Le Mans 2020: Toyota nada de braçada no treino oficial; quatro carros de brasileiros vão para a Hyperpole

Sobrou na turma: a Toyota foi absoluta na definição das vagas à Hyperpole e Kamui Kobayashi fez o giro mais rápido do fim de semana até agora (Foto: Marius Hecker/AdrenalMedia.com/FIA WEC)

RIO DE JANEIRO (Uma barbada…) – A Toyota nadou de braçada no treino oficial de 45 minutos de duração que definiu os 23 carros para a Hyperpole de sexta-feira, definindo assim o grid completo da 88ª edição das 24h de Le Mans. Sem nenhum susto, os dois TS050 Hybrid precisaram de muito poucas voltas para provar e exibir toda a sua superioridade sobre Rebellion e ByKolles.

Kamui Kobayashi sacou uma daquelas voltas estonteantes a bordo do #7 e cravou a melhor volta da sessão e do dia em 3’17″089, pouco mais de dois décimos abaixo da marca do compatriota Kazuki Nakajima, este no carro #8 – evidentemente.

Com um novo motor Gibson V8 montado no carro #1 após a troca da unidade no segundo treino livre, a Rebellion ficou com a terceira marca – porém a mais de quatro segundos do melhor tempo do dia – 3’21″598. A ByKolles não fez nem cosquinha, mas ficou com o quarto lugar – enquanto o #3 de Romain Dumas/Nathanaël Berthon/Louis Déletraz só vem enfrentando problemas e ficou em quinto, com 3’24″632.

Na LMP2, a disputa foi frenética e o Racing Team Nederland estabeleceu o melhor tempo porque o #26 da G-Drive Racing, com Jean-Éric Vergne a bordo, teve sua volta mais rápida deletada por excesso de track limits. O #29 assistido pela equipe francesa TDS Racing marcou 3’26″648, três décimos melhor que o #37 da Jackie Chan DC Racing, melhor dos cinco carros da classe com pneus Goodyear.

Líder do WEC, a United Autosports ficou com o 3º melhor tempo e também a quinta posição, sendo assim a única da classe com dois carros na Hyperpole – se bem que o #26 do trio Jean-Éric Vergne/Roman Rusinov/Mikkel Jensen também é assistido pela TDS Racing que cuida do carro dos holandeses.

A sexta e última vaga, numa briga de foice no claro, ficou com a High Class Racing, que avançou com o tempo de 3’27″611. Já a bicampeã da prova Signatech-Alpine Elf, bem que tentou e, num último esforço de Thomas Laurent, quase buscou a vaga mas não foi o suficiente. Por um décimo de segundo, o #36 ficou em 10º na classe e fora da briga pela Hyperpole.

Ale Pier Guidi levou a Ferrari #51 da AF Corse à Hyperpole na última tentativa; carro é da mesma tripulação campeã da prova ano passado que tem o tricampeão da Stock Car Daniel Serra (Foto: Harry Parvin/AdrenalMedia.com/FIA WEC)

Na LMGTE-PRO, a muito custo, os três times oficiais de fábrica avançaram e tiraram de esquadro as equipes estadunidenses WeatherTech Racing e Risi Competizione. E foi a muito custo, mesmo: o #51 de Daniel Serra/James Calado/Ale Pier Guidi avançou na bacia das almas, com uma volta sensacional do italiano da AF Corse – 3’51″244, terceiro colocado da categoria.

A Aston Martin sobrou – se preparem porque vai vir BoP extra… – e fez 1-2 na classe com o #95 do Dane Train de Nicki Thiim e Marco Sørensen, mais Richard Westbrook, marcando a melhor volta em 3’50″872 contra 3’50″925 do #97.

A equipe do #98, com Augusto Farfus entre os integrantes, levou as honras com o melhor tempo da LMGTE-AM (Foto: Harry Parvin/AdrenalMedia.com/FIA WEC)

Os dois Porsche oficiais avançaram, mas virando na casa de 3’52”, a exemplo dos melhores LMGTE-AM: o #98 do trio Ross Gunn/Augusto Farfus/Paul Dalla Lana marcou 3’52″778 e é o favorito à pole amanhã na categoria.

Mas a luta será encarniçada. A TF Sport está muito bem e o #90 estabeleceu o segundo tempo com 3’52″961, apenas nove milésmos abaixo do Porsche #86 da Gulf Racing.

A grande surpresa do dia foi a Luzich Racing avançando à Hyperpole: a equipe de Oswaldo Negri foi para o top 6 da divisão com grande performance de Côme Ledogar, marcando 3’53″292. Foram também para o treino decisivo o Porsche #77 da Dempsey Racing-Proton e o #56 do Team Project 1.

A gratíssima surpresa da sessão foi o 4º tempo da Luzich Racing, equipe do brasileiro Oswaldo Negri, com equipamento cuidado pela AF Corse (Foto: Marius Hecker/AdrenalMedia.com/FIA WEC)

Felipe Fraga e os parceiros Jeroen Bleekemolen e Ben Keating ficaram com o 9º melhor tempo da categoria – 3’53″838. O #72 da Hub Auto Racing, que terá Marcos Gomes a bordo ao lado de Morris Chen e Tom Blomqvist ficou em 13º entre 22 carros inscritos, com 3’55″808.

O pior tempo entre os 57 carros na tomada de tempo foi da Ferrari #52 de Steffen Görig/Christoph Ulrich/Alexander West – 4’01″217. Além dele, apenas a #62 da Red River Sport e o Porsche #89 do Team Project 1 rodaram além de 4 minutos na sessão classificatória.

A disputa da Hyperpole acontece amanhã às 11h30 locais (6h30 de Brasília), com transmissão apenas no site oficial do WEC – streaming pago.

O Fox Sports 2 transmite a 88ª edição das 24h de Le Mans a partir de 9h30 de sábado (um pouco antes, claro) com a largada e as quatro primeiras horas, até 13h30. Depois, teremos um flash ao vivo após o beisebol e antes da Nascar em Bristol – repito: sinceramente, até torço pra ter chuva por lá. E a chegada será exibida ao vivo a partir de 8h da manhã.

A escala não saiu – ainda, mas espero estar nos comentários da transmissão. Um alívio danado para quem, como eu, estava lá in loco, enlouquecido com tudo o que vivi e senti. A melhor experiência terrena em 22 anos de televisão e quase 24 de profissão.

Comentários

    • É…mas “carreras son carreras”…Esse ano já teve Alpha Tauri e Gasly no degrau mais alto do podio na F1. Surpresas podem acontecer…ainda mais em provas de 24 horas.
      A Toyota perdeu pra Porsche faltando 2-3 voltas pro fim…
      O normal será ela ganhar…mas eu sou louco pra ver um LMP2 ganhar na geral

  • É, bem que poderiam deixar a Xfinity de lado nesse final de semana… afinal Nascar todo final de semana, o que é bom, mas Lemans é 1 vez no ano! Outras etapas da Xfinity foram ignoradas, como recentemente uma na sexta-feira.

    Vamos acompanhar e ficar na torcida.

  • Depois de todo o belíssimo trabalho de informação do blog sobre as 24 horas, só se o responsável pela escala for louco para não te botar na parada, não precisa nem narrador, você da conta da transmissão sozinho!!!!

  • Boa noite Rodrigo
    quero saber hora das transmisões das 24 Horas de Leman de 2020 ,pela Fox Esports no Sabado e Domingo

    a tenciosamente
    Irineu
    de Petrópolis RJ

  • Voce TEM de estar escalado !!! A FOX não é nem louca !!!! Pelo menos espero que não….
    Sobre a pre classificção, sem ver os videos, apenas olhando as tabuas de tempo durante os cerca de 38 dos 45 minutos:
    – Me surpreendeu a velocidade e constância do Come Ledogar
    – Quase que o Ale Pier Guidi não leva o 51 pra Hyperpole: foi só na ultima volta dele, no finalzinho. Não entendo porque não deixaram o Daniel qualificar o carro. Ou o Calado. O italiano, em velocidade pura não é melhor que eles…ao contrario.
    – O De Vries cada dia confirma mais o que acho dele: rapido, muito rapido, o unico a baixar de 27. O Vergne também baixou, 3/10 abaixo dele, mas teve o tempo deletado. Pra mim são os 2 melhores pilotos na LMP2 esse ano.
    – Queria ter visto o Montoyucho mais a frente.
    – Idem o Fraga, que nós sabemos que é muito rápido. Espero que o carro esteja bom na corrida e no trafego.

    Agora vamos esperar se os temos caem na hora que for pra valer….Mas parece que tá longe de alguém chegar nos 2:14 do recorde.