Covid-19 impacta lista de inscritos da imsa em Mid-Ohio

C

RIO DE JANEIRO – Sétima etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, o GP de Mid-Ohio terá transmissão neste domingo dos canais Fox Sports e ESPN a partir de 15h pelo horário de Brasília. E competidores a menos do que o divulgado na primeira prévia de inscritos, que contemplava 27 carros e terá três a menos.

Pela primeira vez, uma equipe inteira se ausenta da disputa por conta do Coronavírus: a Porsche North America, que teve três de seus pilotos envolvidos na disputa da 88ª 24h de Le Mans no último fim de semana, se ausenta por motivos de contágio por Covid-19. Três integrantes da Porsche foram infectados na França e, antes que os casos se alastrassem por toda a equipe de motorsport, foi resolvido que os pilotos oficiais de fábrica estão em quarentena pelos próximos 14 dias.

Nick Tandy, Fred Makowiecki e Laurens Vanthoor não viajam para os EUA e Earl Bamber, que visitou recentemente as instalações da Dener Motorsport no Brasil, foi realocado na equipe KCMG que disputará neste fim de semana as 24h de Nürburgring, no Inferno Verde do Nordscheleife.

Outra equipe que não faz a viagem ao circuito de Lexington é a Weathertech Racing, ironicamente do filho do dono da empresa que tem os ‘naming rights’ do campeonato da IMSA. A Scuderia Corsa, em comum acordo com Cooper MacNeil, vai se concentrar no Ferrari Challenge em Laguna Seca, no mesmo fim de semana. Assim, o plantel da GTD, que teria 13 carros, caiu para doze. A GTLM terá somente as equipes Corvette Racing e BMW Team RLL – a Porsche promete voltar para o evento do “Roval” de Charlotte, no mesmo fim de semana da Nascar, em outubro.

Sendo assim, o plantel será reduzido a 24 carros – o menor de uma prova da IMSA nas corridas com duração de 2h40min desde a reunificação entre ALMS e Grand-Am. Correrão oito protótipos DPi, quatro GTLM como já dito e doze GTD.

Nos protótipos, a JDC-Miller é quem traz as únicas novidades no carro #85, com novo visual em prata e vermelho substituindo o “Banana Boat” amarelo usado até Road Atlanta. E a participação de Gabriel Aubry ao volante do Cadillac DPi-V.R junto ao compatriota Tristan Vautier.

Sem novidades, a GTLM terá apenas o confronto Corvette x BMW na pista que é o quintal de casa de Bobby Rahal, enquanto na GTD o plantel de 12 carros tem, além da ausência da Weathertech Racing a Paul Miller igualmente fora. Em contrapartida, regressam a Gradient Racing, o Team Hardpoint e a Compass Racing com seus carros inscritos na chamada Sprint Cup.

Até esta etapa, Renger Van der Zande/Ryan Briscoe lideram a série na DPi com 150 pontos, quatro a mais que João Barbosa/Sébastien Bourdais e cinco à frente de Pipo Derani, que terá novamente a parceria com Felipe Nasr, nono na tabela com 119. Sexto no campeonato com duas vitórias nas últimas provas disputadas pela DPi em Road America e Road Atlanta, junto a Ricky Taylor, Hélio Castroneves quer repetir o feito de 2018 – em Mid-Ohio, a Penske venceu a primeira no retorno à IMSA – e assim chegar ao terceiro triunfo do ano.

Com a ausência na 7ª etapa, as duplas da Porsche vão dar adeus à batalha pelo título, enquanto Antonio Garcia/Jordan Taylor querem ampliar a vantagem na tabela – que agora é de 14 pontos (191 a 177) contra Tommy Milner/Oliver Gavin. Bruno Spenger/Connor de Philippi têm 174 e Jesse Krohn/John Edwards, 171.

Entre os pilotos da GTD, o comando é de Mario Farnbacher/Matt McMurry, com 12 pontos de vantagem – 150 a 138  – sobre Aaron Telitz, cabendo à Jack Hawskworth a terceira posição no campeonato.

Na série paralela Sprint Cup, Telitz/Hawksworth lideram com 100 pontos, contra 93 de Frankie Montecalvo/Townsend Bell e 86 dos ausentes Toni Vilander/Cooper MacNeil.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames