24h de Spa: 56 carros confirmados

Muita chuva durante as 24h de Spa ano passado: a disputa foi atrapalhada pelo mau tempo ano passado e o circuito da Bélgica é sempre ameaçado pelas intempéries na Floresta das Ardenas (Foto: Jules Benchou/SRO)

RIO DE JANEIRO – A edição 2020 das 24h de Spa-Francorchamps foi, como a grande maioria das competições esportivas, afetada seriamente pela Pandemia do Covid-19. Adiada em três meses, a 3ª etapa do GT World Challenge Endurance e do Intercontinental GT Challenge não terá o mesmo grid do ano passado, com incríveis 72 carros na lista de entradas.

Mas o total para este ano não é ruim. São poucas as provas de grande vulto no Endurance que, nos dias de hoje, conseguem ter o plantel que o evento no circuito belga terá. Ainda mais reunir grande quantidade de construtores: são dez marcas envolvidas e um total de 56 carros, divididos nas classes Overall, Pro-Am, Silver Cup e Am Cup.

A Pro-Am reúne 14 dos carros inscritos e a Am Cup, três. E dez dos bólidos são da Silver Cup. Desse total geral, 39 – número recorde, inclusive – são concorrentes que disputam os pontos do IGTC entre os carros e equipes indicadas para representar os fabricantes envolvidos nessa disputa, onde a líder é a BMW com um ponto de vantagem sobre a Mercedes-AMG (43 a 42).

Começamos então pelas equipes que representam os construtores envolvidos no IGTC: a Bentley, 4ª colocada entre os fabricantes, terá cinco Continental GT3 distribuídos por suas equipes, a K-PAX Racing, operada pela Flying Lizard Motorsports, a britânica Team Parker Racing e a CMR, a cargo da francesa Chab Evolution.

O brasileiro Rodrigo Baptista esta´ra no carro #9 da K-PAX junto a Álvaro Parente e Andy Soucek, enquanto o trio que disputou a última etapa, as 8h de Indianápolis – Jordan Pepper/Maxime Soulet/Jules Gounon guia o #3.

Pelo carro #11 do Team Parker, da Silver Cup, estarão Frank Bird/Euan McKay/Nikolaj Kjaegäard. Já a CMR aposta em Seb Morris/Pierre-Alexandre Jean/Nelson Panciatici num de seus carros e o outro, inscrito na subclasse Pro-Am, terá Petru Umbrarescu/Romano Ricci/Stéphane Lemeret/Stéphane Tribaudini.

A Mercedes-AMG terá carros a representando via Haupt Racing Team (HRT), CrowdStrike by SPS Automotive Performance, HTP Motorsport e Team AKKA-ASP, sendo o #4 da equipe de Hubert Haupt e o #88 do time de Jerôme Policand com a chancela de fábrica.

No #4 estarão Maro Engel/Luca Stolz/Vincent Abril e o #88 é o trio que terá o brasileiro Felipe Fraga junto a Raffaele Marciello e ao russo Timur Boguslavskiy. A HRT tem uma inscrição Silver Cup para o piloto-proprietário Hubert Haupt junto a Sergey Afanasiev, Gabriele Piana e Michele Beretta.

Os estadunidenses George Kurtz e Colin Braun juntam-se a Valentin Pierburg e Dominik Baumann na inscrição em que a SPS Automotive Performance entra na disputa em associação com a CrowdStrike Racing, que disputou o GT World Challenge America.

O #84 da HTP Motorsport (Silver Cup) alinhará Phillip Ellis/Russell Ward/Indy Dontje, enquanto o Team AKKA-ASP inscreve Alex Fontana/Benjamin Hites/Lucas Légeret no #89, também Silver Cup e competindo pelos pontos do IGTC para a marca da estrela de três pontas.

Líder da competição, a BMW terá apenas três carros nas 24h de Spa: dois via Walkenhorst Motorsport, vencedora em Indianápolis e um da Boutsen Ginion Racing. Esta última, com um carro Pro-Am, terá na pilotagem Gilles Vannelet, Karim Ojjeh, Benjamin Lessennes e o piloto de fábrica Jens Klingmann.

À exceção de Phillip Eng, o #34 da Walkenhorst Motorsport terá Augusto Farfus e Nicky Catsburg, dois dos vencedores da 2ª etapa do IGTC. No #35 o trio é o mesmo da corrida ianque, formado por David Pittard/Nick Yelloly/Martin Tomczyk.

A trinca vencedora via GPX Racing ano passado, formada por Michael Christensen/Kévin Estre/Richard Lietz defenderá desta vez a KCMG na disputa das 24h de Spa

Atual vencedora da prova belga, a Porsche vem com o que possui de melhor entre suas equipes clientes. A marca de Stuttgart estará na disputa do IGTC com seis carros: o #12 da GPX Racing, igualmente a equipe defensora do título, conta com Matt Campbell/Patrick Pilet/Mathieu Jaminet em suas fileiras. No #22 da Frikadelli Racing Team, um trio de respeito, formado pelo atual campeão de pilotos Dennis Olsen, o veterano Timo Bernhard e o francês Fred Makowiecki.

O #47 da KCMG apresenta o trio formado por Michael Christensen/Kévin Estre/Richard Lietz – vencedor, aliás e a propósito, da edição anterior da disputa. Já a Dinamic Motorsport tem uma inscrição Silver Cup correndo pelos pontos com Cédric Sbirazzuoli/Andrea Rizzoli/Mikkel Pedersen/Adrien De Leener.

A ROWE Racing, recém-campeã das 24h de Nürburgring, contará com ninguém menos que dois campeões das 24h de Le Mans em suas fileiras: Nick Tandy e Earl Bamber terão a companhia do belga Laurens Vanthoor. E, por último, a Herberth Motorsport coloca seu carro Pro-Am com Alfred e Robert Renauer, mais Ralf Böhn e Daniel Allemann, inscrito com o dorsal #991.

Ausente nas 8h de Indianápolis, a Lamborghini vem representada por seis de suas inscrições de times clientes da marca de Sant’Agata. Feito a Emil Frey Racing, que leva o #14 com Ricardo Feller/Norbert Siedler/Mikaël Grenier e o #163 de Albert Costa Balboa/Giacomo Altoé/Franck Perera, além do #19 Pro-Am da Orange 1 by FFF Racing Team, que só falta conhecer o quarto piloto. Os demais são Phil Keen, Hiroshi Hamaguchi e Raffaele Gianmaria.

Já o #63 da Orange 1 by FFF vai com Dennis Lind/Marco Mapelli/Andrea Caldarelli, enquanto a Barwell Motorsports confirma no Pro-Am #77 a tripulação formada por Rob e Ricky Collard, mais Leonid Machitski e Sandy Mitchell, além do #78 Silver Cup de Patrick Kujala/Alex MacDowall/Frederik Schandorff.

Outro fabricante com seis inscritos por pontos no IGTC é a Audi, via Saintèloc, Team WRT e Attempto Racing. Cada uma com carros sob a chancela Audi Sport Team e começando com o #25 da Saintèloc entregue a Markus Winkelhock/Christopher Haase/Nico Müller.

O time de Yves Weerts e Vincent Vosse tem carros inscritos para Christopher Mies/Dries Vanthoor/Robin Frinjs, René Rast/Kelvin Van der Linde/Mirko Bortolotti e Rik Breukers/Stuart Hall/Benjamin Goethe – este na classe Silver Cup e alinhado em associação com a Rofgo, de Ronald Goethe.

A Attempto tem em seu carro com assistência direta de fábrica a tripulação formada por Mattia Drudi/Fréderic Vervisch/Patric Niederhauser, enquanto o outro R8 LMS GT3 dos quatrargólicos estará com Alex Aka/Nicklas Schöll/Finlay Hutchison/Kim-Luis Schramm.

Seis Ferrari 488 GT3 vão para a batalha pela competição de construtores, divididas por cinco equipes. A HubAuto Racing conta com o concurso do brasileiro Marcos Gomes para andar junto a Tom Blomqvist e ninguém menos que Kamui Kobayashi no carro #27.

Amato Ferrari terá sua equipe com o #51 de Ale Pier Guidi/Nicklas Nielsen/James Calado, enquanto o #52 da classe Pro-Am vai com o tricampeão da Stock Car Daniel Serra junto a Andrea Bertolini, ao holandês Niek Hommerson e ao belga Louis Machiels.

Na SMP Racing a tripulação é formada por Sergey Sirotkin/Miguel Molina/Davide Rigon, enquanto Jonathan Hui/Chris Froggatt/Eddie Cheever III/Giancarlo Fisichella representarão a escuderia Sky-Tempesta Racing. O único carro da Rinaldi vai com Pierre Ehret/Rino Mastronardi/David Perel/Daniel Keillwitz, alinhado na Pro-Am.

A última das sete marcas que competem pelos pontos no IGTC é a Honda, com um solitário NSX GT3-EVO para Renger Van der Zande/Mario Farnbacher/Dane Cameron.

Com a saída da R-Motorsport, que disputou as 12h de Bathurst, das pistas em 2020, a Garage 59 sobrou como a solitária representante da Aston Martin nas 24h de Spa, com dois carros. A Lexus será representada apenas pela Tech 1 Racing e a McLaren, pela Optimum Motorsport.

Os demais 13 carros da lista de entradas são de KCMG (Porsche #21), Saintèloc Racing (Audi #26), Belgian Audi Club Team WRT (Audi #32), GPX Racing (Porsche #40), Dinamic Motorsport (Porsche #54), RAM Racing (Mercedes-AMG #74), Team AKKA-ASP (Mercedes-AMG #87), Madpanda Motorsport (Mercedes-AMG #90), ROWE Racing (Porsche #99), JP Motorsport (Mercedes-AMG #111), Raton Racing (Lamborghini Huracán #129), Orange 1 by FFF Racing Team (Lamborghini Huracán #555) e Herberth Motorsport (Porsche #918).

Foi defindo também que o evento que será nos próximos dias 24 e 25 será a portas fechadas, ou seja, sem presença nenhuma de público e que a disputa, que larga 15h30 locais no sábado, será mesmo com 24h de duração, mesmo com o fim do horário de verão europeu e o relógio marcando onze horas da noite duas vezes – havia uma expectativa de que a corrida durasse 25 horas. A chegada será às 14h30 locais do domingo.

Comentários