Huis Clos

RIO DE JANEIRO – Sem meio termo: ou se fazia as 24h de Le Mans em sua 88ª edição com abertura de portões e venda de ingressos – um risco absurdo em tempos de Pandemia – ou com arquibancadas vazias. Finalmente, nesta segunda-feira, o Automobile Club de l’Ouest (ACO) optou pelo seguro: a clássica prova francesa, o maior evento de Endurance do planeta, será realizado sem a presença de torcedores.

O motivo é bastante óbvio: o aumento de casos de Covid-19 na França, mesmo após todas as medidas sanitárias tomadas pelo governo de Emmanuel Macron. Pela proteção das equipes, competidores, parceiros e demais envolvidos num evento que reúne aglomerações superiores a 200 mil pessoas – e eu vivi a dimensão disso ano passado in loco e é verdade, é gente demais! – decidiu-se pelo seguro.

Mas o ACO bem que tentou fazer o evento com público. Há algumas semanas, o piloto bicampeão da prova na classe LMP2 e atual campeão mundial André Negrão, em conversa com este blogueiro, comentou que seria “loucura” fazer o evento com público.

“Não faz muito sentido colocar apenas 50 mil torcedores como o ACO pretende”, disse na conversa, que ocorreu domingo retrasado após a prova da IMSA em Road America, que André acompanhou pelo Fox Sports 2.

“Desse jeito, é melhor não abrir pra ninguém”, comentou o representante da Signatech Alpine Elf. “A corrida é um grande negócio – além de um evento grandioso – e todo mundo está tentando não sofrer prejuízo, mas dessa vez será impossível evitar”, disse Negrão.

De fato, a economia da região será seriamente afetada e já o calendário rascunhado para substituir o original, que movimenta por duas semanas ou mais toda a área de La Sarthe e Tours, levando a Le Mans gente de toda a Europa e de vários continentes do mundo inteiro, não contemplava a parada de pilotos e outros eventos com aglomerações.

Será as 24h de Le Mans mais atípica de todos os tempos. E a organização promete se esmerar para oferecer a quem ficará em casa o melhor espetáculo possível.

Uma pena. Mas é preciso que seja assim. Ainda bem que a prova não será secreta porque em tempos de mídias sociais e tudo o que temos na internet e televisão, Le Mans não passará em branco. Mas a atmosfera nem de longe será a mesma que conhecemos e pela qual muitos de nós nos apaixonamos. Como eu.

Comentários

  • Mattar,

    Nesse ano, no caso de Le Mans, temos 2 cenários:

    O primeiro, “dos males, o menor”, já que a corrida será realizada e transmitida para o mundo todo. E espero que vc esteja escalado para a transmissão na FOX.

    O segundo, “dos males, O MELHOR”, já que os casos da COVID voltaram a aumentar e trazer pessoas do mundo todo para La Sarthe seria loucura.

    Abraços