IMSA: brasileiros dominam primeira fila das 6h de Road Atlanta

I

RIO DE JANEIRO – Deu 1-2 de pilotos brasileiros na definição do grid para as 6h de Road Atlanta, que a IMSA chama de TireRack.com Grand Prix. A segunda etapa do Michelin Endurance Cup e sexta da temporada regular terá pole position do Acura Team Penske com Hélio Castroneves liderando amanhã o pelotão de 28 carros. O Fox Sports 2 transmite a partir de 12h30 até 13h30 e depois da Nascar, até a quadriculada.

O “Homem-Aranha” fez a melhor volta da sessão em 1’08″674, a menos de dois décimos do recorde absoluto do traçado de Road Atlanta, que é de outro brasileiro. Aliás, foi o recordista da pista quem ficou dessa vez com o 2º lugar. Felipe Nasr classificou o Cadillac DPi da AX Racing na primeira fila, após o carro #31 dominar as duas sessões de treinos livres.

Mesmo com um treino a menos, já que não andaram no FP1, o Acura de Dane Cameron/Juan Pablo Montoya, atuais campeões, classificou-se com o 3º tempo e deixou os sempre velozes Mazda RT24-P DPi para trás. A JDC-Miller Motorsports ficou com a sexta e oitava posições do grid e, de recheio, veio o #10 da Wayne Taylor Racing, com Renger Van der Zande a apenas quatro décimos da pole. Só Matheus Leist destoou, qualificando seu carro a mais de um segundo de Castroneves.

Entre os protótipos LMP2, com a obrigatoriedade de pilotos de graduação inferior ao volante na hora da qualificação, Patrick Kelly sobrou com o carro da PR1 Mathiasen e, sem forçar muito, marcou 1’12″209, bem acima do recorde da categoria – 1’10″722, de Kyle Masson. Dwight Merriman não deu nem pra saída – virou sua melhor volta em 1’15″490, mais de três segundos acima do rival.

A classificação da GTLM foi espetacular: os seis carros inscritos ficaram separados por menos de dois décimos de segundo. A pole ficou com a Porsche. Nick Tandy fez 1’16″167, apenas catorze milésimos melhor que o Corvette de Antonio Garcia. Tommy Milner ficou com a terceira marca, à frente do segundo Porsche com Laurens Vanthoor.

As duas BMW usaram pouco o pneu novo, pensando no consumo durante a prova, já que a previsão é de muito calor neste sábado. Foram os carros da classe que deram menos voltas – seis e cinco, respectivamente. Connor de Philippe apenas superou Jesse Krohn e ficou por isso mesmo.

Na GTD, Frankie Montecalvo sobrou com o Lexus da AIM Vasser Sullivan. Fez a pole com 1’19″757 e, além dele, apenas Madison Snow (Lamborghini da Paul Miller Racing) e Jan Heylen (Porsche da Wright Motorsports) viraram tempos abaixo de 1’20”.

Quatro marcas figuraram nas quatro primeiras posições, pois o japonês Shinya Sean Michimi fez o quarto tempo com o Acura #86 da Meyer-Shank Racing, seguido de um segundo Lambo com o holandês Steijn Schothorst e o segundo Acura alinhado por Misha Goikhberg na qualificação.

Apesar do domínio de Montecalvo, os onze carros da categoria que marcaram tempo ficaram separados por pouco mais de um segundo. Somente o Lamborghini da GRT Magnus, que teria John Potter a bordo, não andou no treino oficial para ‘salvar’ um set de pneus visando a disputa.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

  • Impressionante a forma do Helinho , o que mostra que sua motivação está intacta pra continuar sua vitoriosa carreira . Mas eu tenho uma duvida , por conta de seus comentários , seu desejo é voltar a indycar , mas vendo sua grande forma com um protótipo , não seria mais interessante buscar continuidade nessa nova aventura na IMSA? Ou ele já disse em algum lugar que não curtiu a categoria?
    Outra questão , a Penske e Acura podem ainda mudar o rumo depois de duas vitorias seguidas?

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames