IMSA: sorte de líder, vitória da Corvette no ViR

Antonio Garcia e Jordan Taylor venceram pela terceira vez na IMSA em 2020

RIO DE JANEIRO – Como ainda não chegamos à primeira metade do campeonato, não dá pra arriscar dizer que é “sorte de campeão”. Mas sorte de líder sim, com certeza: Antonio Garcia/Jordan Taylor conquistaram neste sábado a vitória na 5ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, o Michelin GT Challenge – primeira de duas provas exclusivas das classes GTLM e GTD em 2020.

E foi uma corrida absolutamente sensacional do início ao fim, definida em detalhes que minaram as chances da Porsche, que fez 1-2 na primeira fila do grid de 20 carros e detinha um ligeiro favoritismo. O #911 de Nick Tandy/Fred Makowiecki viu a vitória escapar após o segundo furo de pneu no traseiro esquerdo – que já estourara no início da corrida. O #912 de Laurens Vanthoor/Earl Bamber “dançou” após um problema no parachoque traseiro que custou à dupla a perda de três voltas.

Não acabou: a BMW de John Edwards/Jesse Krohn logo saiu do jogo em razão de uma falha de suspensão; o #4 de Oliver Gavin/Tommy Milner deu uma escapada e o #3, ora vejam, perdeu tempo numa parada de box por conta de uma roda traseira que não foi bem fixada na porca. Ou seja – houve de um tudo na etapa do Virginia International Raceway.

Inclusive a sofrida vitória do Corvette por apenas três segundos e meio de diferença para Bruno Spengler/Connor de Philippi, que ainda se sustentaram à frente do carro de Tandy/Makowiecki, que ainda foram ao pódio.

Com o triunfo de hoje, Bill Auberlen tornou-se o recordista absoluto com 61 vitórias na série IMSA em qualquer categoria

Na GTD, as batalhas foram ainda mais intensas e a corrida foi praticamente toda dominada pela Turner Motorsport. Um excelente trabalho de Robby Foley durante seus stints permitiu que o carro #96 entregue a Bill Auberlen se mantivesse firme na corrida até o final. A dupla chegou em 5º na geral e triunfou com sete segundos e meio de avanço sobre o Acura de Mario Farnbacher/Matt McMurry, que conquistou o 2º lugar após uma batalha campal contra a Paul Miller Racing e a Riley Motorsports.

Aliás, Auberlen, de 51 anos, tornou-se o novo recordista de vitórias em provas da série IMSA: chegou ao 61º triunfo da carreira, superando a antiga marca pertencente também a Scott Pruett – com quem dividia o recorde.

A destacar a volta da equipe do carro #48 às pistas após seis meses com um pódio – Bryan Sellers/Madison Snow fizeram ótima prova e se sustentaram à frente de Gar Robinson/Lawson Aschenbach, outra dupla que teve excelente desempenho no VIR.

Numa prova do equilíbrio da categoria, seis marcas diferentes figuraram nos seis primeiros lugares, já que o líder Jack Hawksworth e seu parceiro Aaron Telitz chegaram na 5ª posição com o Lexus RC-F da AIM Vasser Sullivan e o Porsche de Ryan Hardwick/Patrick Long foi o sexto colocado.

A próxima etapa será as 6h de Atlanta, substitutas das 6h de Watkins Glen, no circuito Michelin Raceway Road Atlanta, em Braselton, na Geórgia, dia 6 de setembro. O evento é o segundo do Michelin Endurance Cup e também terá a volta das classes DPi e LMP2, ausentes neste fim de semana.

Comentários