24h de Le Mans: Team LNT desiste e grid baixa – de novo – para 59 carros

RIO DE JANEIRO – A edição 2020 das 24h de Le Mans é definitivamente uma das mais estranhas, confusas e complicadas de todos os tempos. Não obstante o adiamento, os tempos de Pandemia e Covid-19 (com os casos tendo uma nova onda na Europa) e uma prova de forma inédita sem a presença de público, um sem-número de forfaits marca a 88ª prova da história do circuito de La Sarthe.

Já com o evento sendo montado no autódromo, chegou a confirmação de que o Team LNT não vai levar o único Ginetta G60-LT-P1 previsto para a corrida, desfalcando o já magro grid da LMP1. Com isso, as 24h de Le Mans chegam ao total de doze desistências de carros da lista oficial de entradas e até de suplentes posteriormente alocados e que acabaram roendo a corda. E o total de carros – antes 62, posteriormente 60 – baixando para 59 – voltando para 60, ficará mesmo em 59.

“O Team LNT com seu Ginetta G60-LT-P1-AER não disputará as 24 horas de Le Mans em 2020″, informou o comunicado oficial.

“Os novos casos de Covid na França estão em seu nível mais alto desde o início da Pandemia e com as regras de quarentena mais recentes em vigor ao retornar, como uma equipe baseada na fábrica, isso significará um fechamento mínimo de 4 semanas da unidade de produção, com um efeito indireto nos principais campeonatos da marca na Grã-Bretanha”, prossegue a nota.

“Isso, juntamente com o calendário significativamente alterado do FIA WEC, significou que, após uma consideração cuidadosa, foi tomada a decisão de que o G60-LT-P1-AER não disputará as 24 horas de Le Mans deste ano. Em vez disso, a fábrica se concentrará em testar e refinar os carros em preparação para a temporada 2020/2021.”
Sendo assim, o plantel de pilotos vencedores da prova francesa na geral, que já não era dos maiores, contará apenas com Romain Dumas, Nick Tandy, Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Kazuki Nakajima, já que Guy Smith não disputará a prova novamente. Nem ele e nem Chris Dyson e Mike Simpson, é óbvio.
Há informações que a lista divulgada nesta sexta-feira ainda pode sofrer mais alterações no que concerne a pilotos. Pela relação da LMGTE-AM, foi confirmado o holandês Max Van Splunteren no carro #78 da Proton Competition junto a Michele Beretta e Horst Felbermayr, Jr. – além de uma troca: Hugo de Sadeleer não estará no #99 da Dempsey Racing-Proton, sendo trocado pelo francês Julien Piguet.
Também a participação de Bénoît e Bruno Frétin no Porsche #89 do Team Project 1 segue incerta junto a “Steve Brooks”. Em princípio, formariam um trio de franceses, mas os Frétin chegaram a confirmar que estariam fora. Fontes confiáveis asseguram que, até primeira ordem, pode haver mais alterações de última hora no plantel de inscritos.

Comentários

  • Que decepção , o Ginetta LMP1 era uma das raríssimas atrações da corrida, não pela expectativa , mas pelo fata de dar ares diferente ao magro grid da categoria top , triste. Sinal vermelho , a meu ver , esse pessoal deveria se reunir e jogar as cartas na mesa ,acho que todos devem dar dois passos pra trás e pensar na sobrevivência dos times . A coisa ta feia pra WEC.