Mais uma pole para a United Autosports no ELMS

M
Monopólio: a United Autosports dominou inteiramente a primeira fila do grid das 4h de Spa para a segunda etapa do ELMS, neste domingo

RIO DE JANEIRO – Dois treinos classificatórios, duas pole positions: com 100% de aproveitamento, a United Autosports é a equipe a ser superada no European Le Mans Series 2020. O time britânico levou mais cedo em Spa-Francorchamps a posição de honra para a corrida que se disputa na Bélgica neste domingo.

Com Filipe Albuquerque a bordo, o carro #22 superou com sobras o outro Oreca do time, o #32 guiado por Job Van Uitert, sendo que o holandês não conseguiu melhorar sua marca pessoal no segundo treino livre, mais cedo. O português não quis nem saber e com uma volta em 2’03″298, ‘ensacou’ Van Uitert em meio segundo, fazendo jus ao ponto extra junto ao parceiro Phil Hanson.

Quem abre a segunda fila é a G-Drive, terceira colocada graças a Mikkel Jensen, com o tempo de 2’03″821. A ótima surpresa foi o quarto tempo do russo Konstantin Tereschenko, da Duqueine, deixando para trás os experientes e velozes britânicos Anthony Davidson (JOTA) e Ben Hanley (DragonSpeed).

A atual campeã da categoria, a IDEC Sport, larga apenas em 8º lugar, enquanto a tripulação do brasileiro André Negrão parte de décimo-quarto: a colombiana Tati Calderón fez a melhor volta do carro #50 da Richard Mille Racing em 2’05″628, suficiente apenas para a sétima fila do grid. Atrás, apenas o Oreca da High Class Racing e o único Ligier JS P217, da Inter Europol Competition.

Wayne Boyd fez uma super volta e levou a pole da classe LMP3 – também para a United Autosports

O domínio do time de Richard Dean e Zak Brown estendeu-se à LMP3, onde o #2 guiado por Wayne Boyd virou um excelente tempo – 2’12″634, batendo por incríveis 0″885 o segundo colocado, o Duqueine M30-D08 da equipe DKR Engineering, guiado por Laurents Hörr.

E só os dois ficaram dentro do mesmo segundo: David Droux foi o terceiro do grid da categoria com o carro da Realtime Racing, seguido por Duncan Tappy (no segundo carro da United), Malthe Jakobsen (RLR MSport) e Niko Kari, companheiro de Thomas Erdos na Eurointernational. Após um susto na abertura das voltas, o finlandês conseguiu a marca de 2’14″625 e garantiu-se em sexto no grid da divisão e 22º na geral.

Melhor volta para Richard Lietz no Porsche da Proton Competition para o grid da LMGTE

Na LMGTE, deu Porsche, com excelente volta de Richard Lietz: o experiente piloto austríaco, que divide o carro #93 com Felipe Fernandez Laser e o ator anglo-germânico Michael Fassbender, cravou a pole position da divisão com 2’17″778. A Kessel Racing, do brasileiro Marcos Gomes, larga em segundo, em boa volta do sul-africano David Perel a bordo da Ferrari da escuderia suíça.

Andrea Piccini classificou o #60 da IronLynx com a terceira colocação e Augusto Farfus, em sua estreia pela Aston Martin Racing, levou o #98 que divide com Matthias Lauda e Paul Dalla Lana à quarta colocação da classe, a 0″362 da pole. Os seis primeiros ficaram dentro do mesmo segundo e o outro Porsche, guiado por Alessio Picariello, fechou o top 5 da divisão.

O grid teria 40 carros, mas a Red River Sport decidiu fazer forfait no evento para evitar que os membros da escuderia de Johnny Mowlem tivessem que ficar isolados na Inglaterra em quarentena antes de voltar à Bélgica para trabalhar de novo em Spa-Francorchamps. O que não faz muito sentido – a corrida do WEC é no próximo sábado.

As 4h de Spa-Francorchamps, com vídeo AO VIVO aqui no blog, largam às 6h de Brasília – 11h locais.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames