24h de Spa: Audi conquista pole provisória em qualifying chuvoso

RIO DE JANEIRO – Se não tem pista molhada, não é Spa-Francorchamps. E o treino classificatório para a 72ª edição das 24h de Spa, que se disputam neste fim de semana na Bélgica, foi sob chuva e pista molhada. Só para variar um pouquinho…

Os 56 carros seriam distribuídos na pista em quatro sessões de 15 minutos cada, valendo a média dos melhores tempos de cada piloto para se definir o grid a partir do 21º colocado e separar os 20 mais velozes para a Super Pole de amanhã. Somente o Q1 foi destinado às equipes com quatro pilotos inscritos e o mais veloz foi o italiano Gabriele Piana, com o tempo de 2’39″300.

As condições da pista continuaram difíceis, mas os tempos baixaram a partir do Q2, com a pista cheia pela presença dos carros com três pilotos e as formações Pro dando as cartas: Matt Campbell estabeleceu a melhor volta dessa fase do treino com 2’35″013, cabendo o 15º tempo ao brasileiro Augusto Farfus e à Marcos Gomes, o vigésimo-sétimo lugar.

No Q3, o melhor tempo foi cravado por Christopher Mies – 2’35″298. E enfim no Q4 saiu a volta mais rápida do treino com o piso molhado. Kelvin Van der Linde marcou 2’34″255 e assim o Audi #31 da equipe WRT saiu do treino com a pole provisória.

A trinca Dries Vanthoor/Kelvin Van der Linde/Christopher Mies fechou a sessão com a méda de 2’35″097 nos tempos combinados dos três pilotos do time de Yves Weerts e Vincent Vosse. Em 2º ficou o Porsche #12 da GPX Racing, do trio Matt Campbell/Patrick Pilet/Mathieu Jaminet, com uma média 0″185 acima dos líderes.

Em terceiro ficou a Attempto Racing com a trinca formada por Mattia Drudi/Patric Niederhauser/Fréderic Vervisch, já mais de um segundo atrás. Dois Mercedes-AMG completaram o top 5 da “Divisão Panzer”, com o #88 de Raffaele Marciello/Timur Boguslavsky/Felipe Fraga em quarto e o #4 de Maro Engel/Luca Stolz/Vincent Abril.

Cinco marcas estarão representadas na Super Pole de amanhã: Porsche com sete carros, Audi com cinco, Mercedes-AMG e Ferrari com três e Lamborghini com um par de Huracan GT3 EVO.

Além da equipe de Felipe Fraga, a HubAuto avançou com o trio Marcos Gomes/Tom Blomqvist/Kamui Kobayashi, exatamente com o 20º posto entre os vinte aptos a disputar as principais posições do grid.

Desses carros, 19 são da classe principal e apenas um – o Mercedes-AMG do Team AKKA-ASP guiado por Benjamin Hites/Lucas Légeret/Alex Fontana – é da Silver Cup e, portanto, o pole position de sua categoria nas 24h de Spa.

Na Pro-Am, o carro mais veloz foi o Porsche da Herberth Motorsport guiado por Daniel Allemann/Ralf Böhn/Alfred Renauer/Robert Renauer – este último fez o quarto tempo no Q4 e o quarteto larga da 35ª colocação.

A pole da divisão Am Cup ficou com a Raton Racing e o Lamborghini #129 que terá na pilotagem Christoph Lenz/Michael Petit/Stefano Costantini/Lucas Ayrton Mauron.

A BMW da Walkenhorst que liderou o pre-qualifying, o pomposo nome para o segundo treino livre, não foi além do 24º posto – é o carro de Augusto Farfus, mais Nicky Catsburg e Phillipp Eng. Daniel Serra fez a vigésima-terceira marca do Q4 e a Ferrari 488 da AF Corse que partilhará com Niek Hommerson, Louis Machiels e Andrea Bertolini parte da 44ª posição.

Dois carros ficaram sem tempo cronometrado: o Audi R8 LMS #26 (Am Cup) da Saintèloc Racing, porque um dos quatro pilotos – Pierre-Yves Pâque – não entrou na pista e assim a equipe ficou sem o tempo combinado já que três andaram. E o outro foi o Bentley Continental da K-PAX Racing para Álvaro Parente, Andy Soucek e Rodrigo Baptista,  apeado da sessão por troca de motor.

A Super Pole será 18h20 locais desta sexta, 13h20 de Brasília, com link ao vivo aqui no blog, é claro.

Comentários