Mais uma pole para a United Autosports no ELMS

Monopólio: a United Autosports dominou inteiramente a primeira fila do grid das 4h de Spa para a segunda etapa do ELMS, neste domingo

RIO DE JANEIRO – Dois treinos classificatórios, duas pole positions: com 100% de aproveitamento, a United Autosports é a equipe a ser superada no European Le Mans Series 2020. O time britânico levou mais cedo em Spa-Francorchamps a posição de honra para a corrida que se disputa na Bélgica neste domingo.

Com Filipe Albuquerque a bordo, o carro #22 superou com sobras o outro Oreca do time, o #32 guiado por Job Van Uitert, sendo que o holandês não conseguiu melhorar sua marca pessoal no segundo treino livre, mais cedo. O português não quis nem saber e com uma volta em 2’03″298, ‘ensacou’ Van Uitert em meio segundo, fazendo jus ao ponto extra junto ao parceiro Phil Hanson.

Quem abre a segunda fila é a G-Drive, terceira colocada graças a Mikkel Jensen, com o tempo de 2’03″821. A ótima surpresa foi o quarto tempo do russo Konstantin Tereschenko, da Duqueine, deixando para trás os experientes e velozes britânicos Anthony Davidson (JOTA) e Ben Hanley (DragonSpeed).

A atual campeã da categoria, a IDEC Sport, larga apenas em 8º lugar, enquanto a tripulação do brasileiro André Negrão parte de décimo-quarto: a colombiana Tati Calderón fez a melhor volta do carro #50 da Richard Mille Racing em 2’05″628, suficiente apenas para a sétima fila do grid. Atrás, apenas o Oreca da High Class Racing e o único Ligier JS P217, da Inter Europol Competition.

Wayne Boyd fez uma super volta e levou a pole da classe LMP3 – também para a United Autosports

O domínio do time de Richard Dean e Zak Brown estendeu-se à LMP3, onde o #2 guiado por Wayne Boyd virou um excelente tempo – 2’12″634, batendo por incríveis 0″885 o segundo colocado, o Duqueine M30-D08 da equipe DKR Engineering, guiado por Laurents Hörr.

E só os dois ficaram dentro do mesmo segundo: David Droux foi o terceiro do grid da categoria com o carro da Realtime Racing, seguido por Duncan Tappy (no segundo carro da United), Malthe Jakobsen (RLR MSport) e Niko Kari, companheiro de Thomas Erdos na Eurointernational. Após um susto na abertura das voltas, o finlandês conseguiu a marca de 2’14″625 e garantiu-se em sexto no grid da divisão e 22º na geral.

Melhor volta para Richard Lietz no Porsche da Proton Competition para o grid da LMGTE

Na LMGTE, deu Porsche, com excelente volta de Richard Lietz: o experiente piloto austríaco, que divide o carro #93 com Felipe Fernandez Laser e o ator anglo-germânico Michael Fassbender, cravou a pole position da divisão com 2’17″778. A Kessel Racing, do brasileiro Marcos Gomes, larga em segundo, em boa volta do sul-africano David Perel a bordo da Ferrari da escuderia suíça.

Andrea Piccini classificou o #60 da IronLynx com a terceira colocação e Augusto Farfus, em sua estreia pela Aston Martin Racing, levou o #98 que divide com Matthias Lauda e Paul Dalla Lana à quarta colocação da classe, a 0″362 da pole. Os seis primeiros ficaram dentro do mesmo segundo e o outro Porsche, guiado por Alessio Picariello, fechou o top 5 da divisão.

O grid teria 40 carros, mas a Red River Sport decidiu fazer forfait no evento para evitar que os membros da escuderia de Johnny Mowlem tivessem que ficar isolados na Inglaterra em quarentena antes de voltar à Bélgica para trabalhar de novo em Spa-Francorchamps. O que não faz muito sentido – a corrida do WEC é no próximo sábado.

As 4h de Spa-Francorchamps, com vídeo AO VIVO aqui no blog, largam às 6h de Brasília – 11h locais.

Comentários