Oficial: Alpine é LMP1 em 2021

RIO DE JANEIRO – A Auto Hebdo francesa acertou na mosca: a Alpine vai disputar o Mundial de Endurance de 2021 com um protótipo LMP1, preparando o terreno para a convergência de regulamento Hypercars + LMDh, A marca de Dieppe, atual bicampeã das 24h de Le Mans da LMP2 e vencedora na geral em 1978 com Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud, está de volta à classe protagonista de uma categoria de longa duração.

O projeto será realizado conjuntamente com a Oreca, construtora do Alpine A470 do WEC – que é um Oreca 07, na verdade. A base, como já dito anteriormente, será o protótipo Rebellion R13 feito no ateliê de Hughes de Chaunac. O motor será o Gibson GL458 V8 também usado pela equipe anglo-suíça nas duas últimas temporadas.

Por enquanto, o Alpine Endurance Team, que se junta à Signatech de Philippe Sinault nesta empreitada, é o único que aposta num LMP1 não-híbrido para o regulamento de transição onde esses protótipos serão permitidos junto aos Hypercars na futura classe LMH, que terá BoP de equiparação entre os dois tipos de carros.

“A marca Alpine nasceu fora da competição pela competição”, disse Patrick Marinoff, diretor executivo da Alpine. “Chegou a hora de entrar na classe rainha em um bom momento. A Alpine tem grandes ambições e gostaria de agradecer ao ACO pelas novas regras que mantêm os custos baixos e um elevado nível de competitividade. O desafio é emocionante. Mais uma vez, será Davi contra Golias e você já percebeu que não somos Golias”, declarou o dirigente.

“Gostamos de enfrentar este tipo de desafio”, sublinha Régis Fricotte, diretor comercial e de competição da Alpine.

“Para este novo projeto, a escolha da Signatech é bastante natural. Philippe Sinault e sua equipe estão trabalhando na parte técnica do carro. A Signatech tem sido nosso parceiro regular desde 2013 com a LMP2, depois a Alpine Cup, a GT4 e agora a versão Rally da A110. Temos um parceiro em quem confiamos. A Signatech trouxe a Alpine ao sucesso. Não é o primeiro desafio que enfrentaremos, mas certamente é o mais bonito. “

Comentários