Super Formula: Hirakawa ganha na abertura

RIO DE JANEIRO – No atípico ano de 2020, até a abertura da Super Formula japonesa neste último domingo teve outro formato. Prova mais curta em Twin Ring Motegi com duração de apenas 35 voltas, sem reabastecimento obrigatório e troca de pneus – obrigando os pilotos a lidar com o desgaste do equipamento em meio a um calor infernal: fez 40ºC à sombra na hora da corrida.

Ecos da Pandemia…

E quem soube lidar bem com a adversidade foi o pole position Ryo Hirakawa. Já dono de três pontos extras – de acordo com o novo sistema da categoria – pela autoria do melhor tempo do grid de 19 pilotos, o representante da Impul sustentou bem a pressão de Kenta Yamashita (Kondo) e faturou os primeiros 20 pontos de uma temporada que terá sete provas e seis eventos.

Atual campeão da agora Super Formula Lights – a antiga Fórmula 3 local – o franco-argentino Sacha Fenestraz estreou muito bem na categoria com o 3º lugar final após o segundo posto no grid. Com os pontos obtidos na abertura, a Kondo Racing larga na frente entre as escuderias, com 29 pontos contra 23 da Impul e 13 do Vantelin Team Tom’s, que teve Kazuki Nakajima em quarto e Nick Cassidy em sexto.

Aliás, o neozelandês confirmou que, com a passagem dele para o ABB FIA Fórmula E como substituto de Sam Bird na equipe Envision Virgin, esta será sua última temporada – por enquanto – no automobilismo nipônico. Cassidy é piloto Toyota tanto na Super Formula quanto no Super GT.

Somente três pilotos em carros com motor Honda terminaram no top 10 e o melhor deles, com a 5ª colocação, foi Nirei Fukuzumi, da Dandelion. Tomoki Nojiri (Mugen) foi sétimo e Tadasuke Makino (Nakajima) chegou em nono lugar.

A colombiana Tati Calderón (Drago Corse) estreou com a 12ª posição e foi a única a ‘furar’ a bolha de estrangeiros na prova por conta da Pandemia. O estoniano Jüri Vips, o brasileiro Sérgio Sette Câmara e o francês Charles Milesi, por exemplo, não puderam disputar a corrida. O substituto de Sette, o local Teppei Natori, nem largou.

O próximo evento do calendário está marcado para Okayama, no próximo dia 27 de setembro.

Comentários

  • Rodrigo, o Cassidy confirmou que não disputa a SF depois desse ano, quanto ao Super GT, ainda existe a possibilidade de calendários compatíveis e até de se não se fazer todas as provas.