24h de Nürburgring: pole position é da Mercedes

RIO DE JANEIRO – O alemão Maro Engel registrou nesta sexta-feira a pole position para a edição 2020 das 24h de Nürburgring – tradicionalmente organizada no mês de maio, que acontecem neste fim de semana após seu posterior adiamento da data original face a Pandemia do Covid-19.

Disputada pela primeira vez em 1970 no Nördscheleife, o Inferno Verde, a corrida deste ano está seriamente desfalcada de potenciais candidatas à vitória e muitas equipes menores decidiram por não se inscrever. O total de carros passou por pouco de 100 inscritos e certamente com os forfaits anunciados na casa Porsche, afetada por contágios durante a última 24h de Le Mans, o plantel deu uma ligeira emagrecida – precisamente, serão 97 carros na largada.

É uma pena, mas a vida é isso mesmo.

O Top Qualifying contou com a presença dos 30 carros mais rápidos, saindo um a um para uma única tentativa de volta lançada numa pista molhada pela chuva em vários pontos e noutros, somente úmida. Engel, que é um dos grandes conhecedores do desafio do circuito de 25,378 km de extensão, fez sua volta em 8’57″884 e foi nada menos que 4″930 mais veloz que a Ferrari 488 GT3 da equipe Octane 126, guiada por Luca Ludwig – filho da lenda alemã Klaus Ludwig.

A terceira posição ficou com a GetSpeed Performance e a Mercedes-AMG #9 guiada por Raffaele Marciello, que abre a segunda fila ao lado da #22 da 10Q Racing Team Hauer & Zäbel, esta guiada pelo espanhol Dani Juncadella.

Duas BMW formam a terceira fila do grid, com a ROWE Racing em quinto e o Team Schnitzer em sexto. O carro #42 tem entre os inscritos o brasileiro Augusto Farfus, que busca sua segunda vitória na prova após uma década de expectativa. Ele divide a pilotagem com Sheldon Van der Linde, Jens Klingmann e Martin Tomczyk.

A pole da Pro-Am ficou com uma tripulação bastante conhecida das 24h de Le Mans, com a presença dos franceses François Perrodo, Emmanuel Collard e Matthieu Vaxivière dividindo uma Mercedes-AMG ao lado do especialista do circuito Christer Jöns. O carro inscrito pela GetSpeed Performance ficou com a 7ª posição no grid.

Campeã da prova ano passado, a Audi ficou fora do top 10: o melhor carro qualificou-se em 11º lugar com Mirko Bortolotti/Christopher Haase/Markus Winkelhock. A Porsche, que perdeu a tradicionalíssima Manthey Racing para a disputa e alguns de seus potenciais carros candidatos a brigar na frente, teve oito veículos no top qualifying, mas só um entre os quinze mais rápidos – o #30 da Frikadelli Racing (classe Pro-Am) para Robert Renauer/Norbert Siedler/Klaus Abbelen/Robert Renauer, com o décimo-quarto tempo.

Em meio ao mar de modelos germânicos entre os 30 mais rápidos, houve espaço ainda para mais uma Ferrari 488 GT3, o SCG004 da Scuderia Cameron Glickenhaus – futura participante do FIA WEC com dois Hypercars – que vai alinhar de 28º e o Lamborghini Huracán GT3 EVO da Konrad, que foi um dos mais rápidos nas sessões livres de aclimatação e na hora do “vamos ver” ficou na saudade e parte de 23º no grid de largada.

A partir de 6h15, hora de Brasília, o vídeo com a transmissão na íntegra da corrida estará disponível no blog. Em tempo: a organização conseguiu, em acordo com as autoridades sanitárias da Alemanha, liberar a presença de público em parte das dependências do enorme circuito germânico.

Comentários