24h de Nürburgring: pole position é da Mercedes

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RIO DE JANEIRO – O alemão Maro Engel registrou nesta sexta-feira a pole position para a edição 2020 das 24h de Nürburgring – tradicionalmente organizada no mês de maio, que acontecem neste fim de semana após seu posterior adiamento da data original face a Pandemia do Covid-19.

Disputada pela primeira vez em 1970 no Nördscheleife, o Inferno Verde, a corrida deste ano está seriamente desfalcada de potenciais candidatas à vitória e muitas equipes menores decidiram por não se inscrever. O total de carros passou por pouco de 100 inscritos e certamente com os forfaits anunciados na casa Porsche, afetada por contágios durante a última 24h de Le Mans, o plantel deu uma ligeira emagrecida – precisamente, serão 97 carros na largada.

É uma pena, mas a vida é isso mesmo.

O Top Qualifying contou com a presença dos 30 carros mais rápidos, saindo um a um para uma única tentativa de volta lançada numa pista molhada pela chuva em vários pontos e noutros, somente úmida. Engel, que é um dos grandes conhecedores do desafio do circuito de 25,378 km de extensão, fez sua volta em 8’57″884 e foi nada menos que 4″930 mais veloz que a Ferrari 488 GT3 da equipe Octane 126, guiada por Luca Ludwig – filho da lenda alemã Klaus Ludwig.

A terceira posição ficou com a GetSpeed Performance e a Mercedes-AMG #9 guiada por Raffaele Marciello, que abre a segunda fila ao lado da #22 da 10Q Racing Team Hauer & Zäbel, esta guiada pelo espanhol Dani Juncadella.

Duas BMW formam a terceira fila do grid, com a ROWE Racing em quinto e o Team Schnitzer em sexto. O carro #42 tem entre os inscritos o brasileiro Augusto Farfus, que busca sua segunda vitória na prova após uma década de expectativa. Ele divide a pilotagem com Sheldon Van der Linde, Jens Klingmann e Martin Tomczyk.

A pole da Pro-Am ficou com uma tripulação bastante conhecida das 24h de Le Mans, com a presença dos franceses François Perrodo, Emmanuel Collard e Matthieu Vaxivière dividindo uma Mercedes-AMG ao lado do especialista do circuito Christer Jöns. O carro inscrito pela GetSpeed Performance ficou com a 7ª posição no grid.

Campeã da prova ano passado, a Audi ficou fora do top 10: o melhor carro qualificou-se em 11º lugar com Mirko Bortolotti/Christopher Haase/Markus Winkelhock. A Porsche, que perdeu a tradicionalíssima Manthey Racing para a disputa e alguns de seus potenciais carros candidatos a brigar na frente, teve oito veículos no top qualifying, mas só um entre os quinze mais rápidos – o #30 da Frikadelli Racing (classe Pro-Am) para Robert Renauer/Norbert Siedler/Klaus Abbelen/Robert Renauer, com o décimo-quarto tempo.

Em meio ao mar de modelos germânicos entre os 30 mais rápidos, houve espaço ainda para mais uma Ferrari 488 GT3, o SCG004 da Scuderia Cameron Glickenhaus – futura participante do FIA WEC com dois Hypercars – que vai alinhar de 28º e o Lamborghini Huracán GT3 EVO da Konrad, que foi um dos mais rápidos nas sessões livres de aclimatação e na hora do “vamos ver” ficou na saudade e parte de 23º no grid de largada.

A partir de 6h15, hora de Brasília, o vídeo com a transmissão na íntegra da corrida estará disponível no blog. Em tempo: a organização conseguiu, em acordo com as autoridades sanitárias da Alemanha, liberar a presença de público em parte das dependências do enorme circuito germânico.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

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Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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