WRC: Evans é o novo líder do mundial

RIO DE JANEIRO – Um ano atípico feito o de 2020 também nos reserva surpresas no Mundial de Rally, o WRC: o galês Elfyn Evans conquistou no fim de semana a segunda vitória dele e do copiloto Scott Martin. E com esse triunfo, a dupla assumiu a liderança da classificação, destronando o multicampeão Sébastien Ogier, o belga Thierry Neuville e também o atual dono do cetro, o estoniano Ott Tänak.

Disputado em apenas 12 trechos cronometrados, o 13º Rally da Turquia foi de dificuldades extremas para os pilotos. Estradas de cascalho com muita areia e poeira e um alto grau de degradação dos pneus. Um desafio a mais para todas as 24 duplas inscritas, além das questões básicas de setup e administração do equipamento.

O evento começou com duas especiais no primeiro dia e o “Pelé” do WRC Sébastien Loeb de volta e no comando provisório da classificação. Mas Sébastien Ogier deu as cartas em grande parte do segundo dia – até ter um pneu dianteiro esquerdo furado, que o fez perder mais de 30 segundos. A liderança caiu no colo de Thierry Neuville.

Todavia, na especial #9 – Çetibeli 1 – Neuville teve um pneu furado e atrasou-se. E não foi o único: Ogier, Rovanpëra, Loeb e Lappi também. Não obstante, Pierre-Louis Loubet e Teemu Suninen foram a nocaute e abandonaram.

A dèbacle geral fez Evans assumir a dianteira do Rally da Turquia com uma sólida vantagem de quase 47 segundos. E a segunda passagem por Çetibeli, correspondente à 11ª especial do evento, levou Ogier à nocaute. O motor de seu Toyota Yaris quebrou e o francês abandonou de forma surpreendente e inesperada.

Thierry Neuville ainda acelerou o suficiente para diminuir a diferença e tentar pôr – em vão – alguma pressão em Evans, esperando que o filho de Gwyndaf Evans entregasse a paçoca. Não deu certo e o belga da Hyundai pelo menos salvou os cinco pontos extras do Power Stage como o mais veloz em Marmaris 2.

Sébastien Loeb/Daniel Elena voltaram ao pódio com o 3º lugar, seguidos por Kalle Rovanpëra e Gus Greensmith, o homem que salvou a honra da Ford M-Sport desta vez, à frente de um apagadíssimo Esapekka Lappi.

O polonês Kajetan Kajetanowicz, ao volante de um Skoda Fabia EVO navegado pelo antigo copiloto de Robert Kubica no WRC, Maciej Szczepaniak, ganhou entre os pilotos do WRC2 e chegou em 7º na geral, com Pontus Tidemand, Adrien Fourmaux e Marco Bulacia Wilkinson completando o top 10 geral.

A sexta e penúltima etapa da temporada será o Rally da Sardenha, em Alghero, com 16 trechos previstos e marcado para acontecer entre 8 e 11 de outubro.

Resultado final do Rally da Turquia:

1 – Evans/Martin (Toyota Yaris WRC) – 2h43’02″7
2 – Neuville/Gilsoul (Hyundai i20 WRC) – 35″2
3 – Loeb/Elena (Hyundai i20 WRC) – 59″4
4 – Rovanpera/Halttunen (Toyota Yaris WRC) -2’35″9
5 – Greensmith/Edmondson (Ford Fiesta WRC) – 4’08″3
6 – Lappi/Ferm (Ford Fiesta WRC) – 5’36″2
7 – Kajetanowicz/Szczepaniak (Skoda Fabia Evo WRC2) – 12’35″5
8 – Tidemand/Barth (Skoda Fabia Evo WRC2) – 12’59″7
9 – Fourmaux/Jamoul (Ford Fiesta RS5 WRC2) – 14’42″6
10 – Bulacia Wilkinson/Der Ohanessian (Citroën C3 R5 WRC2) – 14’46″4

Classificação do Mundial de Rally após a 5ª etapa:

1. Elfyn Evans – 97
2. Sébastien Ogier – 79
3. Ott Tänak e Kalle Rovanpëra – 70
5. Thierry Neuville – 65
6. Esapekka Lappi – 38
7. Teemu Suninen – 34
8. Craig Breen – 25
9. Sébastien Loeb – 24
10. Gus Greensmith – 16
11. Pontus Tidemand – 12
12. Takamoto Katsuta – 8
13. Kajetan Kajetanowicz e Nikolay Gryazin – 6
15. Marco Bulacia Wilkinson – 5
16. Adrien Fourmaux, Oliver Solberg, Mads Østberg e Eric Camilli – 2
20. Jari Huttunen e Ole Christian Veiby – 1

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