Acura monopoliza primeira fila em Mid-Ohio

Primeira fila monopolizada pelo Acura Team Penske em Mid-Ohio: a pole position é de Dane Cameron, na sessão de classificação realizada hoje cedo, para a corrida transmitida ao vivo pelos canais Fox Sports e ESPN (Foto: Mike Levitt/IMSA)

RIO DE JANEIRO – O Acura Team Penske volta ao palco da primeira vitória do ARX-05 DPi, há dois anos atrás, e mostra força e favoritismo: os dois protótipos do time estadunidense monopolizam a primeira fila para o Acura Sports Car Challenge, 7ª etapa da temporada 2020 da série IMSA Weathertech SportsCar Championship.

Com apenas 0″016 entre os dois protótipos, Dane Cameron foi mais rápido que Hélio Castroneves na sessão classificatória disputada neste domingo – a organização do campeonato comprimiu o evento em apenas dois dias, inclusive ofertando a categorias periféricas como o IMSA Michelin Pilot Challenge a possibilidade de realização de uma rodada dupla, para compensar a perda de datas previamente estabelecidas no calendário.

O desempenho dos Daytona Prototype International foi relativamente parelho: meio segundo separou os sete primeiros de um plantel de oito carros inscritos, apenas com o #85 da JDC-Miller Motorsports destoando na hora da tomada de tempo. A terceira posição foi do Mazda de Jonathan Bomarito/Harry Tincknell, com Pipo Derani classificando o #31 da Whelen Racing/AX Racing em quarto.

Ryan Briscoe, líder do campeonato junto ao holandês Renger van der Zande, foi vítima de um pequeno incidente com o #10 da Konica Minolta Wayne Taylor Racing, mas se garantiu na terceira fila junto ao Mazda de Oliver Jarvis e ao Cadillac da Mustang Sampling/JDC-Miller, a equipe da qual faz parte o brasileiro Christian Fittipaldi como diretor esportivo.

Na GTLM, com a ausência da Porsche e o grid reduzido a apenas quatro unidades, Corvette e BMW lideram em pares o pelotão de Grã-Turismo: o #3 dos líderes Jordan Taylor/Antonio Garcia bateu por 0″376 a BMW de Jesse Krohn/John Edwards e garantiu a pole da divisão sem muitos sustos.

Único a virar abaixo de 1’21” no numeroso plantel da GTD, que responde por 50% do grid, Aaron Telitz levou a pole com o Lexus RC-F da AIM Vasser Sullivan, marcando 1’20″974 e deixando atrás de si os dois carros da Meyer-Shank Racing, tendo Matt McMurry em segundo e o russo-canadense Misha Goikhberg na terceira colocação.

O treino terminou com cinco marcas nas seis primeiras colocaçóes – o quarto tempo foi do McLaren 720S GT3 guiado por Corey Fergus, seguido da BMW M6 GT3 de Robby Foley e do Aston Martin da The Heart of Racing, com Ian James a bordo.

A corrida da IMSA será transmitida ao vivo pelos canais Fox Sports e ESPN a partir de 15h30, pelo horário de Brasília. Por conta de um evento ao vivo, perderemos os primeiros minutinhos, mas a corrida de 2h40min de duração vai praticamente na íntegra, do horário informado até o pano final. Espero vocês na audiência!

Comentários