Le Mans 2020: números, números e… mais números!

L
Há meio século, Dick Attwood e Hans Hermann venceram com o Porsche 917 K do Team Salzburg as 24h de Le Mans em 1970. Foi a primeira vitória da marca alemã na geral

0 – Não haverá público pela primeira vez em 88 edições das 24h de Le Mans. Ano passado, foram 252,5 mil espectadores.

3 (1) – Equipes estreantes nas 24h de Le Mans: Nielsen Racing, Cool Racing e Hub Auto Racing.

3 (2) – Pilotos nascidos em Le Mans: Sébastien Bourdais, Julien Canal e Vincent Capillaire.

3’14″791 – Recorde do circuito de La Sarthe, quebrado em 2017 pelo japonês Kamui Kobayashi, da Toyota.

4 – Pilotos inscritos em Le Mans que fazem a prova pela primeira vez disputando pontos do WEC: Richard Westbrook, Vincent Abril, Takeshi Kimura e Dominique Bastien.

5 (1) – Carros com pneus Goodyear, todos da classe LMP2.

5 (2) – Total de vencedores na classificação geral à largada: Romain Dumas, Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Brendon Hartley e Nick Tandy.

6 – Mulheres inscritas nas 24h de Le Mans de 2020, em duas trincas. As estreantes Beitske Visser, Tatiana Calderón e Sophia Flörsch e as veteranas Michelle Gatting, Rahel Frey e Manuela Göstner.

7 (1) – Total de brasileiros confirmados: Bruno Senna (LMP1); André Negrão (LMP2); Daniel Serra (LMGTE-PRO); Felipe Fraga, Oswaldo Negri, Marcos Gomes e Augusto Farfus (LMGTE-AM).

7 (2) – Trios sem a presença de pilotos de graduação Ouro ou Platina em suas formações. São três na LMP2 e quatro na LMGTE-AM.

8 – Pilotos com 100% de aproveitamento de vitórias em Le Mans. São eles: Woolf Barnato (3); Jean-Pierre Wimille e Fernando Alonso (2); Louis Fontes, Hermann Lang, A.J. Foyt, Tazio Nuvolari e Nico Hülkenberg (1).

11 – Número de oportunidades em que o vencedor da prova saiu ou da pole position ou da 2ª posição do grid.

12 – Total de forfaits na edição de 2020, a saber: Team SRT41, Porsche GT USA (2 carros), Corvette Racing (2 carros), Rick Ware Racing, Performance Tech Motorsports, GEAR Racing, High Class Racing, Team LNT (2 carros) e Carlin Thunderhead Racing.

13 (1) – Vitórias da Joest Racing, a equipe mais bem-sucedida em La Sarthe.

13 (2) – Total de carros assistidos pela equipe AF Corse na edição 2020 das 24h de Le Mans, sendo um LMP2 e doze LMGTE.

15 – Pilotos inscritos com passagem pela Fórmula 1. O único dentre todos que venceu pelo menos uma vez é o colombiano Juan Pablo Montoya.

16 – Total de Ferraris à largada – doze LMGTE-AM e quatro LMGTE-PRO.

16 anos e 202 dias Idade de Matt McMurry, o mais jovem estreante de todos os tempos das 24h de Le Mans – e que estará no grid este ano.

19 anos e 132 dias Idade de Lucas Légeret, o estreante mais jovem de 2020.

20 – Edições initerruptas das 24h de Le Mans com a participação da Corvette Racing, interrompida desta vez por conta da Pandemia do Covid-19.

21 – Presenças consecutivas de Jan Magnussen em La Sarthe. O pai do Kevin chega à 22ª aparição na França via JMW Motorsport.

22 – Chassis Oreca inscritos nas 24h de Le Mans, sendo dois Rebellion, um Aurus, um Alpine e dezoito Oreca 07.

24 – Participações que Emmanuel Collard alcançará em La Sarthe, recorde entre os 177 inscritos.

25 – Pilotos que venceram na primeira participação. O último deles? Fernando Alonso, em 2018.

30 – “Brilliant” Bob Wollek tem 30 largadas em La Sarthe… e nenhuma vitória.

31 – Total de brasileiros a disputar as 24h de Le Mans desde 1935, quando Bernard Souza Dantas fez sua estreia naquela edição. Marcos Gomes é o mais novo integrante do rol. Thomas Erdos, com treze participações, é o recordista de presenças.

33 (1) – Número de países representados por pelo menos um piloto na 88ª 24h de Le Mans. Os donos da casa lideram com 31 pilotos na listagem, seguidos da Grã-Bretanha com 29 e da Itália com 18.

33 (2) – Participações de Henri Pescarolo, até hoje o recordista absoluto.

34 – Vitórias da Dunlop na geral, recordista entre os fabricantes de pneus.

40 – Total de pilotos novatos confirmados nas 24h de Le Mans – dois na LMP1, 15 na LMP2 e 23 na LMGTE-AM.

41 – Número de equipes inscritas na edição de 2020.

50 – Em 1970, há 50 anos, Dick Attwood e Hans Herrmann conquistaram com o 917 K inscrito pela equipe Salzburg, da Áustria, a primeira vitória da Porsche na geral nas 24h de Le Mans. A marca de Stuttgart é recordista absoluta com 19 triunfos absolutos. O carro #91 de Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Fred Makowiecki tem uma decoração alusiva à essa conquista.

52 – Intervalo de anos entre a última edição adiada por motivos externos e a de 2020. Em 1968, os protestos dos líderes estudantis, liderados por Daniel Cohn-Bendit, levaram ao adiamento do evento para os dias 28 e 29 de setembro daquele ano. Desta vez, a Pandemia do Covid-19 fez com que o ACO transferisse a prova para os dias 19 e 20 de setembro.

61 – Recorde de carros à largada em Le Mans, ano passado.

64 – Corridas disputadas por Christian Ried no FIA WEC, único presente em todas as etapas da categoria desde 2012.

74 anos e 295 dias Idade do francês naturalizado estadunidense Dominique “Dom” Bastien, o estreante mais velho da história das 24h de Le Mans, superando o recorde de Jack Gerber (68 anos e 110 dias, na edição de 2013).

108 – Total de vitórias em categorias para a Porsche em La Sarthe. Recorde absoluto.

177 – Pilotos que estão aptos a competir nas 24h de Le Mans, sendo 49 de graduação Platina, 48 Prata, 42 Ouro e 37 Bronze.

251,881 km/h Média de velocidade alcançada por Kamui Kobayashi na quebra do recorde histórico de volta de qualificação em La Sarthe.

349,808 – Em quilômetros, a maior distância entre primeiro e segundo colocados na história das 24 Horas. O Bentley de Dudley Benjafield e Sammy Davis ganhou a edição de 1927 com 20 voltas de vantagem sobre André Victor e Jean Hasley.

Ano passado, Stoffel Vandoorne chegou a 350,1 km/h no ponto mais rápido do traçado de Le Mans, hoje sem o retão de 7 km de Les Hunaudières

350,1 km/h Recorde de velocidade alcançado por Stoffel Vandoorne na edição de 2019 no traçado atual de Le Mans com duas chicanes montadas no retão Les Hunaudières.

397 – Voltas percorridas pelos vencedores em 2010, recorde absoluto até hoje.

407 km/h Velocidade alcançada pelo obscuro protótipo WM Secateva P88 guiado por Roger Dorchy na edição de 1988. Recorde histórico de Le Mans – ainda sem chicanes no retão. A pedidos da Peugeot, que tinha um motor PRV V6 Turbo montado no carro, a marca foi transformada em 405 km/h como ferramenta comercial do lançamento… do Peugeot 405!

2022 – Ano do retorno da Peugeot às 24h de Le Mans, com um carro dentro do regulamento Hypercar.

5.410,713 km Distância recorde percorrida pelos vencedores da edição de 2010.

11.000 – Pneus levados a Le Mans pela Michelin, fabricante que responde pelo fornecimento de 54 dos 59 carros presentes.

13.626 – Extensão em quilômetros da versão atual do Circuit de La Sarthe.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

3 Comentários

  • 407 km/h – (…) a marca foi transformada em 405 km/h como ferramenta comercial do lançamento… do Peugeot 405!

    O trecho acima pode render muitas análises – positivas e negativas – pois é o mais estranho de toda a lista!!!! Inicialmente, eu diria que o departamento de publicidade da Peugeot distorceu a realidade para menos, achando que assim poderia vender mais.

    Quando eu ganhar na Mega Sena sozinho e abrir a minha editora, gostaria de contratá-lo para escrever um livro sobre Le Mans.

  • A cobertura que você faz de La mans é impressionante Rodrigo.

    Que prazer é acompanhar tudo por aqui.

    Continue sempre com esse nível de excelência em tudo que faz!

    PS: Novidades (data) para o lançamento do livro?

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames