24h de Spa: Audi conquista pole provisória em qualifying chuvoso

2

RIO DE JANEIRO – Se não tem pista molhada, não é Spa-Francorchamps. E o treino classificatório para a 72ª edição das 24h de Spa, que se disputam neste fim de semana na Bélgica, foi sob chuva e pista molhada. Só para variar um pouquinho…

Os 56 carros seriam distribuídos na pista em quatro sessões de 15 minutos cada, valendo a média dos melhores tempos de cada piloto para se definir o grid a partir do 21º colocado e separar os 20 mais velozes para a Super Pole de amanhã. Somente o Q1 foi destinado às equipes com quatro pilotos inscritos e o mais veloz foi o italiano Gabriele Piana, com o tempo de 2’39″300.

As condições da pista continuaram difíceis, mas os tempos baixaram a partir do Q2, com a pista cheia pela presença dos carros com três pilotos e as formações Pro dando as cartas: Matt Campbell estabeleceu a melhor volta dessa fase do treino com 2’35″013, cabendo o 15º tempo ao brasileiro Augusto Farfus e à Marcos Gomes, o vigésimo-sétimo lugar.

No Q3, o melhor tempo foi cravado por Christopher Mies – 2’35″298. E enfim no Q4 saiu a volta mais rápida do treino com o piso molhado. Kelvin Van der Linde marcou 2’34″255 e assim o Audi #31 da equipe WRT saiu do treino com a pole provisória.

A trinca Dries Vanthoor/Kelvin Van der Linde/Christopher Mies fechou a sessão com a méda de 2’35″097 nos tempos combinados dos três pilotos do time de Yves Weerts e Vincent Vosse. Em 2º ficou o Porsche #12 da GPX Racing, do trio Matt Campbell/Patrick Pilet/Mathieu Jaminet, com uma média 0″185 acima dos líderes.

Em terceiro ficou a Attempto Racing com a trinca formada por Mattia Drudi/Patric Niederhauser/Fréderic Vervisch, já mais de um segundo atrás. Dois Mercedes-AMG completaram o top 5 da “Divisão Panzer”, com o #88 de Raffaele Marciello/Timur Boguslavsky/Felipe Fraga em quarto e o #4 de Maro Engel/Luca Stolz/Vincent Abril.

Cinco marcas estarão representadas na Super Pole de amanhã: Porsche com sete carros, Audi com cinco, Mercedes-AMG e Ferrari com três e Lamborghini com um par de Huracan GT3 EVO.

Além da equipe de Felipe Fraga, a HubAuto avançou com o trio Marcos Gomes/Tom Blomqvist/Kamui Kobayashi, exatamente com o 20º posto entre os vinte aptos a disputar as principais posições do grid.

Desses carros, 19 são da classe principal e apenas um – o Mercedes-AMG do Team AKKA-ASP guiado por Benjamin Hites/Lucas Légeret/Alex Fontana – é da Silver Cup e, portanto, o pole position de sua categoria nas 24h de Spa.

Na Pro-Am, o carro mais veloz foi o Porsche da Herberth Motorsport guiado por Daniel Allemann/Ralf Böhn/Alfred Renauer/Robert Renauer – este último fez o quarto tempo no Q4 e o quarteto larga da 35ª colocação.

A pole da divisão Am Cup ficou com a Raton Racing e o Lamborghini #129 que terá na pilotagem Christoph Lenz/Michael Petit/Stefano Costantini/Lucas Ayrton Mauron.

A BMW da Walkenhorst que liderou o pre-qualifying, o pomposo nome para o segundo treino livre, não foi além do 24º posto – é o carro de Augusto Farfus, mais Nicky Catsburg e Phillipp Eng. Daniel Serra fez a vigésima-terceira marca do Q4 e a Ferrari 488 da AF Corse que partilhará com Niek Hommerson, Louis Machiels e Andrea Bertolini parte da 44ª posição.

Dois carros ficaram sem tempo cronometrado: o Audi R8 LMS #26 (Am Cup) da Saintèloc Racing, porque um dos quatro pilotos – Pierre-Yves Pâque – não entrou na pista e assim a equipe ficou sem o tempo combinado já que três andaram. E o outro foi o Bentley Continental da K-PAX Racing para Álvaro Parente, Andy Soucek e Rodrigo Baptista,  apeado da sessão por troca de motor.

A Super Pole será 18h20 locais desta sexta, 13h20 de Brasília, com link ao vivo aqui no blog, é claro.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames