sánchez e o recém-chegado Lucas Légeret.

A ressaltar que a direção de prova já mostrou que será rigorosa com relação ao excesso de “track limits”. Cinco carros, a saber – Ferrari #83, Porsche #86, Aston Martin #90 e Ferrari #62 na LMGTE-AM, além do Porsche #91 da LMGTE-PRO, foram ‘premiados’ pelo diretor Eduardo Freitas com stop & hold de 5 minutos nos boxes.

Nesta sexta-feira, haverá dois treinos livres – às 9h30 e 14h locais, respectivamente 4h30 e 9h de Brasília. A sessão oficial de classificação começa às 18h locais, 13h de Brasília, com a abertura de 25 minutos de pista para LMGTE-PRO e LMGTE-AM e, na sequência, os protótipos LMP1 e LMP2. Lembrando que o critério é a média das melhores voltas estabelecidas por dois pilotos escalados pelas equipes para a tomada de tempo.

Comentários

  • Vamos torcer pro Fraga demonstrar todo o seu potencial, e pro Augusto estar nos seus dias de alta.
    Quero muito ver a transmissão, e tomara que esses dois estejam andando, e bem posicionados, nessa segunda metade da prova que será transmitida.
    Hoje gosto mais de ver os LMGTE do que os LMP