Novos rumos

C’est fini: após quase nove anos à frente da Le Mans Endurance Management (LMEM), Gérard Neveu deixa o comando do WEC e ELMS no fim do ano

RIO DE JANEIRO – A partir do próximo dia 31 de dezembro, a chefia do Le Mans Endurance Management (LMEM) terá um novo nome. O francês Gérard Neveu, de 55 anos, deixa o posto de CEO do FIA World Endurance Championship (WEC) e do European Le Mans Series (ELMS) após mais de nove anos na função.

A decisão foi tomada em comum acordo com o presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO), Pierre Fillon, com quem o dirigente trabalhou e fez crescer ambas as competições, devolvendo ao Endurance a importância devida no cenário do motorsport internacional e mundial.

Neveu assumiu em outubro de 2011, quando a FIA e o ACO tinham um acordo pelo retorno do Mundial de Endurance após dois anos do Intercontinental Le Mans Challenge (ILMC), que tornou-se um embrião do WEC, tendo como grande atração a disputa das 24h de Le Mans. O Mundial inclusive esteve três vezes no Brasil, com as 6h de São Paulo em Interlagos. Teria voltado neste ano, mas a organização da prova deu um ‘passa-moleque’ na LMEM e a prova foi cancelada.

Neveu cuidou das 65 provas da história do WEC – ainda estará no comando quando acontecer o último evento da temporada 2019/20 no Bahrein – e de outro tanto de corridas do ELMS. Com dinamismo, competência e certa dose de simpatia, o francês deixará saudade em muita gente.

Fico na esperança que o comando do LMEM, após tanto tempo nas mãos de um dirigente que fez um grande trabalho, seja entregue a alguém tão competente quanto para desempenhar uma função que poucos conseguiriam ocupar.

Comentários