Oficial: 24h de Le Mans com 59 carros

Forfait: com a lista praticamente fechada, a Carlin anunciou que não disputará as 24h de Le Mans 2020. Sem suplentes na lista de espera, o total baixa para 59 carros

RIO DE JANEIRO – O Automobile Club de l’Ouest (ACO) anunciou nesta terça-feira (25) uma atualização da lista de inscritos para a 88ª edição das 24h de Le Mans.

E o plantel, com algumas exceções, está praticamente definido – e com um carro a menos: a Carlin Thunderhead Racing, que constava das relações iniciais e tinha divulgado participação com Jack Manchester e Ben Barnicoat num protótipo Dallara P217 Gibson LMP2, está fora. O time britânico não participa da clássica prova francesa em 2020, por estar também ausente do European Le Mans Series, do qual seria participante full season.

Sendo assim, foram confirmados 59 carros – seis LMP1, 23 LMP2, oito LMGTE-PRO e 22 LMGTE-AM – e serão 177 os pilotos que disputarão a corrida, com pendências a serem resolvidas – principalmente dos que não têm ainda o aval ou a graduação para disputar o evento e outros cujos assentos ainda estão vagos.

Um exemplo é a Richard Mille Racing, que ainda não pôde garantir a participação de Katherine Legge, ainda em recuperação de fraturas sofridas em acidente no teste de pré-temporada do ELMS em Paul Ricard. O carro #50 tem apenas a colombiana Tati Calderón e a alemã Sophia Flörsch já confirmadas. A holandesa Beitske Visser, que disputou recentemente uma prova em Spa-Francorchamps pela equipe é uma opção de substituição a ser considerada.

O Porsche #78 da Proton Competition, da classe LMGTE-AM, também tem um lugar vago: a equipe alemã do WEC e ELMS confirmou apenas Michele Beretta ao lado de um dos sócios, o austríaco Horst Felbermayr Júnior. O norueguês Dennis Olsen, que fora indicado como titular dessa inscrição, está fora.

Os demais lugares vagos foram assim preenchidos: o Team LNT fechou a presença de Guy Smith e Chris Dyson no único Ginetta inscrito; Timothé Buret foi confirmado na DragonSpeed na vaga antes ocupada por Ryan Cullen; Alex Kapadia e Garett Grist formam com Tony Wells o trio da Nielsen Racing; Matthieu Vaxivière fechou o trio da Panis Racing; Charles Milesi vai com a SO24-HAS by Graff.

Tem mais: Larry Ten Voorde foi anunciado no #56 do Team Project 1 junto a Egidio Perfetti e Matteo Cairoli; o veterano Jan Magnussen e o novato Max Root formarão trio com Richard Heistand via JMW Motorsport; Yuhi Sekiguchi é o terceiro piloto da MR Racing junto a Takeshi Kimura e Kei Cozzolino; Rino Mastronardi e Matteo Cressoni estarão com a Ferrari #75 da IronLynx, junto a Andrea Piccini, enquanto Paolo Ruberti regressa no outro carro do time, que terá ainda Claudio Schiavoni e Sergio Pianezzola.

E não acabou: Thomas Preining volta com Dominique Bastien e Adrien de Leener no Porsche #88 da Dempsey-Proton; o terceiro Porsche do Team Project 1 terá “Steve Brooks”, Bruno Frétin e Benoît Frétin e, por fim, Lucas Légeret e Hugo de Sadeleer dividirão o #99 da Dempsey-Proton com o impronunciável Vuttikhorn Inthapruvasak.

Ao todo, são 30 os países representados (se considerarmos Ho-Pin Tung como piloto de nacionalidade holandesa; ao contrário, 31, posto que seria chinês) – Brasil inclusive, com o total de oito pilotos: Bruno Senna, Pipo Derani, André Negrão, Daniel Serra, Marcos Gomes, Oswaldo Negri, Felipe Fraga e Augusto Farfus. Grã-Bretanha e França, ambas com 31 e Itália com 18 nomes são os países com mais inscritos.

E com as novas adesões à lista, o total de novatos alcançou 38 nomes. Vamos ver quem, dentre esses rookies, terá o melhor resultado geral ou por categoria na edição 2020 das 24h de Le Mans.

Comentários

  • Li no início de 2020 que Juan Pablo Montoya iria correr, com o objetivo, claro, de ganhar e ter a Tríplice Coroa. Mas o gordinho desistiu! O nome dele não consta na lista dos 177 pilotos.

    Checando a lista de pneus, vi que nem todos irão de Michelin. Apenas quatro carros usarão a borracha da Goodyear.

    • O que é triste, inclusive. Gostaria de ver mais carros com a borracha do fabricante de Akron, que substituiu a Dunlop no ELMS.

      Gozado que nos carros de LMGTE, poderia haver a opção pelos Goodyear, especialmente pelos times do Europeu. Mas todo mundo vai de Michelin.

    • Essa turma do ACO não aprende. Negri é brasileiro e muito brasileiro, mas radicado há décadas nos EUA. Para todos os efeitos, é óbvio que ele é um dos nossos.

  • Putz, que vontade de estar lá !!!!!
    Tem muito nome desconhecido pra mim, nessa lista.
    Mas ter 8 Brasileiros é muito legal, o suficiente pra dar uma vontade enorme de assistir essa edição da Ronde Infernale.