EoT e BoP anunciados para as 24h de Le Mans 2020

RIO DE JANEIRO – O Comitê de Endurance da FIA divulgou nesta quarta-feira os dados de Equivalência de Tecnologia (EoT) e Balanço de Performance (BoP) que serão aplicados nas classes LMP1, LMGTE-PRO e LMGTE-AM na edição 2020 das 24h de Le Mans.

A única exceção é a LMP2, uma vez que – embora o plantel apresente vinte protótipos construídos pela francesa Oreca contra três Ligier e um solitário Dallara – o pacote técnico contempla motor Gibson V8 e ECU Cosworth idênticos para todos os times e os carros têm peso mínimo por regulamento de 930 kg.

Feita esta breve introdução, o blog informa que os Toyota TS050 Hybrid correrão com 37 kg a menos que o mínimo estabelecido nas provas anteriores do FIA WEC na Super Season 2019/20. Antes competindo com 932 kg de base, os protótipos nipônicos estarão com 895 kg de mínimo em La Sarthe – apenas sete a mais do que o pré-estabelecido de 888 kg.

Os demais protótipos não-oficiais das equipes ByKolles, Team LNT e Rebellion seguem as mesmas diretrizes das demais provas, com peso mínimo de 816 kg para os carros aspirados e 833 kg para os turboalimentados.

A cada reabastecimento, esses LMP1 não-híbridos (com motor aspirado) terão 55,4 kg de combustível por stint – 4,4 kg a mais que na edição passada das 24h de Le Mans – aproximadamente 71 litros num tanque com máximo de 75 litros de capacidade.

Os Ginetta, que usam unidades AER Biturbo, terão 52,8 kg de combustível por stint à disposição – aproximadamente 67,5 litros. A carga dos Toyota por stint é de 35,1 kg, equivalente a 45 litros.

Por hora, os protótipos LMP1 não-oficiais têm que consumir 147 litros de gasolina contra 102,4 litros dos Toyota, cujo motor elétrico dispenderá 124,9 MJ/volta de energia.

Rebellion e ByKolles terão 24.1 mm de abertura do bocal de abastecimento para o fluxo de combustível e a Ginetta do Team LNT trabalhará com 23.5 mm. Os dois Toyota terão abertura de bocal com 19 mm somente.

Na LMGTE-PRO, a tabela de peso para Le Mans já está pré-estabelecida e pode mudar com BoP extra após os treinos classificatórios. O Aston Martin Vantage AMR será o carro mais leve do lote, com mínimo de 1249 kg contra 1279 kg da Ferrari 488 GTE EVO e 1286 kg do Porsche 911 RSR-19.

Os Aston Martin terão tanque com 97 litros de capacidade e os motores biturbo do modelo britânico vão trabalhar com um incremento (boost) de potência na faixa útil de rotação entre 4 mil e 7.200 rpm. As Ferrari terão 89 litros no tanque de seus carros e os Porsche, 97 litros de gasolina.

Os LMGTE-AM têm acréscimo de 10 kg de peso nos três modelos disponíveis e não haverá a adoção de lastro do sucesso como aconteceu nas provas anteriores. Os Aston Martin terão 97 litros de combustível nos tanques, contra 87 das Ferrari e 98 dos Porsches, que trabalharão com restritores de 29.2 mm no motor.

Também será pré-estabelecido um mínimo de tempo de reabastecimento para cada turno de 14 voltas nas duas classes de Grã-Turismo: 35 segundos para os LMGTE-PRO e 42 para a divisão LMGTE-AM.

Um outro adendo do regulamento diz respeito à alocação dos jogos de pneus para o fim de semana das 24h de Le Mans. Com a adoção do formato Hyperpole que será aplicado nesta edição, haverá dois jogos de pneus adicionais à disposição dos seis carros classificados em cada categoria. 

A LMP1 (oficiais e não-híbridos) terá seis jogos a usar entre treinos livres, qualificação e warm-up e 12 jogos para a corrida.

Na LMP2, a distribuição prevê seis jogos para treinos livres + qualificação + warm up e 14 sets para a disputa.

LMGTE-PRO e LMGTE-AM trabalharão com sete jogos para treinos livres, qualificação e warm up e quinze para a corrida.

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