IMSA: sorte de líder, vitória da Corvette no ViR

I
Antonio Garcia e Jordan Taylor venceram pela terceira vez na IMSA em 2020

RIO DE JANEIRO – Como ainda não chegamos à primeira metade do campeonato, não dá pra arriscar dizer que é “sorte de campeão”. Mas sorte de líder sim, com certeza: Antonio Garcia/Jordan Taylor conquistaram neste sábado a vitória na 5ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, o Michelin GT Challenge – primeira de duas provas exclusivas das classes GTLM e GTD em 2020.

E foi uma corrida absolutamente sensacional do início ao fim, definida em detalhes que minaram as chances da Porsche, que fez 1-2 na primeira fila do grid de 20 carros e detinha um ligeiro favoritismo. O #911 de Nick Tandy/Fred Makowiecki viu a vitória escapar após o segundo furo de pneu no traseiro esquerdo – que já estourara no início da corrida. O #912 de Laurens Vanthoor/Earl Bamber “dançou” após um problema no parachoque traseiro que custou à dupla a perda de três voltas.

Não acabou: a BMW de John Edwards/Jesse Krohn logo saiu do jogo em razão de uma falha de suspensão; o #4 de Oliver Gavin/Tommy Milner deu uma escapada e o #3, ora vejam, perdeu tempo numa parada de box por conta de uma roda traseira que não foi bem fixada na porca. Ou seja – houve de um tudo na etapa do Virginia International Raceway.

Inclusive a sofrida vitória do Corvette por apenas três segundos e meio de diferença para Bruno Spengler/Connor de Philippi, que ainda se sustentaram à frente do carro de Tandy/Makowiecki, que ainda foram ao pódio.

Com o triunfo de hoje, Bill Auberlen tornou-se o recordista absoluto com 61 vitórias na série IMSA em qualquer categoria

Na GTD, as batalhas foram ainda mais intensas e a corrida foi praticamente toda dominada pela Turner Motorsport. Um excelente trabalho de Robby Foley durante seus stints permitiu que o carro #96 entregue a Bill Auberlen se mantivesse firme na corrida até o final. A dupla chegou em 5º na geral e triunfou com sete segundos e meio de avanço sobre o Acura de Mario Farnbacher/Matt McMurry, que conquistou o 2º lugar após uma batalha campal contra a Paul Miller Racing e a Riley Motorsports.

Aliás, Auberlen, de 51 anos, tornou-se o novo recordista de vitórias em provas da série IMSA: chegou ao 61º triunfo da carreira, superando a antiga marca pertencente também a Scott Pruett – com quem dividia o recorde.

A destacar a volta da equipe do carro #48 às pistas após seis meses com um pódio – Bryan Sellers/Madison Snow fizeram ótima prova e se sustentaram à frente de Gar Robinson/Lawson Aschenbach, outra dupla que teve excelente desempenho no VIR.

Numa prova do equilíbrio da categoria, seis marcas diferentes figuraram nos seis primeiros lugares, já que o líder Jack Hawksworth e seu parceiro Aaron Telitz chegaram na 5ª posição com o Lexus RC-F da AIM Vasser Sullivan e o Porsche de Ryan Hardwick/Patrick Long foi o sexto colocado.

A próxima etapa será as 6h de Atlanta, substitutas das 6h de Watkins Glen, no circuito Michelin Raceway Road Atlanta, em Braselton, na Geórgia, dia 6 de setembro. O evento é o segundo do Michelin Endurance Cup e também terá a volta das classes DPi e LMP2, ausentes neste fim de semana.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames