GT Open junta-se à GT Cup em Monza

RIO DE JANEIRO – O momento das duas competições de Grã-Turismo do GT Sport, organizador do International GT Open, da GT Cup Open e do EF Open, não é de fato dos melhores. Já desde o início do ano a Pandemia do Covid-19 atrapalhou tudo e, não obstante, vários eventos têm roubado do certame potenciais competidores.

Some-se a isso a verdadeira tragédia que é o campeonato da GT Cup Open em 2020 por conta da ausência de pilotos e equipes. Havia cinco carros apenas aguardados para Monza – só vieram três – e o jeito foi agregar esses modelos GT4 ou Cup – um Porsche, um Audi R8 LMS GT4 e uma Mercedes-AMG GT4.R aos 14 carros do GT Open que foram à Itália.

E poderia ser ainda pior se a RS Racing não tivesse inscrito a Ferrari 488 GT3 para Daniele Di Amato e Alessandro Vezzoni, bem como a Teo Martín Motorsport não comparecesse com a terceira McLaren 720S GT3, entregue neste fim de semana à dupla formada por Bar Baruch, de Israel e pelo brasileiro Christian Hahn.

A equipe espanhola, aliás, liderou a folha de tempos numa sexta-feira que contou com três sessões de treinos livres. O carro de Henrique Chaves/Miguel Ramos, ambos portugueses, estabeleceu 1’48″548, enquanto Marcelo Hahn/Allam Khodair – este último de volta à temporada porque não tem Stock Car neste fim de semana, apenas no próximo – ficaram com a melhor volta do FP2 em 1’48″747.

No combinado dos dois treinos, os Bentley Continental do Team Lazarus vieram a seguir, com Fabrizio Crestani/Yannick Mettler e Stefano Coletti estreando novo parceiro, o argentino Nico Varrone.

Após seis provas e três rodadas, a dupla Ramos/Chaves lidera na classificação geral com 65 pontos seguida por Louis Prette Jr./Vincent Abril com 58 e os recém-coroados campeões da LMGTE-AM nas 24h de Le Mans Salih Yoluç/Charlie Eastwood em 3º com 57.

Na classificação específica da Pro-Am, a liderança é dividida: Marcelo Hahn, que correu com Khodair e na prova do Red Bull Ring com o espanhol Fran Rueda, tem os mesmos 35 pontos dos rivais Patryk Krupinski/Christian Klien. Florian Schölze/Jens Liebhauser ganharam quatro etapas de seis disputadas na Am e lideram aquela categoria com 48 pontos, quatro a mais que os russos Moiseev/Nesov.

O cronograma para este fim de semana prevê a corrida #1 com duração de 70 minutos e largada às 14h15 locais (9h15 de Brasília) e a #2, pelo menos no schedule com 61 minutos de disputa, largando às 14h locais (9h de Brasília), tudo com transmissão ao vivo aqui no blog.

Comentários