Três seguidas de Castroneves e Taylor na IMSA

Hat-Trick: com o terceiro triunfo seguido em 2020, Hélio Castroneves e Ricky Taylor se recolocam na briga pelo título da IMSA

RIO DE JANEIRO – Uma, duas, três… desde o início do campeonato de 2017, quando a dupla formada por Jordan e Ricky Taylor venceu cinco corridas consecutivas – incluindo Daytona com Max Angelelli e Jeff Gordon e Sebring, com Alex Lynn – que uma mesma formação de pilotos não vencia por três vezes seguidas na série IMSA.

Pois Ricky Taylor – que era personagem daquela sequência de três anos atrás, e que lhe deu o título junto ao irmão – e Hélio Castroneves alcançaram o feito com a conquista deste domingo do Acura Sports Car Challenge, realizado no misto de Mid-Ohio. Uma corrida tensa, decidida em detalhes e que foi encerrada com apenas seis décimos de vantagem do carro #7 do Team Penske sobre o Cadillac DPi-V.R da dupla brasileira Pipo Derani e Felipe Nasr.

No começo, Taylor e Helinho não foram tão bem: chegaram a andar em 4º lugar, enquanto Derani conseguiu, numa ótima largada, assumir o segundo posto. A liderança foi do pole position Dane Cameron até o primeiro turno de reabastecimentos, quando a Penske pôs Juan Pablo Montoya para guiar o #6.

Só que o colombiano errou ao tentar passar um retardatário, arriscando entrar na parte suja do traçado para superar o Lamborghini de Andy Lally/John Potter e isto foi fatal: uma saída de pista deu a Derani a liderança, com Castroneves em segundo após punições aos dois Mazda DPi – que tiveram uma corrida de muitos percalços em Mid-Ohio.

Com as bandeiras amarelas definindo as estratégias, a Penske deu duas cartadas: Montoya parou fora da janela, Taylor entrou no lugar de Helinho e Nasr substituiu Derani. Foi aí que o carro #7, numa parada melhor, assumiu a ponta e de lá praticamente não saiu mais, apesar de toda a tensão envolvida em decorrência de saídas de pista e quebras de outros competidores.

A festa de quem está a apenas cinco pontos da liderança na classificação da IMSA, faltando três provas para a classe DPi

E de carta fora do baralho, a dupla vencedora pela 3ª corrida consecutiva embala uma reação que os coloca na briga definitiva pelo título. Restando três etapas para os Protótipos DPi – Petit Le Mans, Laguna Seca e 12h de Sebring – o panorama é o seguinte: Renger Van der Zande/Ryan Briscoe lideram com 180 pontos; Pipo Derani é o vice-líder com 177 e Helinho/Taylor têm 175. Harry Tincknell/Jonathan Bomarito com 172 e João Barbosa/Sébastien Bourdais, que somam 171, não podem ser esquecidos na batalha.

Mas se eu sou o Briscoe ou o Van der Zande, eu ficaria preocupado com a cena do pós-prova. No Victory Lane, um abraço efusivo de Wayne Taylor nos vencedores – tudo bem que um deles é seu filho – mas a comemoração entre o dono de uma equipe rival e Hélio Castroneves dá muito o que pensar: a WTR é a nova equipe da Acura para 2021. É só ligar os pontos…

A Corvette lembrou os tempos de American Le Mans Series: correu ela contra ela mesma e a dupla Antonio Garcia/Jordan Taylor ganhou pela quarta vez na temporada

Na GTLM, sem a presença da Porsche, a Corvette dominou praticamente a disputa inteira e deixou os dois C8.R à vontade para lutar entre si. No fim, Antonio Garcia/Jordan Taylor chegaram à quarta vitória da dupla em sete corridas e ampliaram para 17 pontos (226 a 209) a diferença que os separa de Tommy Milner/Oliver Gavin. Bruno Spengler/Connor De Philippi terminaram em 3º na disputa – mesma posição que ocupam na tabela de classificação.

A dupla formada por Jack Hawksworth/Aaron Telitz faturou a disputa da GTD, dando à AIM Vasser Sullivan a quarta vitória geral no ano – incluindo o triunfo em Sebring que contou somente para o IMSA Weathertech Sprint Cup, competição paralela liderada pelos dois com 163 pontos, onde faltam apenas duas provas: no Roval de Charlotte e em Laguna Seca.

Contudo, a liderança do campeonato geral continua com Matt McMurry/Mario Farnbacher que, mesmo após enfrentarem problemas decorrentes de uma disputa mais dura com o McLaren de Paul Holton/Corey Fergus – e que custou à dupla da Compass Racing uma merecida punição por atitude antiesportiva – ainda conseguiram terminar a disputa em 5º lugar na classe. Eles somam 176 pontos, três a mais que Telitz e cinco à frente de Hakwsworth.

A dupla formada por Gar Robinson e Lawson Aschenbach deu à Mercedes-AMG da Riley Motorsports seu melhor resultado em 2020, seguidos do Porsche de Patrick Long/Ryan Hardwick. Ian James/Roman De Angelis também ofertaram à The Heart of Racing o melhor resultado do Aston Martin Vantage AMR GT3 na temporada.

Comentários

  • Torço muito que o Hélio leve esse título. Se o título vier, vai ajudar e muito, ele conseguir uma vaga para a temporada completa da Indy em 2021. Além de que, o Hélio está merecendo um título.

  • Poxa , o Helinho devia continuar na IMSA, teria vida longa onde está, sua fase na Indy já foi, devia aproveitar que está por cima e poder quem sabe escolher time na IMSA mesmo, onde teria chance de disputar Le Mans também.
    Helinho poderia continuar a fazer a indy500 e só !!!!