Le Mans 2020: números, números e… mais números!

Há meio século, Dick Attwood e Hans Hermann venceram com o Porsche 917 K do Team Salzburg as 24h de Le Mans em 1970. Foi a primeira vitória da marca alemã na geral

0 – Não haverá público pela primeira vez em 88 edições das 24h de Le Mans. Ano passado, foram 252,5 mil espectadores.

3 (1) – Equipes estreantes nas 24h de Le Mans: Nielsen Racing, Cool Racing e Hub Auto Racing.

3 (2) – Pilotos nascidos em Le Mans: Sébastien Bourdais, Julien Canal e Vincent Capillaire.

3’14″791 – Recorde do circuito de La Sarthe, quebrado em 2017 pelo japonês Kamui Kobayashi, da Toyota.

4 – Pilotos inscritos em Le Mans que fazem a prova pela primeira vez disputando pontos do WEC: Richard Westbrook, Vincent Abril, Takeshi Kimura e Dominique Bastien.

5 (1) – Carros com pneus Goodyear, todos da classe LMP2.

5 (2) – Total de vencedores na classificação geral à largada: Romain Dumas, Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Brendon Hartley e Nick Tandy.

6 – Mulheres inscritas nas 24h de Le Mans de 2020, em duas trincas. As estreantes Beitske Visser, Tatiana Calderón e Sophia Flörsch e as veteranas Michelle Gatting, Rahel Frey e Manuela Göstner.

7 (1) – Total de brasileiros confirmados: Bruno Senna (LMP1); André Negrão (LMP2); Daniel Serra (LMGTE-PRO); Felipe Fraga, Oswaldo Negri, Marcos Gomes e Augusto Farfus (LMGTE-AM).

7 (2) – Trios sem a presença de pilotos de graduação Ouro ou Platina em suas formações. São três na LMP2 e quatro na LMGTE-AM.

8 – Pilotos com 100% de aproveitamento de vitórias em Le Mans. São eles: Woolf Barnato (3); Jean-Pierre Wimille e Fernando Alonso (2); Louis Fontes, Hermann Lang, A.J. Foyt, Tazio Nuvolari e Nico Hülkenberg (1).

11 – Número de oportunidades em que o vencedor da prova saiu ou da pole position ou da 2ª posição do grid.

12 – Total de forfaits na edição de 2020, a saber: Team SRT41, Porsche GT USA (2 carros), Corvette Racing (2 carros), Rick Ware Racing, Performance Tech Motorsports, GEAR Racing, High Class Racing, Team LNT (2 carros) e Carlin Thunderhead Racing.

13 (1) – Vitórias da Joest Racing, a equipe mais bem-sucedida em La Sarthe.

13 (2) – Total de carros assistidos pela equipe AF Corse na edição 2020 das 24h de Le Mans, sendo um LMP2 e doze LMGTE.

15 – Pilotos inscritos com passagem pela Fórmula 1. O único dentre todos que venceu pelo menos uma vez é o colombiano Juan Pablo Montoya.

16 – Total de Ferraris à largada – doze LMGTE-AM e quatro LMGTE-PRO.

16 anos e 202 dias Idade de Matt McMurry, o mais jovem estreante de todos os tempos das 24h de Le Mans – e que estará no grid este ano.

19 anos e 132 dias Idade de Lucas Légeret, o estreante mais jovem de 2020.

20 – Edições initerruptas das 24h de Le Mans com a participação da Corvette Racing, interrompida desta vez por conta da Pandemia do Covid-19.

21 – Presenças consecutivas de Jan Magnussen em La Sarthe. O pai do Kevin chega à 22ª aparição na França via JMW Motorsport.

22 – Chassis Oreca inscritos nas 24h de Le Mans, sendo dois Rebellion, um Aurus, um Alpine e dezoito Oreca 07.

24 – Participações que Emmanuel Collard alcançará em La Sarthe, recorde entre os 177 inscritos.

25 – Pilotos que venceram na primeira participação. O último deles? Fernando Alonso, em 2018.

30 – “Brilliant” Bob Wollek tem 30 largadas em La Sarthe… e nenhuma vitória.

31 – Total de brasileiros a disputar as 24h de Le Mans desde 1935, quando Bernard Souza Dantas fez sua estreia naquela edição. Marcos Gomes é o mais novo integrante do rol. Thomas Erdos, com treze participações, é o recordista de presenças.

33 (1) – Número de países representados por pelo menos um piloto na 88ª 24h de Le Mans. Os donos da casa lideram com 31 pilotos na listagem, seguidos da Grã-Bretanha com 29 e da Itália com 18.

33 (2) – Participações de Henri Pescarolo, até hoje o recordista absoluto.

34 – Vitórias da Dunlop na geral, recordista entre os fabricantes de pneus.

40 – Total de pilotos novatos confirmados nas 24h de Le Mans – dois na LMP1, 15 na LMP2 e 23 na LMGTE-AM.

41 – Número de equipes inscritas na edição de 2020.

50 – Em 1970, há 50 anos, Dick Attwood e Hans Herrmann conquistaram com o 917 K inscrito pela equipe Salzburg, da Áustria, a primeira vitória da Porsche na geral nas 24h de Le Mans. A marca de Stuttgart é recordista absoluta com 19 triunfos absolutos. O carro #91 de Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Fred Makowiecki tem uma decoração alusiva à essa conquista.

52 – Intervalo de anos entre a última edição adiada por motivos externos e a de 2020. Em 1968, os protestos dos líderes estudantis, liderados por Daniel Cohn-Bendit, levaram ao adiamento do evento para os dias 28 e 29 de setembro daquele ano. Desta vez, a Pandemia do Covid-19 fez com que o ACO transferisse a prova para os dias 19 e 20 de setembro.

61 – Recorde de carros à largada em Le Mans, ano passado.

64 – Corridas disputadas por Christian Ried no FIA WEC, único presente em todas as etapas da categoria desde 2012.

74 anos e 295 dias Idade do francês naturalizado estadunidense Dominique “Dom” Bastien, o estreante mais velho da história das 24h de Le Mans, superando o recorde de Jack Gerber (68 anos e 110 dias, na edição de 2013).

108 – Total de vitórias em categorias para a Porsche em La Sarthe. Recorde absoluto.

177 – Pilotos que estão aptos a competir nas 24h de Le Mans, sendo 49 de graduação Platina, 48 Prata, 42 Ouro e 37 Bronze.

251,881 km/h Média de velocidade alcançada por Kamui Kobayashi na quebra do recorde histórico de volta de qualificação em La Sarthe.

349,808 – Em quilômetros, a maior distância entre primeiro e segundo colocados na história das 24 Horas. O Bentley de Dudley Benjafield e Sammy Davis ganhou a edição de 1927 com 20 voltas de vantagem sobre André Victor e Jean Hasley.

Ano passado, Stoffel Vandoorne chegou a 350,1 km/h no ponto mais rápido do traçado de Le Mans, hoje sem o retão de 7 km de Les Hunaudières

350,1 km/h Recorde de velocidade alcançado por Stoffel Vandoorne na edição de 2019 no traçado atual de Le Mans com duas chicanes montadas no retão Les Hunaudières.

397 – Voltas percorridas pelos vencedores em 2010, recorde absoluto até hoje.

407 km/h Velocidade alcançada pelo obscuro protótipo WM Secateva P88 guiado por Roger Dorchy na edição de 1988. Recorde histórico de Le Mans – ainda sem chicanes no retão. A pedidos da Peugeot, que tinha um motor PRV V6 Turbo montado no carro, a marca foi transformada em 405 km/h como ferramenta comercial do lançamento… do Peugeot 405!

2022 – Ano do retorno da Peugeot às 24h de Le Mans, com um carro dentro do regulamento Hypercar.

5.410,713 km Distância recorde percorrida pelos vencedores da edição de 2010.

11.000 – Pneus levados a Le Mans pela Michelin, fabricante que responde pelo fornecimento de 54 dos 59 carros presentes.

13.626 – Extensão em quilômetros da versão atual do Circuit de La Sarthe.

Comentários

  • 407 km/h – (…) a marca foi transformada em 405 km/h como ferramenta comercial do lançamento… do Peugeot 405!

    O trecho acima pode render muitas análises – positivas e negativas – pois é o mais estranho de toda a lista!!!! Inicialmente, eu diria que o departamento de publicidade da Peugeot distorceu a realidade para menos, achando que assim poderia vender mais.

    Quando eu ganhar na Mega Sena sozinho e abrir a minha editora, gostaria de contratá-lo para escrever um livro sobre Le Mans.

  • A cobertura que você faz de La mans é impressionante Rodrigo.

    Que prazer é acompanhar tudo por aqui.

    Continue sempre com esse nível de excelência em tudo que faz!

    PS: Novidades (data) para o lançamento do livro?