Peugeot Hypercar: sinal verde

RIO DE JANEIRO (Bienvenue, Peugeot!) – Sinal verde para o recomeço da caminhada da Peugeot no mundo do Endurance: em coletiva realizada nesta sexta-feira, o fabricante francês confirmou a intenção de entrar nas provas de longa duração dentro do regulamento Hypercar – seguindo os passos da Toyota, o outro grande fabricante envolvido na futura LMH, além da Glickenhaus e da ByKolles – que hoje também apresentou o ‘render’ de seu projeto.

Ainda sem nome oficial, mas conhecido internamente como projeto “508”, o Peugeot Hypercar foi a melhor solução, de acordo com a companhia, para a integração do que a empresa chama de neo-performance.

“Estamos retornando às corridas de Endurance porque temos a oportunidade de trabalhar o esporte de outra forma com a hibridização gasolina/elétrica. Este programa de resistência nos permite entrar totalmente na transição energética”, garante Jean-Philippe Imparato, diretor da Peugeot Sport.

A marca do Leão cogitou entrar como participante dentro das regras LMDh, mas optou por seguir o caminho antes descrito – e em princípio, a aventura Peugeot seria para a temporada bienal 2022/23. Mas este formato está descartado para as provas do WEC pelo menos por um tempo.

O carro terá, além do motor a combustão, sistemas híbridos deslocando 200 kW de potência. Esse sistema será construído em parceria com a Total, que apoia integralmente o projeto.

Uma coisa não ficou clara, contudo: se a Peugeot entrará de sola na temporada 2022 em tempo integral ou se disputará apenas alguns eventos pré-selecionados, principalmente as 24h de Le Mans.

“Ainda faltam muitas etapas no nosso caminho até 2022”, afiança Olivier Jansonnie, diretor técnico do projeto Peugeot Sport no WEC. “Temos que fazer estudos, construir os protótipos e depois validar a performance no banco de provas e na pista.”

Não é um trabalho que começa da noite para o dia. Mas se os franceses já estão arregaçando as mangas, ótimo. Que usem o ano inteiro de 2021 como testes e estudos e que venham com tudo na temporada #10 do FIA WEC.

Comentários