Três em três para a United Autosports no ELMS

Albuquerque vibra em Paul Ricard: em condições difíceis de pista, o português bate Vergne por dez milésimos e é o pole da Le Castellet 240 neste sábado

RIO DE JANEIRO – Três etapas, três pole positions: o saldo da United Autosports no ELMS em 2020 é espetacular. A equipe britânica segue o domínio na temporada e é o time a ser batido para a disputa da Le Castellet 240, que acontece hoje com largada às 13h30 de Brasília e transmissão ao vivo aqui no blog.

Mais cedo, na definição do grid, com tempo incerto e pista bastante úmida – por vezes bem molhada, o português Filipe Albuquerque fez o tempo de 1’56″951 – que não foi o mais rápido da qualificação: o belga Alessio Picariello foi o melhor geral com o Porsche da Proton Competition, com o tempo de 1’54″508.

Entretanto, acredito que por uma questão de segurança os protótipos LMP2 e LMP3 formarão a linha de frente do grid – mas tudo pode acontecer, inclusive de os LMGTE saírem à frente do pelotão pois fizeram tempos realmente melhores que os carros que treinaram depois, posto que as condições pioraram.

Albuquerque bateu o francês Jean-Éric Vergne, enfim disputando sua primeira prova no ELMS em 2020, por apenas dez milésimos de segundo. Jonathan Hirschi fez o terceiro tempo da LMP2, superando Loïc Duval, o mais veloz com pneus Goodyear.

David Droux foi o autor da pole da LMP3, com a pista muito mais molhada do que na sessão classificatória dos modelos Grã-Turismo, levando o #8 da Realtime Racing ao ponto extra auferido ao carro mais rápido. O suíço superou o dinamarquês Malthe Jakobsen, da RLR MSport, por três décimos de segundo.

Na LMGTE, Picariello, como já dito, foi o autor da pole, seguido por Nicklas Nielsen na Ferrari da IronLynx com o numeral #60 e pelo brasileiro Daniel Serra, em seu retorno às provas internacionais via AF Corse. O tricampeão da Stock Car marcou o tempo de 1’54″901, apenas 0″047 melhor que o #74 da Kessel Racing – equipe de outro brasileiro, Marcos Gomes.

Dois dos 35 carros não marcaram tempo e dificilmente um deles será reparado a tempo: o Porsche #93 da Proton Competition, com o ator-piloto Michael Fassbender a bordo, sofreu um baita acidente na entrada do retão Mistral. Ele perdeu o controle do carro, que se despistou para a parte interna e bateu com violência na proteção de pneus. O treino inclusive sofreu um atraso de meia hora para a retirada do carro destruído e para o reposicionamento das barreiras de pneus.

Fassbender nada sofreu, mas a equipe não deve conseguir aprontar o carro que divide com Richard Lietz e Felipe Fernández Laser a tempo de disputar o evento mais tarde.

O outro carro sem tempo cronometrado foi o Oreca #20 da High Class Racing, vítima de uma saída de pista de Anders Fjørdbach, que provocou a segunda bandeira vermelha da qualificação. A batida aconteceu na curva 13 do circuito de Paul Ricard. Mas ao contrário da Proton, a escuderia dinamarquesa não deve ter problemas para efetuar reparos e deixar o carro pronto para a largada.

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