IMSA: brasileiros dominam primeira fila das 6h de Road Atlanta

RIO DE JANEIRO – Deu 1-2 de pilotos brasileiros na definição do grid para as 6h de Road Atlanta, que a IMSA chama de TireRack.com Grand Prix. A segunda etapa do Michelin Endurance Cup e sexta da temporada regular terá pole position do Acura Team Penske com Hélio Castroneves liderando amanhã o pelotão de 28 carros. O Fox Sports 2 transmite a partir de 12h30 até 13h30 e depois da Nascar, até a quadriculada.

O “Homem-Aranha” fez a melhor volta da sessão em 1’08″674, a menos de dois décimos do recorde absoluto do traçado de Road Atlanta, que é de outro brasileiro. Aliás, foi o recordista da pista quem ficou dessa vez com o 2º lugar. Felipe Nasr classificou o Cadillac DPi da AX Racing na primeira fila, após o carro #31 dominar as duas sessões de treinos livres.

Mesmo com um treino a menos, já que não andaram no FP1, o Acura de Dane Cameron/Juan Pablo Montoya, atuais campeões, classificou-se com o 3º tempo e deixou os sempre velozes Mazda RT24-P DPi para trás. A JDC-Miller Motorsports ficou com a sexta e oitava posições do grid e, de recheio, veio o #10 da Wayne Taylor Racing, com Renger Van der Zande a apenas quatro décimos da pole. Só Matheus Leist destoou, qualificando seu carro a mais de um segundo de Castroneves.

Entre os protótipos LMP2, com a obrigatoriedade de pilotos de graduação inferior ao volante na hora da qualificação, Patrick Kelly sobrou com o carro da PR1 Mathiasen e, sem forçar muito, marcou 1’12″209, bem acima do recorde da categoria – 1’10″722, de Kyle Masson. Dwight Merriman não deu nem pra saída – virou sua melhor volta em 1’15″490, mais de três segundos acima do rival.

A classificação da GTLM foi espetacular: os seis carros inscritos ficaram separados por menos de dois décimos de segundo. A pole ficou com a Porsche. Nick Tandy fez 1’16″167, apenas catorze milésimos melhor que o Corvette de Antonio Garcia. Tommy Milner ficou com a terceira marca, à frente do segundo Porsche com Laurens Vanthoor.

As duas BMW usaram pouco o pneu novo, pensando no consumo durante a prova, já que a previsão é de muito calor neste sábado. Foram os carros da classe que deram menos voltas – seis e cinco, respectivamente. Connor de Philippe apenas superou Jesse Krohn e ficou por isso mesmo.

Na GTD, Frankie Montecalvo sobrou com o Lexus da AIM Vasser Sullivan. Fez a pole com 1’19″757 e, além dele, apenas Madison Snow (Lamborghini da Paul Miller Racing) e Jan Heylen (Porsche da Wright Motorsports) viraram tempos abaixo de 1’20”.

Quatro marcas figuraram nas quatro primeiras posições, pois o japonês Shinya Sean Michimi fez o quarto tempo com o Acura #86 da Meyer-Shank Racing, seguido de um segundo Lambo com o holandês Steijn Schothorst e o segundo Acura alinhado por Misha Goikhberg na qualificação.

Apesar do domínio de Montecalvo, os onze carros da categoria que marcaram tempo ficaram separados por pouco mais de um segundo. Somente o Lamborghini da GRT Magnus, que teria John Potter a bordo, não andou no treino oficial para ‘salvar’ um set de pneus visando a disputa.

Comentários

  • Impressionante a forma do Helinho , o que mostra que sua motivação está intacta pra continuar sua vitoriosa carreira . Mas eu tenho uma duvida , por conta de seus comentários , seu desejo é voltar a indycar , mas vendo sua grande forma com um protótipo , não seria mais interessante buscar continuidade nessa nova aventura na IMSA? Ou ele já disse em algum lugar que não curtiu a categoria?
    Outra questão , a Penske e Acura podem ainda mudar o rumo depois de duas vitorias seguidas?